LQES NEWS - Ano VII - número 150 - 17 de junho de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre: Nanoriscos.

São mais de 50 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS desde 2001, 2008 inclusive.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Efeitos tóxicos dos nanotubos de carbono : pesquisadores optam por pru-dên-cia !
O assunto está sendo examinado pelo REACH, tratado que regulamenta, na Comunidade Européia, a gestão de riscos químicos.

# Experimento inaugura trecho Campinas-São Carlos da rede KyaTera.
Experimentos demonstram que a rede KyaTera apresenta o comportamento esperado : elevada vazão e baixa latência.

# Desgaste físico diário do cortador de cana é igual ao de um maratonista.
Pesquisadores que realizaram o estudo acreditam que é possível caminhar na direção de um futuro laboral mais humano para aqueles que ajudam a garantir a energia do país.

# Medicina chinesa : criado o maior banco de dados sobre medicamentos.
10.661 medicamentos complexos e 235 compostos coletados em cinco anos.

# Monitoramento da cristalização : economia de milhões.
Conforme pesquisa publicada na revista Crystal Growth and Design, a indústria farmacêutica pode economizar milhões de dólares pela adoção desta tecnologia.

# Descoberta capital feita por químicos canadenses.
Trata-se de um método de "química verde" para separar a água do óleo.

# Em época de crise energética vale tudo : produção de eletricidade a partir de gases de escapamento de carros !
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer (Alemanha) estão em fase adiantada nesta pesquisa.

# Produção de tecido ósseo in vitro num tempo muito menor.
Pesquisadores irlandeses e engenheiros da Siemens reivindicam este desenvolvimento.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
Petróleo : o fim de um mundo.
Artigo de René Tregouet discute as conseqüências de uma nova era econômica, determinada pelo preço do barril de petróleo que atinge 159 dólares.

LQES NEWS - Ano VII - número 149 - 01 de junho de 2008.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Arsênico : para o bem e para o mal !
Ora veneno, ora medicamento eficiente para o tratamento de tipos particulares de leucemia.

# Nanotecnologias : o crescimento desta "bolha" deve ser controlado ?
Produtos de consumo que utilizam a nanotecnologia não cessam de chegar ao mercado.

# Nova rota para a fabricação de nanopartículas magnéticas.
Pesquisadores americanos utilizam feixes de íons em ambiente gasoso a altas pressões.

# Mais um avanço na direção de devolver a visão aos cegos.
Pesquisa com fotorreceptores artificiais, realizadas no Canadá, permitiu restabelecer certas capacidades visuais em ratos.

# Grafenos : mais um método de preparação disponível.
O grafeno - por suas extraordinárias propriedades físicas, principalmente eletrônicas, ópticas e mecânicas - é, no momento, um dos materiais mais estudados.

# Nanotubos de carbono e amianto : alguma coisa em comum ? Sim ou Não ?
Freqüentemente apresentados como o material miraculoso do século XX, ao lado de seu primo grafeno, os nanotubos de carbono poderiam ser também tão perigosos quanto o amianto.

# Metamateriais abrem a porta para a "invisibilidade" !
Pesquisadores japoneses e escoceses concebem teoricamente a "capa de invisibilidade".

# A procura de novos combustíveis continua : entra em cena o ácido fórmico.
Pesquisadores alemães do Instituto Leibniz, de Rostock, conseguem obter hidrogênio na temperatura ambiente a partir do ácido fórmico.

# Fungos : prato preferido para os combustíveis de segunda geração !
A idéia é preparar biocombustíveis a partir de qualquer resíduo vegetal utilizando a grande capacidade enzimática do tricoderma T. Reesei.

# Prêmio SBQ de Inovação para Oswaldo Luiz Alves.
A entrega do Prêmio foi realizada durante a 31ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.

* Pontos de Vista

Entrevista
# Entrevista exclusiva ao LQES NEWS de Ricardo Ferreira, Químico, Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco.

# Primeiro laser óptico completa 48 anos !
Conseqüência direta das equações de Einstein, de 1917, o laser óptico "acendeu" pela primeira vez em 16 de maio de 1960, nas mãos de Théodore Maiman. Antes dele, em 1953, já havia funcionado o maser, porém, na região de microondas.

* LQES Cultural

Cultura da Ciência
# Há 150 anos nascia Max Planck, o pai da Física Quântica.
Após a divulgação de suas idéias, em 1900, a ciência nunca mais foi a mesma.

* Vivência LQES

LQES Index
# Banco de dados de estruturas zeolíticas.
O banco de dados contém informação estrutural de todos os tipos de esqueletos zeolíticos aprovados pela Structure Commission da International Zeolite Association (IZA-SC).