Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 146 - 16 de abril de 2008.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Trabalho de pesquisadores da Unicamp sobre obtenção de nanopartículas de prata, publicado na revista Journal of Nanobiotechnology, ultrapassa 10.800 acessos.
Publicado em 2005, já faz parte dos trabalhos Top Ten - os mais acessados da revista desde seu lançamento.

# Músculo "sarado" pode recarregar até i-Pod !
Isso mesmo : músculo enxertado com nanotubos poderá realizar tal façanha !

# Produção sustentável de hidrogênio ? Inspire-se na musa natureza !
Hidrogênio, combustível do futuro, pode ser obtido por imitação da fotossíntese das plantas.

# Grafeno novamente em foco !
Pesquisadores e industriais apostam na mobilidade dos elétrons do grafeno.

# Auto-organização de proteínas leva a chip eletrônico nanométrico.
O desenvolvimento abre possibilidade de obtenção de chips do tamanho de um selo de correio, com uma memória de 1 Teraocteto !

# Difícil acreditar : "borrachas" supramoleculares fazem milagres !
Novo material com propriedades "emborrachantes" pode se auto-reparar, afirmam pesquisadores.

# Metamorfose : de supercondutor a superisolante !
Pesquisadores mostraram que sim : é possível.

# Tumores minúsculos não podem mais "se esconder" !
Aumentos produzidos por novíssima técnica de imageria médica permitem revelar tais tumores.

# Mundos real e virtual indissociáveis ? Tudo é possível !
E tudo isto com uma lente de contato !

# Divulgadas as diretrizes gerais do Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia.
O documento traz o detalhamento das ações do sistema em seus três eixos : Centros de Inovação, Serviços Tecnológicos, e Extensão e Assistência Tecnológica.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# A concorrência e a propriedade intelectual.
Artigo de Tatiana Campello e Ricardo Inglez de Souza, no Jornal Valor Econômico, trata das tensões entre a propriedade intelectual e a defesa da concorrência e os limites que uma impõe sobre a outra.

Divulgação
# Casamento de "nova fotônica" com eletrônica tradicional = luz nos processadores.
IBM pensa poder transmitir cem vezes mais informações com um consumo dez vezes menor.

* LQES Cultural

# 200 Anos da Família Real no Brasil -1808/2008.
Clique em 200 anos e obtenha informações sobre a exposição comemorativa internacional "Um Novo Mundo, Um Novo Império : A Corte Portuguesa no Brasil", que está sendo realizada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.

LQES NEWS - Ano VII - número 145 - 01 de abril de 2008.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Células solares produzidas com impressoras a jato de tinta.
As perfomances das células solares impressas permitem a deposição de filmes poliméricos sobre grandes superfícies.

# Transformando palha de arroz em etanol celulósico.
A novidade vem do Instituto de Pesquisas Nucleares (INER), de Taiwan.

# Natureza : fonte de inspiração para células solares do futuro. A nanotecnologia responde presente !
Pesquisadores da Universidade Ludwig-Maximilian (Alemanha) trabalham com a perspectiva da criação de células solares baseadas no exemplo biológico da fotossíntese.

# Liga de vidro metálico mais resistente que o titânio !
Pesquisadores do Caltech confirmam e aumentam as perspectivas do uso destes materiais que aliam resistência mecânica com elasticidade.

# Tapete feito de nanotubos de carbono ? Sim : de 1 metro por 2 metros !
Passar de um punhado de nanotubos a objetos de dimensões grandes foi o desafio vencido por empresa americana.

# Olhos da borboleta e células solares : qual a analogia ?
A resposta para a eliminação das propriedades refletivas do silício pode estar na construção de nanoestruturas semelhantes àquelas dos olhos das mariposas.

# Nanotecnologias : convergência ou divergência ?
Discussão em Paris de relatório sobre os diferentes impactos da nanotecnologia levanta questões relacionadas com a convergência e ameaças à autonomia das ciências.

# O que você sabe sobre a primeira "cidade verde" chinesa ?
O nome dela é Dongtan. Deverá estar pronta em 2010 !

# Brasil chega a 40 milhões de internautas, com 56% mais usuários residenciais.
Segundo dados divulgados pelo IBOPE/NetRatings o país fechou fevereiro com 22 milhões de internautas residenciais ativos.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Pioneiros do Eucalipto.
Artigo do Acadêmico Sérgio Mascarenhas publicado no Boletim Eletrônico Notícias da ABC, da Academia Brasileira de Ciências.

Divulgação
# Um plástico que muda a dureza "sob solicitação".
Pepino-do-mar dá a pista para pesquisadores de materiais poliméricos.