LQES NEWS - Ano III - número 49 - 15 de janeiro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES

Em Foco
Retomando nossas atividades, na primeira edição de 2004 do Boletim Eletrônico LQES NEWS, estamos publicando a sub-rubrica Em Foco, a qual reúne assuntos pautados na Secção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Durante o ano de 2003, o Boletim Eletrônico LQES NEWS veiculou importante e significativo conjunto de notícias que trataram do tema NANOTECNOLOGIA nos seus mais diferentes aspectos.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideraram que tal material será grande de valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelo tema. Assim, oportuniza todo este acervo reunido (mais de 30 notícias !), propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços desta moderna e, inquestionavelmente, relevante área do conhecimento.

Oswaldo Luiz Alves
Scientific Editor

# Nanocristais podem dar um "basta !" às notas falsificadas de euros.

# Nanoguitarras, Nanotambores e Nanoxilofones... Novamente a Nanotecnologia mostra "quanto o pequeno é grande !"

# Nanopartículas auxiliando na criminalística.

# Nanobombas contra tumores : uma aplicação da ablação térmica de sólidos.

# Cristais fotônicos de silício poroso para detecção de substâncias tóxicas.

# O sumaneno vem aí ! Sintetizado o mais novo derivado do fulereno.

Para ver as outras News, clique aqui!

* Ponto de Vista

Divulgação
# Incentivos fiscais relativos aos dispêndios realizados com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica.
Ao apagar das luzes de 2003, Presidente Lula assina Decreto nº 4.928, de 23.12.2003, que permite deduzir do lucro líquido de pessoas jurídicas as despesas operacionais relativas aos dispêndios realizados com pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica de produtos.

LQES NEWS - Ano III - número 50 - 31 de janeiro de 2004.

Em pauta

* Novidades de C&T e do LQES
# Lavoisier. O Estabelecimento da Química Moderna.
Carlos Alberto Filgueiras, professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lança livro sobre um dos grandes ícones da Química : Lavoisier. Fala das implicações de suas idéias até os dias de hoje.

# Querem embalar a "loura" em plástico.
Calma ! Não se trata de notícia policial, mas de uma nova tecnologia japonesa : embalagens plásticas para cerveja.

# Nanotubos de carbono batem novo recorde de condutividade elétrica.
Foram atingidas mobilidades da ordem de 100.000 cm2/Vs (centímetros quadrados por volt segundo) fazendo uso de nanotubos extremamente longos : 300 mícrons (0,3 mm) !

# Cimento à base de fibras vegetais conquista mercado brasileiro.
Fibrocimento à base de fibras vegetais vem se constituindo numa alternativa para o "velho" amianto.

# Corações à esquerda, ou... "de esquerda", ou... os dois ?
Pesquisadores americanos e portugueses "culpam" o cálcio, responsabilizando-o pela assimetria : coração à esquerda e fígado à direita.

# Tipografia "se engaja" na luta de proteção ao meio ambiente.
A idéia está baseada na utilização de solventes extraídos de fontes vegetais.

# Data marcada : março de 2004. Chips de 65 nm no mercado !
As duas grandes empresas japonesas, Toshiba e Sony, não deixam por menos : quando todos esperavam pelo chip de 90 nm, acabam de anunciar a produção em massa do chip de 65 nm.

* Ponto de Vista

Artigos de Opinião
# A Vanguarda Improvável.
Na opinião de Antonio Oliveira-dos-Santos, "uma política industrial digna do nome deveria eleger como alvo prioritário a fabricação de medicamentos de última geração no Brasil".

Entrevista
# "O setor químico está pronto para um novo salto e para atingir a plena competitividade internacional".
Em entrevista inédita ao Boletim Eletrônico LQES NEWS, Fernando Galembeck, professor do Instituto de Química da UNICAMP e membro da Academia Brasileira de Ciências, fala de temas que vão desde a interação com o setor produtivo, passando por aspectos éticos, abordando a questão dos materiais, etc., e mesmo dando conselhos a um jovem graduando interessado pela Química de Materiais.

Divulgação
# Stradivarius perde o véu de mistério !
Mesmo sem a aura de mistério, o som do Stradivarius continua inimitável !