NOVIDADES em C&T&I e do LQES

"Água de grafeno" : um método de fabricação revolucionário.

O grafeno oferece perspectivas de aplicação excepcionais em várias áreas. Por outro lado, ainda é muita cara e delicada a sua produção. Pesquisadores franceses, produziram a "água de grafeno", utilizando de forma original o solvente mais comum e inofensivo do planeta : a água. (Leia nota)

Meteorito que caiu na Rússia contém um dos cristais mais raros da Terra.

Geólogos da Universidade de Florença (Itália) descobriram um cristal raríssimo em um meteorito que caiu na Rússia em 2011. Os pesquisadores examinaram um grão do meteorito encontrado na região leste do país, e encontraram um pedaço de quasicristal de apenas poucos micrometros de largura. (Leia nota)

Brasil ganha centro para produção de insumos e medicamentos biológicos.

O Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), inaugurou um novo centro de produção de insumos e medicamentos, do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). (Leia nota)

A nanotechnology method for storing vaccines at room temperature.

Pesquisadores, usando pequenas quantidades de nanopartículas ou polímero aprovado pela FDA (polietilenoglicol), ou maiores quantidades de sacarose, conseguiram estabilizar as vacinas à temperatura ambiente por várias semanas ou, em alguns casos, meses. (Leia nota)

The broadening reach of frustrated Lewis pair chemistry.

Recente paradigma para a reatividade química denominado "pares de Lewis frustrados", está baseado no impedimento da formação de uma ligação dativa entre um ácido e uma base de Lewis. (Leia nota)

Scientists track chemical and structural evolution of catalytic nanoparticles in 3-D.

Imagem 3D, em tempo real, sensível a produtos químicos, oferece pistas para reduzir o custo/melhorar a performance de catalisadores para veículos movidos a células a combustível e outras aplicações. (Leia nota)

Ground-breaking project to replicate brain's neural networks though 3D nanoprinting.

Aston University lidera importante projeto de pesquisa com células-tronco com um financiamento 3,3 milhões de euros. O projeto visa o desenvolvimento de técnicas de nanoimpressão 3D que poderiam replicar as redes neurais do cérebro. (Leia nota)

Europeans to get more information on nanomaterials.

Melhor acesso às informações relevantes e compreensíveis sobre os nanomateriais : esse é o principal objetivo de um acordo assinado entre a ECHA (Agência Europeia para Química) e a Comissão do Observatório de Nanomateriais da União Europeia. (Leia nota)

Opening the way to mobile smell sensors with nanomechanical systems.

Aliança entre seis organizações está estabelecendo um padrão de fato para os sensores de odor, empregando um sensor pequeno, sensível e versátil chamado Sensor de Pressão de Superfície a base de Membrana (MSS). (Leia nota)

Nanobiotecnologia reúne pesquisadores em simpósio na UFMG.

O evento começará nesta quinta-feira, 01 de dezembro de 2016. (Leia nota)

Presidentes da Finep e do CNPq pedem que parlamentares priorizem agenda de CT&I.

Continuam as discussões para a recuperação do orçamento de Ciência, Tecnologia e Inovação. (Leia nota)

Impacto, foco e governança desafiam a ciência brasileira.

Dirigentes da ABC e da Fapesp avaliam gargalos políticos e institucionais para o avanço da pesquisa brasileira. (Leia nota)

Ciência brasileira em busca da qualidade e da internacionalização.

Simpósio comemorativo de centenário da ABC discute estado da arte e perspectivas futuras em diversas áreas do conhecimento; Em números absolutos, o diretor da SBPC, Walter Colli, destacou que o Brasil publicou mais que países como Chile e Argentina em todas as áreas das Ciências Biomédicas. (Leia nota)

Astronautas utilizam Plástico Verde da Braskem em Estação Espacial Internacional.]

Matéria publicada no Boletim AMPEI News mostra toda a história. (Leia nota)

Cientistas brasileiros lutam para escapar de congelamento de 20 anos no financiamento.

Congelar o orçamento científico a esses níveis atuais pode ser desastroso, diz Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em reportagem publicada pela revista Nature. (Leia nota)

Bright colors by nanotechnology.

Entendendo as cores que não são originadas por pigmentos. (Leia nota)

CRISPR : Implications for material science.

Artigo de Philip Ball publicado no MRS Bulletin levanta possibilidades do uso do DNA como nanomaterial. (Leia nota)

Gold nanoparticle cancer therapy reduces toxic chemotherapy effects.

Cientistas desenvolveram uma nova formulação contra o câncer que usa nanopartículas de ouro para administrar o paclitaxel - droga comumente usada na quimioterapia de tratamento de tumores. (Leia nota)

Fuel composition influences engine emissions of carbon nanotubes.

Presença de aditivos, tais como ferroceno e enxofre, levam à formação de nanotubos de carbono quando um motor diesel queima o combustível. Leia o artigo na íntegra clicando aqui. (Leia nota)

Nanoparticle catalysts outperform single metal atoms.

Nanopartículas de platina provam ser catalisadores mais ativos que átomos individuais de platina : um "insight" vital para projetar catalisadores mais eficientes. (Leia nota)

Color-changing nanocoatings ready for the big time.

Filmes finos, à prova de arranhões, podem gerar um arco-íris de cores usando nanoestruturas metálicas aleatórias. (Leia nota)

Divulgados INCTs que serão financiados (pela FAPESP).

Comitê de Coordenação dos INCTs definiu os 101 projetos que poderão receber recursos. (Leia nota)

Planalto anuncia reativação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e medidas para estimular o setor.

Comunidade científica considera medida positiva, mas reforça a necessidade de livrar da PEC dos gastos públicos os orçamentos da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. (Leia nota)

Anunciada a liberação de recursos para pagamentos restantes do Universal 2014 e INCTs têm recursos assegurados.

Negociação com o Ministério da Fazenda permitirá a quitação de restos a pagar, contratação de INCTs e o pagamento de projetos da Chamada Universal. (Leia nota)

Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil.

O simpósio Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil será realizado no dia 23 de novembro de 2016, na FAPESP, em comemoração aos 100 anos da Academia Brasileira de Ciências. (Leia nota)

Ministério discute a regulamentação de produtos oriundos de nanotecnologia.

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, pesquisadores apresentaram a contribuição brasileira para a definição de protocolos internacionais. "Precisamos avançar neste tema para garantirmos que a sociedade se sinta segura ao utilizar produtos com nanotecnologia", disse Alvaro Prata. (Leia nota)

Desbalanceamento na colaboração internacional afeta negativamente a utilidade de produção científica dos países, bem como dados do impacto tecnológico e social.

Estudo de pesquisadores da UFRGS e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP) foi publicado no jornal internacional Scientometrics. (Leia nota)

Tailored carbon nanomaterials could help treating neurological diseases.

Esforço de pesquisa interdisciplinar pode auxiliar pacientes com doença de Parkinson e pessoas com distúrbios de memória. (Leia nota)

Desalination with layered graphene membranes.

Membranas feitas a base de grafeno podem ajudar a transformar o processo de dessalinização - intensivo no gasto de energia -, em um processo mais energeticamente eficiente. O novo processo pode não só reduzir a pegada de carbono como também suprir as necessidades de países, que dependem fortemente da desalinização, para prover suas necessidades de consumo de água potável. (Leia nota)

Chemistry driven by the sun, for a sustainable future.

Grupo de cientistas mostraram ser possível e, necessário para um futuro sustentável, "pilotar" as reações químicas usando a energia solar. (Leia nota)

Spinach plants modified to detect explosives.

Engenheiros mudas modificadas de espinafre em sensores que podem detectar explosivos e, em seguida, transmitir essas informações para um dispositivo portátil. (Leia nota)

Adding Hydrogen to Graphene.

Pesquisadores coreanos reportam estudo fundamental sobre como o grafeno é hidrogenado. (Leia nota)

Acadêmicos são agraciados com I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell.

Os Acadêmicos Mayana Zatz, Oswaldo Luiz Alves, Ricardo Gazinelli e Roger Chammas estão entre os vencedores do I Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano do Instituto Nanocell, cujo propósito é reconhecer e divulgar trabalhos inovadores nas áreas de ciências, educação e saúde pública. (Leia nota)

SBPC e ABC se manifestam contra reestruturação organizacional do MCTIC.

Em carta ao ministro Gilberto Kassab, a SBPC e a ABC consideram um “inconcebível retrocesso” a medida que deixa o CNPq, a Finep, a AEB e a CNEN subordinados a uma “Coordenação Geral de Serviços Postais e de Governança e Acompanhamento de Empresas Estatais e Entidades Vinculadas”. (Leia nota)

UE define áreas prioritárias para cooperação com o Brasil.

A Comissão Europeia divulgou neste mês um relatório referente aos planos da cooperação internacional entre o Brasil e a União Europeia (UE) em pesquisa e inovação. Foram listadas no novo documento as áreas prioritárias para desenvolverem em conjunto estratégias de cooperação nesses segmentos. (Leia nota)

O maior projeto de pesquisa sobre a Terra se torna mais sério.

Após anos de atrasos, a nova direção do projeto ITER acredita que pode demonstrar que a fusão nuclear é o futuro da energia. (Leia nota)

Franceses investigam se corantes de guloseimas fazem mal à saúde.

Para responder à pergunta, o ministério da Saúde francês está investigando se balas e outras tentações vendidas no país têm um corante à base de dióxido de titânio que pode fazer mal à saúde. (Leia nota)

Applying nanotechnology to make porous acupuncture needles.

Pesquisadores foram bem sucedidos, usando nanotecnologia, no desenvolvimento de agulhas porosas para acupuntura com propriedades terapêuticas superiores. (Leia nota)

Graphene cracks the glass corrosion problem.

Cientistas demonstraram que revestimentos de grafeno podem proteger vidros da corrosão. Esta pesquisa pode contribuir para resolver inúmeros problemas de corrosão de vidros em vários tipos de indústrias. (Leia nota)

New nanomedicine approach aims to improve HIV drug therapies.

Nova pesquisa tem como objetivo melhorar a administração e a disponibilidade de drogas terapêuticas para pacientes com HIV através do uso da nanotecnologia. (Leia nota)

Where nanotechnology can learn from green chemistry

A intersecção da nanotecnologia e a química verde apresenta uma excelente oportunidade para garantir que ambas as áreas possam aprender uma com a outra. (Leia nota)

Uma trajetória original.

Pesquisa Fapesp lança suplemento especial sobre os 50 anos da Unicamp, celebrados neste mês de outubro. A edição apresenta os principais destaques de uma das mais reconhecidas instituições de ensino superior do País. (Leia nota)

Simpósio FAPESP em comemoração dos 100 anos da ABC.

Com o simpósio Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil a FAPESP comemorará, em 23 de novembro de 2016, os 100 anos da Academia Brasileira de Ciências. (Leia nota)

Nobel de Química premia concepção de máquinas moleculares.

Trio de pesquisadores europeus foi laureado por suas contribuições para o design e a produção de máquinas moleculares. (Leia nota)

Graphene-perovskite solar cells exceed 18% efficiency.

Pesquisadores italianos alcançam um valor muito além do imaginado, mesmo para os mais otimistas. (Leia nota)

Nanotechnology could give us safer, greener diapers and sanitary products.

Avanços, graças às nanotecnologias, em produtos de higiene íntima para mulheres. Nanofibras são melhores absorventes e bons para o meio ambiente, dizem os pesquisadores. (Leia nota)

What chemicals are in your tattoo ?

Autoridades europeias estão preocupadas com as tintas usadas nas tatuagens que podem ter sido aproveitadas de pinturas de carros, plásticos e industrias de corantes têxteis. (Leia nota)

In your phone, in their air.

Traços de grafite em produtos de consumo de alta tecnologia, por outro lado, nas aldeias chinesas, ele está em todos os cantos. (Leia nota)

A ciência é apenas para os ricos ?

Em todas as sociedades do planeta, alguma fração dos cidadãos têm seus talentos sacrificados por conta da pobreza, do preconceito, da educação de baixa qualidade e da falta de oportunidades. Na edição desta semana, a revista Nature explora as desigualdades na ciência e como as divisões socioeconômicas afetam a mão de obra científica. Em um dos artigos, a revista analisa os esforços de oito países ao redor do mundo para enfrentar os muitos problemas de classe na ciência. Um desses países é o Brasil. (Leia nota)

Segregação vertical impacta trajetória das mulheres cientistas, apontam especialistas.

“Começamos sendo muitas, mas, quanto mais se sobe, mais mulheres se perdem”, afirmou a presidente da Rede Francófona de Mulheres Responsáveis pelo Ensino Superior e Pesquisa, Leila Saadé, em conferência sobre as mulheres na universidade e na ciência, na USP. (Leia nota)

ONU destaca papel da ciência para acabar com pobreza extrema e combater mudança climática.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, advertiu no último dia 18 de setembro que um maior espaço para a ciência na tomada de decisão internacional é essencial para acabar com a pobreza extrema e evitar a ameaça da mudança climática — metas estabelecidas na Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável e no Acordo de Paris. (Leia nota)

Revealing materials’ secrets with synchrotron light.

Dada a capacidade de sondar uma ampla gama de materiais, pesquisadores que atuam desde a paleontologia até a química de nanocatalisadores, migram para estas poderosas fontes de luz. (Leia nota)

Atomic electron tomography : 3D structures without crystals.

Técnica de ponta abre enormes possibilidades na compreensão da estrutura tridimensional da matéria sem que haja a necessidade do uso de cristais. (Leia nota)

Detailed molecular structure of silver nanocrystals determined.

Pesquisadores realizaram a caracterização de dois "nanoclusters" de prata de prata contendo, respectivamente, 136 e 374 átomos. (Leia nota)

Speedy bacteria nanosensor detector could help prevent foodborne illnesses.

Pesquisadores desenvolveram um nanosensor híbrido que combina ressonância magnética e fluorescência. Testes de laboratório com leite determinaram variadas concentrações de diferentes cepas patogênicas de E. Colli em menos de uma hora. (Leia nota)

Zika é capaz de modular inflamação no cérebro, indica estudo.

Dados preliminares de uma pesquisa conduzida no âmbito da Rede Zika foram apresentados em encontro anual da FeSBE. (Leia nota)

Nanopartículas encontradas no cérebro humano podem causar Alzheimer.

Artigo publicado na revista PNAS chama a atenção para o problema da poluição das grandes cidades e partículas de magnetita (óxido de ferro). (Leia nota)

Ipen completa 60 anos em solenidade com autoridades da área de CT&I.

No dia 31 de agosto, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realizou uma cerimônia para comemorar os seus 60 anos de fundação, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni do Instituto, com a presença de diversas autoridades. (Leia nota)

Scientists develop revolutionary nanotechnology heart attack sensor.

Grupo de cientistas internacionais desenvolve sensor elétrico minúsculo que pode, potencialmente, melhorar as taxas de sobrevivência de pacientes acometidos por um ataque cardíaco. (Leia nota)

For first time, carbon nanotube transistors outperform silicon.

Usando nanotubos de carbono engenheiros de materiais fabricam transistores que superam o estado-da-arte de transistores a base de silício. (Leia nota)

Inorganic double helix.

Pesquisadores alemães desenvolvem semicondutor flexível para aplicações em eletrônica, tecnologia solar e catálise. (Leia nota)

Understanding how 2D phosphorus grows.

Através da modelagem do crescimento de pequenos flocos de uma forma bidimensional de fósforo pesquisadores abrem a possibilidade de produzir componentes eletrônicos melhores. (Leia nota)

World's most powerful X-ray takes a 'sledgehammer' to buckyballs.

Cientistas acidentalmente descobriram como criar um novo tipo de cristal usando luz mais de dez bilhões de vezes mais brilhante que o sol. (Leia nota)

LNCC investe R$ 1,8 mi em pesquisas sobre a interação do zika com células humanas.

Supercomputador vai auxiliar estudo que pretende investigar mudanças nas células quando infectadas pelo zika. "As análises fornecerão dados sobre mecanismos de resposta e interacão entre o vírus e o homem", dizem especialistas. (Leia nota)

Zika continua a lesar o cérebro mesmo após o nascimento.

Vírus permaneceu ativo por dois meses no organismo de uma criança de São Paulo. (Leia nota)

Unicamp firma parceria com Embaixada da França para oferta de tecnologias.

A ideia é que a iniciativa estimule a aproximação entre a indústria e a academia, visando o licenciamento e a transferência de tecnologias acadêmicas (patenteadas ou não) para empresas que queiram investir no Brasil ou no desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras. (Leia nota)

Laços familiares “ajudam cientistas a ter sucesso” em alguns países.

A academia pode muitas vezes parecer misericordiosamente livre do nepotismo abundante em outros setores. Mas um estudo sugere que a suposta meritocracia do ensino superior não é tão livre do favoritismo familiar como se imagina, com alguns cientistas bastante dispostos a dar uma ajudinha a um parente. De acordo com a análise de mais de 21 milhões de artigos em ciências da saúde, os cientistas são mais propensos a colaborar em um artigo de revista científica com um membro da família do que eram 50 anos atrás. O texto completo está disponível em inglês em Times Higher Education. (Leia nota)

CRISP alternative doubted.

Relatos da não-reprodutibilidade de resultados sobre a edição de genes, recentemente publicados por biologista chinês, abrem a possibilidade de processo investigativo. (Leia nota)

Chemical sensing nanomaterial enables smartphones to detect toxic gases.

Pesquisadores desenvolveram nanomaterial capaz de identificar a presença de gases tóxicos através de um aumento dramático da condutividade elétrica. (Leia nota)

Nanovaccine could enhance cancer immunotherapy, reduce side effects.

A nanovacina auxilia a "entrega" de forma eficiente uma sequência única de DNA para as células do sistema imunológico. Trata-se de uma sequência derivada obtida do DNA bacteriano utilizada para desencadear a reação imunológica. (Leia nota)

Nanofur for oil spill cleanup.

Cientistas de materiais aprendem com a natureza. Folhas de plantas aquáticas "peludas" são altamente óleo-absorventes. (Leia nota)

Nanoparticles that speed blood clotting may someday save lives.

Pesquisadores desenvolveram nanopartículas que se congregam sempre que ocorre uma lesão no corpo afim de ajudá-lo na formação de coágulos sanguíneos. Os resultados já foram validados in vitro e in vivo. (Leia nota)

A ciência brasileira na UTI 1

Especial - SBPC/Academia Brasileira de Ciências. (Leia nota)

A ciência brasileira na UTI 2.

Especial - SBPC/Academia Brasileira de Ciências. (Leia nota)

27 projetos recebem R$ 2,4 bilhões do BNDES e FINEP por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Química.

Seis temáticas foram contempladas envolvendo Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME), média-grandes e grandes empresas. (Leia nota)

Vacina contra dengue já pode ser comercializada no Brasil.

Após sete meses registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina contra a dengue já pode ser comercializada no Brasil. (Leia nota)

Brasil chega a oitavo maior gerador de energia eólica.

O Brasil subiu sete posições no ranking mundial de geração eólica nos últimos dois anos e agora é o 8º maior do mundo no segmento. (Leia nota)

Programa apoiará colaborações entre pesquisadores dos BRICS.

O BRICS STI Framework Programme (Programa Quadro BRICS de CT&I), fundo multilateral formado por agências de fomento do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, apoiará pesquisas colaborativas com abordagem multilateral. (Leia nota)

China to Lead Charge on First CRISPR Trial in Humans.

Edição de genes é considerada o futuro da medicina e a China quer estar na vanguarda desta nova era. (Leia nota)

Uncovering the hidden nanoparticle dangers on dusty streets.

Alta concentração de metais tóxicos e partículas numa das maiores cidades chinesas. (Leia nota)

Nature-inspired nanotubes that assemble themselves, with precision.

Cientistas descobrem um outro princípio para a construção de nanoestruturas. (Leia nota)

Development of a novel carbon nanomaterial 'pot'.

Novíssimo nanomaterial à base de carbono é várias vezes mais "profundo" do que qualquer nanoestrutura de carbono oca até hoje produzida. (Leia nota)

SBPC e ABC enviam carta ao MCTIC pela recomposição do orçamento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

As entidades solicitam que Gilberto Kassab empreenda todos os esforços possíveis para garantir a recomposição do orçamento da organização ao patamar mínimo necessário para a continuidade de suas atividades. O documento também foi encaminhado aos ministros da Educação, da Saúde, da Cultura e da Defesa, também responsáveis pela manutenção da RNP. (Leia nota)

Déficit em produtos químicos soma US$ 10,3 bilhões no primeiro semestre de 2016.

As importações brasileiras de produtos químicos no primeiro semestre do ano totalizaram US$ 16,2 bilhões, queda de 14,2% em relação a igual período de 2015. (Leia nota)

Governo disponibilizará R$ 100 milhões para programa de INCTs.

Os INCTs atuam em áreas de fronteira da ciência e estratégicas para o desenvolvimento do país. (Leia nota)

Does nanomedicine have a delivery problem ?

Especialistas debatem artigo controverso que sugere que a eficiência do drug delivery de nanomedicamentos para células cancerosas é baixa e não melhora. (Leia nota)

Chemistry Nobel Laureate Ahmed Zewail dies at age 70.

Químico ligado ao Caltech será lembrado pelo seu pioneirismo no estudo de fenômenos químicos na escala de fentosegundos e pela promoção internacional da educação científica. (Leia nota)

Introducing the world´s biggest nanomaterial production plant.

Projeto Europeu SHYMAN avança na direção do estabelecimento de uma planta para a síntese hidrotérmica de nanomateriais em escala industrial. A instalação da facilidade será na cidade de Nottingham. (Leia nota)

A new family member for 2D nanomaterials.

Folhas finas de perovskita contendo iodeto poderiam ser uma alternativa para o grafeno em aplicações eletrônicas do futuro. (Leia nota)

Investimento de 2% do PIB em ciência é o mínimo para competir com grandes players.

Lançada em maio deste ano, a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (Encti) 2016-2019 tem potencial para pavimentar o caminho do desenvolvimento para o Brasil. (Leia nota)

Demora no reconhecimento de patentes desestimula inovação no Brasil.

Morosidade em processos é um dos principais empecilhos para empresas inovadoras. (Leia nota)

Brasil terá a maior usina de energia solar da América Latina, com investimentos de US$ 300 milhões.

Planta de Nova Olinda, localizada no Piauí, poderá gerar até 292 MW e deve ficar pronta em 2017, segundo grupo italiano Enel. (Leia nota)

Conselho da SBPC divulga nota de apoio integral à presidente Helena Nader.

Os conselheiros da entidade afirmam que “manifestações de caráter violento que visam desqualificar pessoas, e não debater ideias, são incompatíveis com a missão da SBPC e o estado democrático de direito”. (Leia nota)

Afinal é possível medir a velocidade Browniana de uma nanopartícula ?

Pesquisadores dos Departamentos de Química e Física da Universidade de Aveiro, dizem que sim. O artigo foi publicado na revista Nature. (Leia nota)

How to turn nanoparticles into single-atom catalysts

Pesquisadores exploram um processo que normalmente destrói catalisadores metálicos suportados em sistemas estáveis constituídos por átomos de platina isolados sobre um suporte sólido (Leia nota)

Nanotechnology 'tattoo' can map emotions and monitor muscle activity.

Novo "eletrodo-pele" é confortável e tem grande potencial em aplicações comerciais e médicas. (Leia nota)

Graphene hydraulic press delivers new 2D materials.

Nano-prensa hidráulica permite criar novos materiais bidimensionais através da aplicação de enormes pressões sobre compostos selados entre camadas de grafeno. (Leia nota)

Nanoformulations allow design of programmable RNA vaccines.

Testes em ratos apontam que as vacinas podem ser usadas contra Ebola, gripe e parasitas comuns. (Leia nota)

Fiocruz e NIH lançam estudo em larga escala de grávidas em áreas afetadas pelo vírus zika.

Esforço internacional deve envolver aproximadamente 10 mil mulheres. (Leia nota)

Brasil exporta urânio enriquecido pela primeira vez, anuncia INB.

Contrato firmado pelas Indústrias Nucleares do Brasil prevê o fornecimento de quatro toneladas do produto para a carga inicial de um reator na Argentina. Acordo ratifica a competência técnica da INB e representa um marco na cooperação entre os dois países, diz presidente. (Leia nota)

Curso de Introdução – Nanotecnologia & Nanotoxicologia.

O curso é uma iniciativa do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que ocorrerá no período de 03 a 04 de agosto de 2016 em Campinas-SP. (Leia nota)

The pressure to publish pushes down quality.

Os cientistas devem publicar menos, diz Daniel Sarewitz para a revista Nature, ou a boa pesquisa será imersa pelo crescente volume de trabalhos de baixa qualidade. (Leia nota)

Reality check on reproducibility.

Pesquisa realizada com leitores da revista Nature revelou um elevado nível de preocupação com o problema dos resultados de pesquisa não reprodutíveis. Pesquisadores, financiadores e periódicos precisam trabalhar juntos para tornar a pesquisa científica mais confiável. (Leia nota)

Nanotechnology and math deliver two-in-one punch for cancer therapy resistance.

Dentin nanostructures - a super-natural phenomenon.

A dentina é um dos materiais biológicos mais duráveis do corpo humano. Pesquisadores mostraram que a razão para isto pode ser atribuída às suas nanoestruturas e, especificamente, pelas interações entre componentes orgânicos e inorgânicos. (Leia nota)

Parque Tecnológico de São José dos Campos se torna o maior do País.

Instituição no Vale do Paraíba conta com 304 empresas, distribuídas em centros empresarias, incubadoras, centros de desenvolvimento tecnológico e APLs. (Leia nota)

Universidades paulistas lideram pesquisa em cosméticos no mundo.

As constatações são do estudo “State of Innovation 2016”, realizado pela área de negócios de propriedade intelectual e ciência da Thomson Reuters. (Leia nota)

Ministro Gilberto Kassab conversa com cientistas e reitores na ABC.

Fusão dos ministérios e a questão da recomposição do orçamento de C,T&I foi a tônica das discussões. (Leia nota)

Researchers discover new way to turn electricity into light, using graphene.

Corrente elétrica no grafeno pode gerar um feixe de luz intenso e focalizado. (Leia nota)

Surface area is a highly relevant dose metric for nanoparticle toxicity assessments.

Devido a densidade dos nanomateriais é mais conveniente expressar a dose em termos de área do que concentração por peso. (Leia nota)

Brasil é destaque em estudo global de inovação.

No estudo State of Innovation 2016, Brasil mais uma vez assume o primeiro lugar em investigação científica na área de cosméticos, com a USP e a Unicamp, que conquistaram, respectivamente, o 1º e 8º lugares em termos de produção de pesquisa. (Leia nota)

No Senado, cientistas reforçam repúdio à fusão do Ministério de CT&I.

Em audiência pública organizada pela CCT ontem, a presidente da SBPC, Helena Nader, afirmou que é preciso entender que a área de ciência, tecnologia e inovação deve ser uma política de Estado. Os senadores também se manifestaram, de forma unânime, contra a fusão e chamaram a medida de “insana” e “absurda". (Leia nota)

Ministro Kassab se reúne com comunidade científica e define agenda conjunta.

Na primeira reunião oficial de com cientistas, Gilberto Kassab se prontificou a agilizar o empréstimo negociado pelo MCTIC com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atividades de pesquisa. (Leia nota)

EU authorizes the use of Zinc Oxide (nano and non-nano) in cosmetics.

Seguindo a opinião do Comitê Científico de Segurança dos Consumidores publicado em 2012, a União Europeia (UE) autorizou o uso de óxido de zinco, na forma nano e não-nano, como filtro UV em produtos cosméticos. A União Europeia considera o uso do óxido de seguro até uma concentração máxima de 25%. (Leia nota)

Microscopy technique quickly distinguishes crystal polymorphs.

Artigo da revista da revista Chemical and Enginnering News descreve novo método que pode ajudar a descoberta de medicamentos, acelerando o processo de triagem. (Leia nota)

Hydrogel promises rapid detection of E. coli in water.

Resultados do teste de água pode ser imediatamente transmitido usando um aplicativo móvel já desenvolvida pela equipe de pesquisa. (Leia nota)

Ultrathin organic material enhances e-skin display.

Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um filme ultra fino, ultra flexível e demonstraram a sua utilização através da criação de um diodo (OLED) emissor de luz estável ao ar. (Leia nota)

Rebaixamento do Ministério da Ciência irrita os pesquisadores brasileiros, há tempos em dificuldades.

Nature repercute a fusão dos ministérios de Ciência e de Comunicações pelo presidente interino Michel Temer - que substitui Dilma Rousseff. (Leia nota)

SBPC e outras 13 instituições enviam manifesto contra fusão do MCTI.

O documento, endereçado ao então vice-presidente Michel Temer, foi enviado nesta quarta-feira (11de maio). (Leia nota)

Fusão de ministérios é confirmada, apesar de desaprovação da comunidade científica.

Pasta unificada entre MCTI e Ministério das Comunicações será comandada por Gilberto Kassab; Marco Antonio Raupp, ex-ministro de CT&I, vai chefiar secretaria para fazer elo com cientistas. (Leia nota)

CNPq divulga resultado do julgamento da Chamada INCTs.

Maior edital da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões, Chamada INCTs é destinada a pesquisadores de reconhecida competência e capacidade para liderar projetos complexos. (Leia nota)

The philosophy of chemistry... and what it can tell us about life, the universe and everything.

O desenvolvimento da filosofia da química é um campo relativamente jovem e um nicho para a investigação filosófica. Ele levanta questões interessantes e únicas relativas tanto ao tipo de conhecimento adquirido pela ciência, como também, a compreensão de sua própria natureza. (Leia nota)

How nanoparticles flow through the environment.

A compreensão de como as nanopartículas permeiam o meio ambiente merecem ainda muitos estudos. A avaliação dos múltiplos fatores revela um quadro de elevada complexidade. (Leia nota)

ABC comemora seus 100 anos no Museu do Amanhã.

A noite de 3 de maio de 2016 marcou um momento especial na história da Academia Brasileira de Ciências (ABC). No auditório do recém-inaugurado Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi realizada a abertura da Reunião Magna da ABC, em uma edição especial comemorativa do seu centenário. (Leia nota)

Em defesa de uma política de Estado para a ciência, a tecnologia e a inovação.

Em manifesto, SBPC e ABC ressaltam a importância da manutenção dos investimentos em ciência e da preservação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pedem cautela em programas partidários de governo. (Leia nota)

O desprezo brasileiro pelas gerações do futuro.

Academia de Ciências do Estado de São Paulo divulga carta com seu posicionamento sobre a indicação do bispo Marcos Pereira como Ministro da Ciência e Tecnologia, caso Michel Temer assuma o governo. (Leia nota)

Capes define a concessão de bolsas aos cursos de pós-graduação em 2016 - Programas DS, PROSUP, PROEX e PNPD.

Capes informa a quantidade de bolsas para os cursos de pós-graduação para 2016. (Leia nota)

Nanoparticles deliver triple-stage anticancer cluster bombs.

Desenvolvido novo sistema para o "delivery" do fármaco cisplatina através de minúsculas nanopartículas criadas para se romper quando atingirem o tumor. (Leia nota)

Delivering nanodrugs to the placenta to support healthier pregnancies.

Encontrada uma maneira de utilizar, seletivamente, fármacos para as situações de mal funcionamento da placenta, sem que haja prejuízo para o feto. (Leia nota)

Viewing a catalytic reaction in action.

Pesquisadores americanos e alemães obtiveram imagens que permitiram resolver o vínculo entre reagentes, produtos intermediários e produtos finais de uma reação química numa superfície complexa. (Leia nota)

Capes disponibiliza 2.295 bolsas aos cursos de pós-graduação.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou 2.295 bolsas no país (Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado) por meio do Sistema de Acompanhamento e Concessão (SAC). (Leia nota)

Palácio do Planalto sanciona lei que libera a pílula do câncer.

Comunidade científica se mobiliza contrária à liberação da fosfoetanolamina sem a realização dos estudos clínicos para comprovar a eficácia da substância como medicamento. (Leia nota)

Fibra óptica de 242 quilômetros é instalada no rio Solimões para levar internet ao interior da Amazônia.

Programa Amazônia Conectada já concluiu a instalação do cabo subfluvial entre Coari e Tefé. Até 2017, mais de 9 mil quilômetros de fibra óptica vão interligar 52 municípios da região. (Leia nota)

CNPq divulga novas datas para submissão de solicitações de Bolsas de Produtividade.

O início da submissão de propostas foi adiado para 16 de maio. As demais datas previstas no Calendário estão mantidas, incluindo o término do período de submissão – 12 de agosto – e a data de divulgação dos resultados, na segunda quinzena de janeiro de 2017. (Leia nota)

An unobstructed view into the cell.

Pesquisadores do Instituto Max-Planck de Bioquímica, usando a técnica de cryo-electron tomography, observaram pela primeira vez núcleos celulares em seu meio ambiente natural. (Leia nota)

The impact of anti-odor nanosilver clothing on the environment.

Estudo da toxicidade de nanopartículas de prata frente ao zebrafish mostra que a dose e tamanho das nanopartículas, usadas no tratamento dos tecidos, são determinantes. (Leia nota)

Citoxicidade de nanomateriais.

Trabalho realizado pelo LQES e LABLEISH (Unicamp) com óxido de grafeno (GO) e nanocompósito de óxido de grafeno com nanopartículas de prata (GOAg) mostram que estes nanomateriais são tóxicos para certos tipos de macrófagos. (Leia nota)

Medida Provisória facilitará importação de bens para pesquisa científica.

MP 718, publicada na última quinta-feira, 17/03, no Diário Oficial da União, desonera a importação de bens voltados para pesquisas desenvolvidas pelo CNPq ou cientistas e entidades credenciados. (Leia nota)

Família Moreira Salles dá os primeiros passos para criação de agência de fomento.

O casal Branca e João Moreira Salles cria agência de fomento a projetos de pesquisa e de divulgação nas áreas de Ciências e Matemática, com sede no Rio de Janeiro. Fundadores do Instituto xy.org, nome provisório, buscam profissional com vivência no meio científico para o cargo de diretor executivo. (Leia nota)

Ministério cria grupo para avaliar desempenho de políticas públicas em CT&I.

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União em 31/03. (Leia nota)

The 3.8 Å resolution cryo-EM structure of Zika virus.

Artigo publicado na revista Science mostra todo o poder da crio-microscopia eletrônica na determinação de complexas estruturas de vírus. O uso desta notável ferramenta está abrindo um novo futuro para as ciências da vida. (Leia nota)

Two-dimensional CH3NH3PbI3 perovskite : a new promising optoelectronic material.

Trata-se de mais um material da moda, ou temos verdadeiramente um material com amplas possibilidades para modificar o cenário dos dispositivos optoeletrônicos, como células solares, fotodetectores ou mesmo diodos emissores de luz. (Leia nota)

Plano de Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química tem R$ 2,2 bi para 2016/17.

Conduzido pelo BNDES e Finep, o plano atuará em projetos de inovação, desenvolvimento de mercados e investimentos industriais em diversas linhas temáticas. (Leia nota)

Perspectivas para CT&I no Brasil não são as melhores.

Mesmo com a sanção do Marco Legal da CT&I, em 11 de janeiro, especialistas acreditam que o ano de 2016 não será dos mais fáceis para a área diante do cenário econômico brasileiro. (Leia nota)

França prioriza parceria em pesquisa com São Paulo.

A FAPESP recebeu, no início deste mês, a visita do conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Brasília, Alain Bourdon, que foi acompanhado de Gérard Chuzel e de Sandra Fernandes, respectivamente adidos de Cooperação para a Ciência e a Tecnologia e de Cooperação e Ação Cultural do Consulado da França em São Paulo. (Leia nota)

New research maps nanoparticles in tissue using hyperspectral imaging.

This research presents a method for utilizing enhanced darkfield microscopy (EDFM) and hyperspectral imaging (HSI) to easily and rapidly image nanoparticles in tissues from toxicology studies and map the distribution of nanoparticles throughout biological samples based on elemental composition. (Leia nota)

'Sticky waves' : Molecular interactions at the nanoscale.

Like the gravitational forces that are responsible for the attraction between the Earth and the moon, as well as the dynamics of the entire solar system, there exist attractive forces between objects at the nanoscale. (Leia nota)

Transplantar órgãos impressos em 3D não é mais ficção científica.

Pesquisadores deram um passo decisivo para a criação de estruturas orgânicas impressas em 3D. A viabilidade desses transplantes no futuro é agora possível. (Leia nota)

Micro e pequenas empresas podem pedir exame prioritário de patente.

Mais uma iniciativa do governo federal de estímulo e apoio à inovação para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) brasileiras. (Leia nota)

Governo Federal quer apoiar 7 mil projetos de pesquisa até 2019.

Plano Plurianual de Trabalho (PPA) 2016/2019 definiu propostas que visam a melhoria dos diversos setores que envolvem a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país. (Leia nota)

Microprodutor de prata.

Fungo é usado para produzir nanopartículas metálicas que podem ser empregadas mo antibacterianos. (Leia nota)

OSHA releases e-facts in several European languages.

The European Agency for Safety and Health at Work (OSHA) has announced that two of their short guidelines, e-facts, “Nanomaterials in the healthcare sector: occupational risks and prevention” and “Nanomaterials in maintenance work: occupational risks and prevention” are now available in several other languages than English. (Leia nota)

New 2-D material could upstage graphene.

The new material is made up of silicon, boron and nitrogen - all light, inexpensive and earth abundant elements - and is extremely stable, a property many other graphene alternatives lack. (Leia nota)

Vírus Zika : em "um ano" ensaio clínico francês para uma vacina.

O grupo farmacêutico francês Sanofi Pasteur anunciou o lançamento de um ensaio clínico para o vírus Zika em 2017, afim de desenvolver uma vacina. (Leia nota)

Oxigênio dá esperança para o grafeno bicamada.

A novidade vem de pesquisadores americanos, chineses e coreanos que introduziram oxigênio no processo de fabricação. (Leia nota)

Projeto ligado à Embrapii obtém pela primeira vez base para superímãs.

O Brasil obteve os primeiros 100 gramas de didímio metálico, elemento para fabricação de superímãs, peças-chave nas turbinas eólicas e carros elétricos e necessários em dispositivos eletrônicos. (Leia nota)

Presidente da SBPC faz palestras na reunião anual da AAAS, em Washington.

No encontro da entidade coirmã, a presidente da SBPC falou sobre a diáspora e mobilidade de cientistas brasileiros, e sobre a evolução da ciência no Brasil. (Leia nota)

Perovskita supercondutora.

Pesquisadores alemães e americanos mostram que, sob uma pressão superior a 110 GPa, o H2S é convertido em um supercondutor numa temperatura de cerca de 200 K. (Leia nota)

An interaction between perovskites and quantum dots could improve LED and solar technologies.

Researchers have studied the interaction of two materials, halide perovskite and quantum dots, revealing enormous potential for the development of advanced LEDs and more efficient solar cells. (Leia nota)

Light-induced superconductivity in fullerenes.

Indications of light-induced lossless electricity transmission in fullerenes contribute to the search for superconducting materials for practical applications. (Leia nota)

Com apoio da Finep, empresa usa nanotecnologia para eliminar fungos e bactérias de hospitais.

Antimicrobiano composto por nanopartículas de prata e zinco impede a reprodução dos microrganismos. Tecnologia pode contribuir para a diminuição das taxas de infecção hospitalar. (Leia nota)

MCTI recebe primeiros resultados da pesquisa sobre a fosfoetanolamina.

Celso Pansera se encontrou com pesquisadores que conduzem testes antes de lançar o portal de divulgação com todas as informações sobre os estudos com a molécula. (Leia nota)

Fabricado o primeiro "tecido molecular".

"Tecido" em nanoescala o material oferece propriedades excepcionais, que combinam força e flexibilidade. (Leia nota)

Caneta-bolha a laser que escreve com nanopartículas.

Engenheiros da Universidade do Texas em Austin (EUA) desenvolveram uma nova ferramenta, a caneta-bolha a laser que permite, pelo aprisionamento de nanopartículas na bolha, fabricar nano-objetos com uma grande precisão. (Leia nota)

For this nanocatalyst reaction, one atom makes a big difference.

Combinando pesquisas experimentais e simulações teóricas, pesquisadores americanos e alemães explicam porque nanoclusters de platina de um tamanho específico facilitam a reação de hidrogenação usada para produzir etano a partir de etileno. (Leia nota)

Nanotechnology at the Museum of Science, Boston.

Visite o Museu de Boston e tenha acesso a vídeos, áudios e um grande número de informações sobre as nanotecnologias. Vale a pena conferir. (Leia nota)

Pesquisadores e empresários consideram positivo Marco da Ciência e Tecnologia.

Para a presidenta da SBPC, o novo marco sinaliza o recomeço da pesquisa científica no país. (Leia nota)

Governo inclui CT&I como diretriz estratégica para os próximos quatro anos.

A ciência, tecnologia e inovação (CT&I) foram novamente incluídas como Diretrizes Estratégicas no Plano Plurianual (PPA) do Governo. (Leia nota)

INPI lança projeto para priorizar patentes nacionais.

Lançado nesta terça-feira, 19 de janeiro, o projeto “Prioritário BR”, oficializado pela Resolução nº 153/2015, tem como meta analisar patentes em nove meses. (Leia nota)

Oceanos em 2050 vão ter mais plástico do que peixes, alerta Fórum de Davos.

Segundo relatório, a proporção entre as toneladas de plástico e as toneladas de peixe registradas nos oceanos era de 1 para 5 em 2014. Em 2025, será de 1 para 3 e em 2050 irá evoluir de 1 para 1. (Leia nota)

New chemistry revives elementary question.

De acordo com Philip Ball ..."a Tabela Periódica é um símbolo público da Química. Entretanto, à medida que ela cresce, devemos salientar que o papel da ciência não é apenas a produção de listas”. Revista Nature (12 january 2016). (Leia nota)