LQES NEWS - Ano VII - número 144 - 17 de março de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre o tema : Materiais.

São mais de 25 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados - notícias, artigos de opinião, editoriais e entrevistas - pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# PITTCON 2008 : muitas novidades na cidade-berço do jazz.
Além dos simpósios, conferências e cursos o evento contou com uma feira com as mais modernas tendências em equipamentos e instrumentos para laboratório.

# A Divisão de Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias da OMPI será coordenada por brasileira.
Maria Beatriz Amorim-Borher assumiu a Divisão de Propriedade Intelectual e Novas Tecnologias da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

# Gravando circuitos eletrônicos com o microscópio de força atômica.
Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh (EUA) modificam localmente a superfície de uma liga metálica, conferindo à mesma ora caráter isolante, ora caráter metálico....

# Artigo de pesquisadores brasileiros selecionado para o Physical Review Focus.
Artigo publicado por pesquisadores do Departamento de Física das Universidades Federal e Estadual do Ceará no periódico Physical Review Letters ganha destaque !

# Armazenamento de dados médicos : seria esta a nova aposta do Google ?
Caso a plataforma entre em funcionamento, certamente, problemas éticos e legais terão que ser superados.

* Pontos de Vista

Artigo de Opinião
# O futuro das Nanotecnologias.
Diretor da National Nanotechnology Initiative americana, Dr. Clayton Teague, fala do presente e do futuro das Nanotecnologias na ICONN 2008.

# Technology Review apresenta sua lista de Tecnologias Emergentes para 2008.
Conceituada publicação do Massachusetts Institute of Technology (MIT) aponta surpresas para 2008. São destacadas várias tecnologias que dizem respeito à incerteza, à complexidade e às relações sociais.

LQES NEWS - Ano VII - número 143 - 01 de março de 2008.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre : Nanotecnologia.

São mais de 80 notícias, dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados - notícias, artigos de opinião, editoriais e entrevistas - pelo LQES NEWS em 2007. Aproveite e veja também as notícias de 2001 a 2006 sobre este assunto.

* Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# INPI passará a atuar como ISA/IPEA em abril.
Este novo status, concedido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), é a principal aposta do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para incentivar o aumento do número de patentes brasileiras no exterior.

# Telefone nanotecnológico : Nokia acaba de apresentar o conceito.
Casamento de nanotecnologias e design dá à luz o conceito de telefone nanotecnológico.

* Biblioteca LQES de Nanotecnologia

Nanoriscos.
# Abordagens para um Trabalho Seguro com Nanotubos de Carbono.
Estudos referentes à Toxicologia e Segurança no trabalho com nanomateriais, desenvolvido pela Rede Nacional de Pesquisa em Nanotubos de Carbono - CNPq/MCT.

* Pontos de Vista

# Femtolaser "pinta" os metais de todas as cores.
Equipe da Universidade de Rochester aperfeiçoou metodologia e se diz capaz de mudar a cor de um metal para lhe conferir uma cor qualquer.

# Nanotecnologia.
Conjunto de Documentos sobre Nanotecnologia no Brasil. São apresentados estudos coordenados por Oswaldo Luiz Alves e Fernando Galembeck para o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e os resultados do Estudo Delphi realizado pelo CGEE para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).