Nanotecnologia : análise do hálito para detectar câncer e outras 16 doenças.

Em breve será possível criar testes para câncer e 16 outras doenças simplesmente soprando em uma máquina. Isto é o que anuncia um grupo de pesquisadores do Instituto Técnico de Israel que se baseiam em uma idéia lançada pelos filósofos gregos da antiguidade que colocava que a nossa respiração é um forte indicador da nossa saúde.

Os pesquisadores desenvolveram um dispositivo que utiliza nanopartículas para identificar 17 diferentes doenças, incluindo o câncer de pulmão e mal de Parkinson. Para isto basta você apenas soprar dentro do aparelho que analisa o ar com uma taxa de sucesso de 86%. O dispositivo pode, assim, permitir o acompanhamento regular da população e incentivá-la a realizar outros testes em caso de detecção positiva de uma das doenças abrangidas pelo aparelho.

O dispositivo é interessante, pois não só é compacto, como também, usa um método de rastreamento não-invasivo permitindo, assim, promover a prevenção. O aparelho é capaz de localizar na respiração 13 moléculas encontradas em 8 tipos de câncer, doença de Crohn, doença de Parkinson, hipertensão pulmonar e outras doenças. Cada uma destas moléculas orgânicas voláteis está presente em quantidades variáveis no ar de exaustão, criando, assim, um tipo de assinatura, um ID de doença.

Infográfico do funcionamento do dispositivo

Créditos: ACS Nano

A análise é baseada em uma malha nanotecnológica inteligente batizada Na-Nose que utiliza sensores especiais, incluindo nanopartículas de ouro e uma rede de nanotubos de carbono para identificar as moléculas-alvo. Um sistema de inteligência artificial, em seguida, interpreta os dados, tendo em conta a idade, o sexo e outros fatores específicos do paciente.

Se a precisão do dispositivo não é suficiente para proporcionar diagnósticos clínicos, no entanto, seria uma excelente ferramenta de acompanhamento mais frequente de indivíduos em risco. O teste é não-invasivo, os resultados são facilmente disponíveis, e nenhuma manipulação ou uso de um instrumento pesado é utilizado durante o processo de triagem, o que o torna especialmente acessível.

GNT. Tradução - OLA.

Nota do Scientific Editor - O trabalho que deu origem a esta notícia de título: "Diagnosis and Classification of 17 Diseases from 1404 Subjects via Pattern Analysis of Exhaled Molecules", de autoria de Hossam Haick et al., foi publicado, on line, no periódico ACS Nano, DOI: 10.1021/acsnano.6b04930.

Assuntos Conexos:
Nariz eletrônico "fareja" câncer de pulmão.

Sensor revela diabete através do hálito.