Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano VII - número 160 - 17 de novembro de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre o tema :
Eletrônica, optoeletrônica/fotônica, informática e telecomunicações.

São mais de 30 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2008. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2007 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Na direção de uma célula solar de baixo custo.
Equipe de pesquisadores chineses se apressa em publicar os resultados de suas pesquisas, que prometem importante avanço na realização de células solares de baixo custo.

# Mais uma aplicação da espectroscopia Raman : rastrear nanotubos in vivo.
Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) tiram partido das imensas possibilidades dos microscópios que operam via efeito Raman.

# Existiria um sistema de defesa inato contra a dengue ?
Pesquisadores franceses (Inserme e CNRS) e americanos (Berkeley) começaram a responder esta questão.

# Grafeno abre portas para o seqüenciamento do genona humano. Detalhe : em menos de 3 horas !
Pesquisador americano admite : é possível seqüenciar 100 genomas humanos em menos de 10 dias... Ficando no terreno teórico, propõe uma técnica original, baseada no grafeno.

# Canalizando moléculas de água usando nanotubos de carbono.
Estudos de modelagem realizados por pesquisadores austríacos mostraram a possibilidade de cadeias ordenadas de água no interior dos nanotubos.

# As bactérias têm novo inimigo : a fotônica !
Novos biossensores fotônicos puderam responder rapidamente sobre a presença de bactérias em alimentos e fármacos.

# Inventada pilha orgânica que funciona com clorofila.
Cientista de Taiwan inventou a primeira bateria à clorofila, capaz de produzir eletricidade em 10 segundos após ter sido mergulhada na água, numa bebida ou mesmo na urina.

# Tão leve quanto uma "bandeira" : produzido um alto-falante com nanotubos de carbono.
Pesquisadores chineses conseguem evidenciar com nanotubos de carbono um efeito há muito tempo observado para filmes de platina.

LQES NEWS - Ano VII - número 159 - 01 de novembro de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre o tema : Materiais.

São mais de 25 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados - notícias, artigos de opinião, editoriais e entrevistas - pelo LQES NEWS em 2008. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2007 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Fitas adesivas escondem segredo i-nu-si-ta-do : emitem radiação X !
Triboluminescência reemerge. E promete !

# Tese defendida no LQES avança os conhecimentos sobre nanoestruturas de sulfetos de molibdênio e tungstênio.
Reações template levam à formação de nanotubos e nanobastões de sulfetos de molibdênio e tungstênio.

# CNPq e SBPC : País precisa de mais pesquisadores nas empresas.
No Senado brasileiro, dirigentes das instituições apontam a necessidade de participação do setor produtivo em P&D. "É preciso estimular inovação nas empresas", afirma Marco Antonio Raupp.