LQES NEWS - Ano VII - número 154 - 18 de agosto de 2008.

* Em Foco

Sob a rubrica Em Foco estão reunidos assuntos pautados na seção Novidades de C&T&I, específicos e/ou inter-relacionados.

Os Editores do Boletim Eletrônico LQES NEWS consideram que tais informações serão de grande valia para todos aqueles que estudam, trabalham ou têm interesse pelos diferentes temas tratados no Boletim. Assim, oportunizam tais acervos, reunindo todas as notícias veiculadas pelo Portal LQES, desde sua criação, em março de 2001, propiciando uma avaliação geral - embora que, certamente, incompleta -, dos avanços de diferentes, relevantes e modernas áreas do conhecimento.

Neste número, a rubrica Em Foco versa sobre o tema : Energia.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Espelhos líquidos, de ferrofluido, poderão em breve equipar telescópios.
Pesquisadores da Universidade de Laval (Canadá) exploram as propriedades singulares desta família de materiais.

# Mal de Alzheimer : novo medicamento retarda seu progresso.
Rember foi o nome dado ao medicamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Aberdeen (Escócia).

# Molibdênio e Tungstênio : metais promissores no tratamento do câncer.
Trabalhos conjuntos de químicos e biólogos franceses fazem avançar o conhecimento dos efeitos destes metais no controle da proliferação celular.

# "Petróleo verde" quimicamente idêntico ao "Petróleo fóssil".
A Sapphire Energy (EUA) informa ter conseguido obter gasolina à base de algas, com um alto índice de octano, e quimicamente idêntica àquela derivada do petróleo.

# Circuitos lógicos moleculares : grandes avanços !
A primeira junção altamente condutora entre uma molécula orgânica e um eletrodo metálico acaba de ser elaborada.

# Duas descobertas, em energia solar, podem abalar e mudar o mundo.
Os resultados emblemáticos vêm do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT (EUA) e da Universidade de Monash (Austrália) e estão ligados à performance de pilhas a combustível.

# O C60, mais conhecido como fulereno, mostra suas propriedades de estocagem de energia.
Pesquisadores chineses e americanos exploram tal possibilidade usando nanoestruturas de carbono funcionais.

# A indústria automobilística corre atrás do calor perdido.
A idéia é aproveitar o calor liberado pelos escapamentos dos veículos.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Quantidade de patentes não mede grau de inovação.
Gabriela Costa Chaves, da Campanha de Acesso a Medicamentos Essenciais de Médicos Sem Fronteiras, indaga : a patente é um fim ou um meio ?

* LQES Cultural
# Conheça exposição de Jean Miró, pintor e escultor surrealista espanhol (1893-1983).
"MIRÓ, TIERRA" está sendo apresentada no Museo Thyssen-Bornemisza, Madri, Espanha.

LQES NEWS - Ano VII - número 153 - 01 de agosto de 2008.

* Especial
# Minatec CrossRoads'08 : micro e nanotecnologias a passos largos e de mãos dadas.
Em artigo do pesquisador da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves, exclusivo para o LQES NEWS, são comentados diferentes aspectos destas tecnologias.

*Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# "Bricolagem bioquímica" produz DNA sintético e... promete !
Químicos japoneses realizaram a síntese de um DNA artificial que poderá permitir - fácil e eficazmente -, a produção de biocomputadores.

# IBM investe pesado na pesquisa sobre semicondutores.
No alvo, a miniaturização de circuitos até o nível do átomo. Daí, fabricação de computadores mais possantes, sem consumir muito mais energia.

# Nanotubos : utilização surpreendente fora da eletrônica !
Não utilizado em um chip ou em uma bateria, como você logo imaginaria, mas formando um fio invisível e po-de-ro-sís-si-mo !

# Nanotubos de carbono prometem concreto mais durável e barato.
Uma hidratação inadequada do cimento pode estar na origem de um concreto ruim : "é ela que comanda as propriedades microscópicas e macroscópicas do mesmo".

# As propriedades magnéticas de um único elétron são controladas !
"Controlar o spin de um único elétron deixou de ser apenas uma possibilidade teórica".

# Quer saber o sabor de um alimento ? A "língua eletrônica" responde.
"Um algoritmo permite a calibração não de uma substância específica, mas de uma seleção de substâncias que formam o sabor".

# Portadores de lentes de contato podem usá-las mais confortavelmente !
O ácido hialurônico, polímero natural, produzido em nosso organismo, poderá ser usado como hidratante para as lentes de contato.

# Tremores decorrentes do mal de Parkinson poderão ser suprimidos.
Enviando estímulos apropriados, um novo estimulador cerebral, em desenvolvimento em Jülich (Alemanha), poderá oferecer maior conforto aos atingidos pela doença.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# Os 60 anos da SBPC, artigo de Marco Antonio Raupp.
"Algumas décadas de luta ainda serão necessárias para colocar a ciência brasileira a serviço do desenvolvimento socioeconômico do país".

# Companhias levam nanotecnologia à casa do consumidor final.
Em alguns casos, as inovações estão, literalmente, na cara do usuário.

# Átomos leves, agora, também podem ser vistos diretamente !
A técnica utilizada, acreditam os pesquisadores, poderá até mesmo permitir a observação da dinâmica das reações químicas entre nanotubos de carbono e moléculas biológicas ativas.

# Do colóide ao vidro !
"Cientistas das universidades de Bristol, de Tóquio e da Austrália estudaram o fenômeno que leva ao aparecimento de um vidro a partir de um colóide".