LQES NEWS - Ano III - número 56 - 02 de maio de 2004.

Especial

Em Foco - Meio Ambiente
Conheça o repositório de todas as notícias veiculadas pelo LQES NEWS sobre o tema, desde 2001.

* Em Pauta

Novidades de C&T& I e do LQES
# Cloreto de cetilpiridínio é liberado para o tratamento da carne.
O composto é aprovado pelo FDA (Food and Drug Admnistration), dos EUA, para nova função : entra no mercado como arma mortífera contra bactérias encontradas nas carnes vermelhas e nas carnes de aves.

# Controle de qualidade, à distância, pelo olfato.
Novo aliado em procedimentos de fabricação industrial, o nariz eletrônico, conectado à Internet, poderá ser usado mesmo à distância e imita o funcionamento do olfato dos mamíferos.

# Um novo chip para medir glicemia.
Por custo duas vezes menor que o atual, em apenas 15 segundos e com 200 nanolitros de sangue, o índice de glicemia pode ser medido.

# "Nanoespuma" : criada mais uma forma de carbono.
Bem diferente do grafite e do diamante - as duas mais "antigas" formas do carbono -, acaba de ser criada uma quinta. Teria ela algum interesse comercial ? É esperar pra ver !

# Construído o nanoelevador molecular !
A aplicação direta de medicamentos, em nível molecular, poderá vir a ser um dos principais alvos da medicina na era da nanotecnologia.

# Peixes "sentem na pele" os efeitos da nanotecnologia.
A nanotecnologia chegou para romper limites, mas... devagar com o andor !

# Cola que não "cola até pensamento", mas, importante : cola vasos sanguíneos !
Bioquímica de origem ganense, trabalhando nos Estados Unidos, consegue tal feito.

# Pré-lançamento do livro Neoquímica, na Bienal do Livro de São Paulo.
Tradução do famoso texto editado por Nina Hall traz muitas das concepções e desenvolvimentos ocorridos na química nos últimos 30 anos e abre as portas para a compreensão da Química Moderna.

# Instituto do Milênio de Materiais Complexos inicia a Versão 2004 dos "Colóquios do IMMC".
A programação de 2004 contará com temas tais como fotônica, microscopias confocais, semicondutores, alimentos funcionais, novos desafios da síntese orgânica, entre outros.

* LQES Cultural

Conheça a Tabela Periódica ilustrada mais bonita do Mundo. Faça uma grande viagem através dela. Para cada Elemento Químico você tem muitas e muitas informações. Clique aqui.

* LQES Responde

# Diretrizes da Política Industrial do Governo Brasileiro
Conheça em detalhes este importante documento, esperado, há muitos anos, pela comunidade científica e empresarial. A Química está muito bem representada nessas diretrizes. Pontas de lança : fármacos e medicamentos e fabricação de semicondutores.

LQES NEWS - Ano III - número 57 - 17 de maio de 2004.

* Em Pauta

Novidades de C&T& I e do LQES
# Agência Fapesp destaca pesquisa realizada no LQES.
Nota de Eduardo Geraque fala do estudo realizado com vidros niobofosfatos que ganhou foto de capa da revista Journal of Materials Science, de março de 2004.

# Estação Ciência/Universidade de São Paulo (USP) lançam livro que aborda a questão da ciência e o cotidiano.
Organizado por Cauê Mattos, livro apresenta coletânea de artigos oriundos das atividades da 7ª. Mostra de Material de Divulgação do Ensino de Ciências, realizada em 2002.

# Uma no cravo e outra na ferradura : fulerenos poderão ser usados para inibir câncer de pele !
Estudos recentes feitos por pesquisadores japoneses mostram a redução da expansão de melanomas.

# Fertilizar o mar com ferro ! Melhor medida para eliminar o CO2 e controlar o aquecimento do clima ?
A idéia de pesquisadores canadenses, americanos e neozelandeses até que funcionou bem, num primeiro momento. O problema é que faltou silicato e, aí, as coisas ficaram economicamente inviáveis !

# Insulina por via oral ? Continuam as pesquisas para se chegar a uma nova forma de administração desse importante medicamento.
Molécula modelo pode ser a chave desse desenvolvimento.

# Etiquetas eletrônicas podem socorrer idosos.
Identificação por radiofreqüência faz parte de nova aposta da Intel. Testes preliminares são promissores.

# Plantas Medicinais : a Índia não perde tempo.
A Organização Mundial da Saúde estima que esse mercado será de 4 trilhões de dólares, em 2050 ! Hoje, na Índia, o mercado de plantas medicinais é da ordem de 120 milhões de dólares.

# Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos atingem a décima edição.
Semicondutores e Alimentos Funcionais foram a tônica dos dois últimos eventos.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# O Jornalismo Científico e o compromisso com as fontes.
Segundo o Professor Wilson da Costa Bueno : "Não há fontes neutras nos laboratórios, nas academias e muito menos nos departamentos de P&D das grandes corporações".

# A arte imita a vida : lente líquida "copia" o olho humano.
O sistema funciona pela ação de dois fluidos, submetidos a uma corrente elétrica de intensidade fraca, no interior de um tubo transparente.

* LQES Cultural

# Arte e Ciência : Nanoarte
Artistas começam a usar os "blocos de construção", tão falados pelos nanotecnólogos, para criar aquilo que tem sido chamado de Nanoarte.