LQES NEWS - Ano VII - número 142 - 16 de fevereiro de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre dois temas:

Fármacos, medicina e saúde e

Meio ambiente.

São mais de 70 notícias, dentro dessas temáticas, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite ! Veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre esses assuntos.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Brasil consegue a patente de mais um anti-retroviral.
"Farmanguinhos está em processo acelerado de desenvolvimento de produtos que possam ter proteção patentária, dentro dos esforços do governo para inovação na nossa indústria nacional".

# 1,2 mil empresas fazem inovação tecnológica no Brasil.
Segundo o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, investir em inovação é a chave para enfrentar condições severas de competição no mercado internacional.

# Carregue seu celular, caminhando !
Gerador colocado sobre a articulação do joelho garante a captura da energia cinética produzida no caminhar.

# Como os átomos se organizam em moléculas : um olhar sobre as reações químicas.
Pesquisadores alemães conseguem decifrar aspectos importantes das reações químicas.

# Acaba de ser concebido o material mais negro jamais visto.
A idéia foi criar um tapete de nanotubos e a equipe do Professor Pulickel Ajayan, do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA) fez isso !

# As lentes córneas de amanhã !
A combinação de técnicas de ponta em nanotecnologia permitiu a criação de lentes córneas flexíveis que podem ser integradas a circuitos elétricos.

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos realiza curso de Nanomateriais e Nanotecnologia.
Um público de mais de 160 pessoas participou do evento que contou com importantes nomes da química brasileira.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Países em desenvolvimento ampliam investimento em inovação.
Relatório da OCDE indica : nações que não pertencem à organização têm promovido mais pesquisa e desenvolvimento. No cenário mundial, China ganha destaque.

Entrevista
# Entrevista exclusiva ao LQES NEWS, dada por Wilson de Figueiredo Jardim, Coordenador do Laboratório de Química Ambiental do Instituto de Química da Unicamp (IQ-Unicamp).

# Células comandadas à distância.
Pesquisadores americanos apontam ser possível o controle do comportamento das células através de sinais físicos.

* LQES Responde
# O que é uma nanopartícula ?
Conheça um pouco mais sobre o significado deste termo-conceito e, por tabela, sobre as nanotecnologias.

# Glossário LQES
Visite a versão 3.0 do Glossário LQES, com verbetes ligados a temas tratados no LQES Website : estado sólido, materiais, eletrônica, nanotecnologia, entre outros. São mais de 300 definições e conceitos, de A a Z.

LQES NEWS - Ano VII - número 141 - 01 de fevereiro de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre dois temas:

Eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática e telecomunicações;

Energia.

São mais de 80 notícias, dentro dessas temáticas, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite ! Veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre esses assuntos.

*Em Pauta

Congressos.
Lista de eventos científicos selecionados aderentes às temáticas desenvolvidas pelo LQES Website para 2008.

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Nanotubos inseridos em fibras têxteis geram roupas inteligentes.
Foram produzidos têxteis condutores de eletricidade que reagem às modificações do ambiente, funcionando como sensores gigantes.

# Bactéria louca por dioxina ? O meio ambiente, "com prazer", satisfaz a gula !
Pesquisadores de Taiwan descobriram uma bactéria capaz de decompor a dioxina, composto químico altamente tóxico.

# Primeiros kilowatts em 2008. É a geotermia profunda que se torna realidade !
O calor é proveniente de rochas subterrâneas encontradas na cidade de Soultz-sous-Forêts, Alsácia, França.

# Quanto menor, mais resistente !
A nanoescala não leva somente a fenômenos quânticos ! Pesquisadores americanos do Laboratório Nacional Lawrence - Berkeley mostraram o efeito de escala na obtenção de cristais metálicos de excelente qualidade.

# Rendimento de células fotovoltaicas pode ser aumentado com solução de dióxido de titânio.
Empresa japonesa acredita em aumento de performance de até 5%.

# Estudos confirmam : partículas finas e poluição automobilística são nocivas à saúde humana.
As conclusões vieram dos resultados do Programa PRIMEQUAL que analisou o ambiente da cidade de Paris. Com razoável chance de acerto, as conclusões seriam similares para outras grandes cidades do mundo.

# Superfícies inteligentes que se adaptam às condições ambientais e com capacidade de auto-reparação.
Projeto financiado pela Volkswagen está em desenvolvimento por físico-químicos alemães.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Portal da Capes é modelo de acesso à ciência.
O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, o presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp e o presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello publicaram artigo conjunto na Folha de S. Paulo, destacando a importância do Portal de Periódicos da Capes.

Entrevista
# LQES News : 500 mil acessos em 2007.
Portal da Unicamp entrevista Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor do LQES NEWS, para conhecer um pouco mais sobre o projeto LQES de divulgação científica.

# Elétrons hidratados : um pouco mais de luz sobre a química da água !
Parece incrível, mas a química e a física da água ainda são cheias de mistérios.