Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 

NOVIDADES em C&T&I e do LQES

Brasil perde R$ 5,7 bilhões por ano ao não reciclar resíduos plásticos.

O tratamento dos resíduos ainda é inadequado, apontam especialistas. (Leia nota)

Educação é direito universal, defendem dirigentes na abertura da Cres 2018.

Cerca de cinco mil pessoas participaram da cerimônia realizada em Córdoba. (Leia nota)

Lançada pedra fundamental de Reator Multipropósito.

O Centro Experimental Aramar, em Iperó, São Paulo, promoveu cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro. (Leia nota)

Nano-Saturn.

Formação de complexos macrocíclicos supramoleculares: antraceno e fulereno C60. (Leia nota)

Nanotechnology for plant nutrition.

Usando uma plataforma de transporte nanométrico para plantas, pesquisadores aumentaram a taxa de penetração de nutrientes de 1% para aproximadamente 33%. (Leia nota)

A nanotech sensor turns molecular fingerprints into bar codes.

Um novo sistema desenvolvido na EPFL, Suíça, pode detectar e analisar moléculas com alta precisão sem a necessidade de equipamento volumoso. Ele abre a porta para a detecção de materiais em larga escala baseada em imagens com auxílio da inteligência artificial. (Leia nota)

The role of nanotechnology in the oil and gas industry.

A nanotecnologia é hoje reconhecida como tendo aplicações importantes em muitos setores - incluindo petróleo e gás. As organizações destes setores devem estar cientes do seu potencial impacto e das oportunidades que ela pode ensejar. (Leia nota)

Fungal vine disease fought with nanotechnology.

As doenças fúngicas em plantas causam prejuízos de milhões de euros na agricultura todos os anos. Muitas vezes, as culturas não podem ser tratadas por meio de produtos químicos comerciais. Cientistas liderados pelo Dr. Frederik R. Wurm, do Instituto Max Planck de Pesquisa em Polímeros, em Mainz, Alemanha, estão desenvolvendo uma proteção, baseada em nanotecnologia, utilizando o mínimo de agentes ativos evitando, com isso, a pulverização excessiva de fungicidas. (Leia nota)

From face recognition to phase recognition.

Rede neural captura arranjos em escala atômica. (Leia nota)

Scientists develop material that could regenerate dental enamel.

Pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres desenvolveram uma nova maneira de produzir materiais mineralizados que podem regenerar tecidos duros, como esmalte dental e ossos. (Leia nota)

“Nós devemos usar os dados de uma forma ética e justa”.

Diretora do Instituto de Ciência de Dados da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Jeanette Wing ressaltou em entrevista exclusiva para a Ascom ABC sua posição pelo uso responsável dos dados em benefício da sociedade e o foco de seu trabalho em formar cientistas com consciência ética. (Leia nota)

“Se vamos planejar o futuro, precisamos entender o passado”.

O geneticista mineiro Sérgio Pena falou sobre a origem genética do povo brasileiro, dando uma visão baseada em evidências que mostra quem somos e de onde viemos. Para a Ascom ABC, ressaltou que o que nos tornaremos depende da juventude de hoje e das próximas gerações. (Leia nota)

“Não existem perguntas idiotas”.

A física argentina Gabriela Gonzales, líder do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro (LIGO/EUA), diz que quem se interessa por ciência não deve ter medo de perguntar, porque é assim que se faz ciência. (Leia nota)

“As nações que mais conseguem combater a desigualdade são as nações com uma democracia forte".

Codiretor do Instituto Internacional de Desigualdades da London School of Economics, Michael Savage afirmou em sua conferência na Reunião Magna da ABC que o caminho para a redução da desigualdade passa fundamentalmente por educação e boa aplicação dos impostos. (Leia nota)

Kazuhiro Kosuge, engenheiro : ‘Uso de robôs como arma deve ser proibido.'

Pesquisador veio ao Brasil para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei". (Leia nota)

"Nós devemos enfraquecer o status quo".

A economista Mariana Mazzucatto apresentou uma das Palestras Magnas da Reunião Magna da ABC 2018. Em entrevista exclusiva para NABC, disse que para que as mulheres consigam as mesmas oportunidades que os homens precisam combater o status quo na teoria e na prática. (Leia nota)

“Escolha uma carreira que lhe permita ter um grande impacto no mundo."

O chefe do Departamento de Inteligência Artificial da Google Jeffrey Dean foi um dos palestrantes da Reunião Magna da ABC. Ele destaca em entrevista que o mais interessante da área de computação e da ciência em geral é que um pequeno grupo de pessoas pode fazer a diferença no mundo. (Leia nota)

Sidarta Ribeiro, neurocientista : ‘O sonho é um oráculo probabilístico.'

Pesquisador veio ao Rio para participar da ‘Reunião Magna 2018 : Imaginando o Futuro’, evento da Academia Brasileira de Ciências, e foi entrevistado pelo jornal O Globo para a coluna "Conte algo que eu não sei". (Leia nota)

Ciclodextrinas : um sacarídeo muito especial.

Livro destaca fundamentos e aplicações destas fantásticas moléculas. Editor Científico do LQES NEWS foi convidado para escrever o prefácio. (Leia nota)

Poluição em São Paulo diminuiu pela metade com greve dos caminhoneiros.

De acordo com o patologista Paulo Saldiva, greve permitiu experimento natural raro que possibilitará medir o custo real da poluição na capital paulista, que inclui internações, mortes e incapacitação. (Leia nota)

Como evitar que as gotas de água se transformem em gelo nas superfícies dos aviões ?

"As nanopartículas criam um ângulo e o ar fica preso entre estas. Por isso, as gotas de água não conseguem penetrar e ficam dispersas na superfície", ... (Leia nota)

Brasil dá novo passo na cadeia de produção de superímãs.

Em projeto Embrapii, IPT obtém primeiras tiras de liga didímio-ferro-boro produzidas com matéria-prima brasileira. (Leia nota)

Plataforma usa inteligência artificial para diagnosticar Zika e outros patógenos.

Método criado na Unicamp alia análise do soro sanguíneo por espectrometria de massas a algoritmo capaz de encontrar padrões associados a enfermidades – tanto de origem viral, como bacteriana, fúngica e até mesmo genética. (Leia nota)

Sensor can instantly detect gunshots, ID weapons during school shootings.

Pesquisadores americanos utilizaram conjuntamente, expertises em sensores acústicos, processamento de sinal e engenharia de sistemas embarcados, para desenvolver um detector de tiros de baixo custo projetado especificamente para a detecção indoor. (Leia nota)

Turning hair into a biomedical nanomaterial.

Cientistas descobriram que as micro e nanoestruturas hierárquicas do cabelo humano podem ser transformadas em micro e nanopartículas hierárquicas usando um procedimento top-down simples. (Leia nota)

Chameleons are masters of nanotechnology (video).

Os camaleões são os mestres da cor mais talentosos da natureza. Eles usam suas habilidades únicas de mudança de cor por vários motivos. (Leia nota)

Nanotech could be the saviour of Old Masters.

Uma abordagem em duas frentes oferece uma alternativa aos atuais métodos de conservação de pinturas. (Leia nota)

Recombinant E. coli as a biofactory for the biosynthesis of diverse nanomaterials.

Grupo de pesquisa em metabólica desenvolveu uma cepa de E. coli recombinante que biossintetiza 60 diferentes nanomateriais cobrindo 35 elementos da Tabela Periódica. (Leia nota)

Nanotube analysis system is able to identify pollutants from cosmetics in seawater.

Grupo de pesquisa da Universidade de Córdoba desenvolveu método que detecta a presença de poluentes na água do mar, não só de maneira mais rápida e eficiente como também em concentrações muito baixas. (Leia nota)

Cerimônia de Posse dos novos membros da ABC lota auditório do Museu do Amanhã.

Na noite de 9 de maio, quase 500 pessoas compareceram ao evento que empossou 19 cientistas e o IDOR como membro institucional e incluiu outorga de títulos e entrega do Prêmio Álvaro Alberto do CNPq. (Leia nota)

Fundadores do Instituto Serrapilheira são homenageados pelo CNPq.

Na cerimônia, João e Branca Moreira Salles, foram representados por Oswaldo Luiz Alves, membro do Comitê Científico do Instituto. (Leia nota)

Investimentos em ciência e tecnologia : prioridades e avaliação de resultados.

A primeira sessão plenária da Reunião Magna 2018 foi conduzida pelo diretor-científico da Fapesp e Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz e contou com apresentações do polonês Andrzej Jajszczyk, presente ao evento, e do coreano Jang Moo Lee, por Skype. (Leia nota)

As grandes transformações do presente e a sociedade do futuro.

Na segunda sessão da Reunião Magna, Eduardo Marques e José Reinaldo de Lima Lopes, da USP, e o Acadêmico Roberto DaMatta, da PUC-RJ, falaram sobre a evolução da vida urbana e como o avanço da ciência impõe a necessidade de repensar as ideias de progresso e de direitos humanos. (Leia nota)

Transformando ideias e conhecimento em riqueza e desenvolvimento.

A secretária de Estado da Indústria de Portugal, Ana Lehmann, o professor emérito da UFMG, Nívio Ziviani, e o presidente da Embrapii, Jorge Guimarães contaram suas experiências com a promoção de projetos inovativos no segundo dia da Reunião Magna da ABC 2018. (Leia nota)

Fronteiras tecnológicas.

De computadores quânticos a robôs dançarinos, passando por "metais elásticos", cientistas brasileiros e estrangeiros mostram novidades para a área de inovação no futuro. Confira o que foi apresentado na Reunião Magna da ABC. (Leia nota)

Desafios na saúde e impactos na sociedade.

A quinta sessão plenária realizada durante a reunião Magna da ABC foi coordenada pela Acadêmica Débora Foguel e teve como palestrantes os Acadêmicos Alicia Kowaltowski e Antonio Carlos Campos de Carvalho, assim como o neurocientista Sidarta Ribeiro. (Leia nota)

A biodiversidade como fonte de riqueza.

Para a última sessão da Reunião Magna, a ABC convidou especialistas para falarem sobre biodiversidade, inovação e bioeconomia. Em quatro palestras, os cientistas comentaram como nossa riqueza biológica pode trazer benefícios econômicos a todo país. (Leia nota)

“Imaginando o futuro”, Reunião Magna da ABC debate os avanços na Ciência e discute crise no País.

A Academia Brasileira de Ciências reúne nesta semana cientistas do Brasil e do mundo no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para a edição de 2018 de sua Reunião Magna. (Leia nota)

ABC lança primeiro vídeo do projeto Ciência Gera Desenvolvimento.

A iniciativa prevê a criação de uma série de vídeos curtos e dinâmicos que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. O primeiro vídeo da série fala sobre as descobertas da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner. (Leia nota)

Reitor recebe representante da Academia Brasileira de Ciências.

Oswaldo Luiz Alves esteve no prédio da Reitoria da USP para entregar ao reitor o livro “Ciência no Brasil : 100 anos da ABC”. (Leia nota)

A inovadora técnica capaz de transformar areia do deserto em terra fértil.

Faisal Mohammed Al Shimmari tem uma fazenda em uma das regiões mais inóspitas do mundo para agricultura : Al Ain, um oasis no deserto dos Emirados Árabes Unidos, onde as temperaturas podem alcançar os 50º C. (Leia nota)

Estudo aumenta resistência de borracha usada em indústria petrolífera.

A borracha nitrílica é um material utilizado em vários produtos como, por exemplo, luvas cirúrgicas e em diversos ramos da indústria, entre eles a petrolífera. Neste estudo o aumento da resistência se deu graças ao uso de óxido de grafeno e nanopartículas de sílica. (Leia nota)

Descoberta na Amazônia enzima-chave para obtenção do etanol de segunda geração.

Proteína, codificada por gene encontrado em microrganismos do lago Poraquê, poderá potencializar a ação do coquetel enzimático necessário à sacarificação do bagaço de cana-de-açúcar. (Leia nota)

Graphene and X-ray laser open new view on Alzheimer's proteins.

O grafeno permitiu a análise estrutural de amilóides de ocorrência natural. (Leia nota)

NASA eyes versatile carbon-nanotube technology for spaceflight applications.

Revestimento ultra-escuro composto por fios praticamente invisíveis, semelhantes a um tapete felpudo, feitos de carbono puro, provou ser altamente versátil para todos os tipos de aplicações em vôos espaciais. (Leia nota)

Method assembles cellulose nanofibres into a material stronger than spider silk.

Pesquisadores produziram material de base biológica que supera a resistência de todos os materiais biológicos conhecidos, sejam eles fabricados ou naturais, incluindo a madeira e a seda da aranha. (Leia nota)

Waterloo chemists create faster and more efficient way to process information.

Lei de Moore estendida com o uso da luz. (Leia nota)

New insight into why most nanoparticles don't make it through biological barriers.

As barreiras biológicas que nossos corpos desenvolveram evoluem para nos manter seguros contra infecções e parasitas. Entretanto, elas também filtram fármacos nanopartículados promissores para várias doenças. Seria este conhecimento fundamental para o desenvolvimento de fármacos da nova geração ? (Leia nota)

Goldfinger : nail polish with precious metal nanoparticles.

Composições contendo cera de abelha, clara de ovo, gelatina e corantes vegetais conhecidos há 3000 aC, foram usadas para polimento de unhas na China. Atualmente, a composição pode ser um pouco mais sofisticada com o uso de nanopartículas de metais preciosos. (Leia nota)

Hematene joins parade of new 2D materials.

Na esteira da recente descoberta de uma forma plana de gálio, uma equipe internacional criou outro material bidimensional que, segundo os pesquisadores, poderia ser um divisor de águas na geração de energia solar. (Leia nota)

Documento da ABC aos candidatos à Presidência do Brasil 2018.

A Academia Brasileira de Ciências apresenta propostas para que o desenvolvimento sustentável e socialmente justo do Brasil incorpore decidida e definitivamente ciência, tecnologia e inovação como política de Estado. Leia o documento. (Leia nota)

Encontro do Instituto Serrapilheira.

Primeira edição da série “Encontros Serrapilheira” reúne 65 cientistas no Rio de Janeiro. (Leia nota)

Reunião Magna 2018 | Imaginando o Futuro.

Com o tema "Imaginando o Futuro", o encontro anual da ABC (Academia Brasileira de Ciências) vai trazer renomados cientistas do Brasil e do exterior para discutir os avanços nas diversas áreas da ciência e seus impactos na sociedade, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Museu do Amanhã, RJ. Inscreva-se e garanta sua vaga. (Leia nota)

Espectrômetro de infravermelho que cabe em um chip.

Um dos instrumentos de pesquisa mais utilizados para identificar e analisar substâncias químicas, os espectrômetros de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR, na sigla em inglês) são volumosos, o que impossibilita seu uso em campo para detecção de compostos. (Leia nota)

MCTIC lança e-book sobre aplicações da nanotecnologia no agronegócio.

E-book é a primeira publicação do MCTIC voltada a disseminar conhecimento sobre os usos da nanotecnologia. (Leia nota)

Microplásticos contaminam água da torneira mundo afora.

Fibras de plástico invisíveis estão presentes não apenas nos oceanos, mas também na água potável usada por bilhões de pessoas, aponta estudo. De onde vêm essas partículas e como podem afetar a saúde humana ? (Leia nota)

A promising nanoparticle delivery method for immunotherapy combination.

Usando nanopartículas para ligar moléculas capazes de desencadear e estimular as células do sistema imunológico, pesquisadores descobriram em estudos de laboratório, que poderiam ativar de forma mais eficaz o sistema de defesa do corpo contra o câncer. (Leia nota)

2D sheets of cadmium telluride can spontaneously fold into nanoscrolls.

Pesquisadores descobriram que folhas bidimensionais de telureto de cádmio podem se dobrar espontaneamente em nanoscrolls. Este efeito pode ser usado em eletrônica e fotônica. (Leia nota)

New plant vaccine could replace pesticides.

Nova vacina poderia substituir os pesticidas tradicionais na proteção de cultivos e plantas sem colocar em risco seres humanos ou o meio ambiente. (Leia nota)

New biosensor patch detects bacteria on food.

Pesquisadores desenvolveram um novo patch transparente contendo moléculas que podem sinalizar se os alimentos estão contaminados. (Leia nota)

Iridescent photonic cellulose, mimicking the structural color of insects, with optical applications.

Estudo descreve, pela primeira vez, uma técnica capaz de se chegar através do uso da nanoestruturação de derivados celulósicos a uma "coloração estrutural". (Leia nota)

Países em desenvolvimento devem estudar tecnologias contra mudanças climáticas.

Cientistas terão fundo de US$ 400 mil para criar projetos sobre geoengenharia solar. Paulo Artaxo é um dos autores do artigo que foi publicado na Nature e que anuncia o fundo. (Leia nota)

ABC diploma novos afiliados da Regional São Paulo.

Emoção e discursos em defesa da ciência brasileira marcaram a cerimônia de diplomação dos novos membros afiliados da Regional São Paulo da ABC, realizada em 28 de março, na Unifesp. (Leia nota)

Vidros Especiais no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos na produção, caracterização e propriedades de vidros especiais, envolvendo metais pesados, visando seu uso em óptica não-linear, fotônica e comunicações ópticas. (Leia nota)

Importação de substâncias para pesquisas científicas deve ser desburocratizada.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou a medida no dia 03/04. (Leia nota)

Brasil e Irã elegem nanotecnologia como tema para acelerar cooperação.

A decisão saiu da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Irã de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira, 10 de abril, no MCTIC. (Leia nota)

Artificial molecules that mimic DNA.

As moléculas sintéticas não apenas imitam as estruturas de suas contrapartes biológicas, mas também, podem assumir suas funções e até mesmo superá-las. (Leia nota)

Nanotechnology research team advances to final round of the Carbon XPRIZE.

Pesquisadores americanos transformam CO2 em nanotubos de carbono. (Leia nota)

NIOSH publishes guidance on nanotechnology workplace design.

O NIOSH (National Institute of Occupational Safety and Health) americano divulgou quatro documentos de orientação destinados a “fornecer opções” aos empregadores para proteger melhor os trabalhadores expostos aos nanomateriais. (Leia nota)

Adidas sold 1 million pairs of shoes made from ocean plastic last year.

Finalmente, o design de calçados verdes está atingindo níveis populares. (Leia nota)

Microplastics research—from sink to source.

Microplásticos são onipresentes não apenas no oceano, mas também na terra e em sistemas de água doce. (Leia nota)

Twisting laser light offers the chance to probe the nano-scale.

Novo método para medir a estrutura das moléculas foi demonstrado pela torção da luz de um laser. (Leia nota)

Water purification breakthrough uses sunlight and nanostructured gels.

Cientistas desenvolveram uma tecnologia econômica e compacta usando materiais híbridos gel-polímero. Esses hidrogéis possuindo propriedades hidrofílicas e semicondutoras, permitem a produção de água potável limpa e segura de qualquer origem, seja dos oceanos ou de fontes contaminadas. (Leia nota)

Governo propõe uma transformação digital na economia.

O governo federal lançou nesta semana a Estratégia para a Transformação Digital (E-Digital). (Leia nota)

Quantum dots no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos na produção e caracterização de vidros dopados com quantum dots de famílias de semicondutores II-VI visando seu uso em fotônica e comunicações ópticas. (Leia nota)

Lego vai lançar coleção com plástico sustentável feito de cana-de-açúcar brasileira.

A famosa marca dinamarquesa de brinquedos Lego deve lançar ainda este ano sua primeira coleção de peças sustentáveis, feitas a partir da cana-de-açúcar, em uma iniciativa inédita para reduzir a sua demanda de plástico. (Leia nota)

Brasileira recebe prêmio para mulheres cientistas na França.

A professora brasileira Rafaela Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ganhou um prêmio internacional que incentiva mulheres cientistas e recebeu nesta quinta-feira (22/03), em Paris, o International Rising Talents, organizado pela L’Oréal. (Leia nota)

ABC realiza sessão no Fórum Mundial da Água.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) e o Programa Hidrológico Internacional (IHP-Unesco, na sigla em inglês), participou do 8º Fórum Mundial da Água (WWF). A sessão "Urban Water Challenges in the Americas" aconteceu no dia 21 e fez parte do Processo Regional do WWF. (Leia nota)

Nanofiber dressings heal wounds, promote regeneration.

Inspirando-se em plantas e animais para restaurar tecidos. (Leia nota)

Sex affects how nanoparticles behave.

Aplicações clínicas usando nanopartículas permanecem poucas e distantes entre si, em comparação com o vasto sucesso dos estudos de nanopartículas para a medicina realizados em laboratório. A lacuna pode ser atribuída a muitos fatores que afetam as interações entre células e nanopartículas que ainda são pouco compreendidos. Colaboração de pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá e Irã demonstraram que o gênero de diferentes células afeta significativamente a rapidez com que as nanopartículas são capturadas. (Leia nota)

Graphene finds new application as non-toxic, anti-static hair dye.

Nova fórmula funciona tão bem como os corantes permanentes comerciais sem alterar quimicamente os cabelos. (Leia nota)

Graphene-based water filter removes more than 99% of natural organic matter.

Um filtro à base de grafeno, que pode remover mais de 99% da matéria orgânica natural da água tratada, está sendo ampliado para possível uso em estações de tratamento convencionais. (Leia nota)

Nanoparticles could save lives by stopping internal bleeding.

A hemorragia interna apresenta um alto risco de fatalidade. Uma nova "droga" usa nanopartículas dirigidas magneticamente para estancar o sangramento e reduzir a perda de sangue. (Leia nota)

Cow and elephant dung can be turned into paper, study shows.

"Depending on the animal, up to 40 percent of that manure is cellulose, which is then easily accessible," said scientist Alexander Bismarck. (Leia nota)

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional São Paulo 2018-2022.

No dia 28 de março, cinco jovens cientistas de destaque de São Paulo serão diplomados membros afiliados da ABC. Serão quatro para o período de 2018 a 2022 e um ainda referente ao período de 2017 a 2021. A cerimônia será realizada no Anfiteatro Leitão da Cunha da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). (Leia nota)

Conheça 10 brasileiras pioneiras na ciência.

Cientistas foram as primeiras mulheres a obterem doutorado em suas áreas e responsáveis por diversas descobertas. Publicado em 2006, o livro “Pioneiras da Ciência no Brasil” está disponível online no site da SBPC. (Leia nota)

Uso inteligente de água gera benefícios.

Março é o mês das águas. Não só pela expressão eternizada por Tom Jobim, mas porque é o mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, no dia 22, data instituída pela Organização das Nações Unidas, em 1992. Para nós, brasileiros, é quase sempre o mês com maior quantidade de chuvas, atingindo quase todo o território nacional, dado que é o fim do verão. (Leia nota)

Falta de investimento limita expansão da indústria química no longo prazo.

Após três anos consecutivos de queda, a indústria química obteve faturamento recorde em 2017. Porém, a falta de investimentos pode limitar a recuperação no longo prazo, favorecendo as importações. (Leia nota)

Estrutura eletrônica de compostos de urânio é desvendada.

Pesquisa feita no LNLS esclarece como se organizam as camadas mais externas dos elementos radioativos conhecidos como actinídeos e dá novo passo na busca por materiais supercondutores em temperatura ambiente. (Leia nota)

Subproduto de luxo : backbone óptico de 2 mil km atravessa Amazônia.

Rede foi instalada na linha de transmissão que interliga hidrelétrica de Belo Monte ao sistema de energia do país. (Leia nota)

This is 'nanowood', a new invention that could greatly reduce humanity's carbon footprint.

A nanocelulose, base desta invenção, é disponível e tem um processamento relativamente barato, custando por volta de 7,44 dólares o metro quadrado. (Leia nota)

New conductive MXene nanocoating may unlock biometric and wearable technology of the future.

Pesquisadores desenvolveram um revestimento condutor, mecanicamente robusto, que pode manter o desempenho sob condições de forte alongamento e flexão. (Leia nota)

Nanostructures made of previously impossible material.

Quando você faz um bolo, você pode combinar os ingredientes em quase todas as proporções, e eles quase sempre serão capazes de se misturar. Isso é um pouco mais complicado na química de materiais. (Leia nota)

A treasure trove for nanotechnology experts.

Uma equipe da EPFL e da NCCR MARVEL identificou mais de 1.000 materiais com uma estrutura 2D particularmente interessante. Sua pesquisa, que foi capa da revista Nature Nanotechnology, prepara o caminho para aplicações tecnológicas inovadoras. (Leia nota)

Surprise graphene discovery could unlock secrets of superconductivity.

Folhas desalinhadas do material de carbono conduzem eletricidade sem resistência. (Leia nota)

São Paulo arrecada valor recorde em royalties de petróleo.

No ano passado, São Paulo arrecadou R$ 2,5 bilhões em royalties e participações especiais de petróleo e gás. (Leia nota)

Many colors from a single dot.

Nanopartículas individuais podem ser usadas para emitir diferentes cores. (Leia nota)

Nanopartículas de Prata e derivados no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanopartículas de prata (AgNPs) envolvendo a produção, caracterização avançada, toxicologia, ecotoxicologia e aplicações como antibacterianos, tintas e resinas odontológicas. (Leia nota)

Descobertas nanopartículas que influenciam evolução dos tumores cancerígenos.

Chamam-se "exómeros" e nunca se ouviu falar deles, mas desempenham um papel essencial na progressão do câncer. É essa a conclusão dos investigadores do Instituto de Investigação e Inovação (i3S) da Universidade do Porto, em colaboração com o grupo do investigador David Lyden, do Weill Cornell Medicine, de Nova Iorque. (Leia nota)

Radiografia das retratações no mundo.

Estudo utiliza acervo de notícias publicadas no site Retraction Watch para traçar um panorama dos deslizes éticos em publicações científicas. (Leia nota)

Estudo em Israel cria colírio capaz de corrigir córnea e substituir óculos.

Pesquisador conseguiu alterar até 2 graus de miopia e de hipermetropia em olhos de porcos; estudo está em fase experimental. (Leia nota)

Nanotechnology Can Improve Safety, Effectiveness in Drug Delivery.

Formular um medicamento que não só é eficaz, mas também seguro e com efeitos colaterais limitados, não é uma tarefa fácil. (Leia nota)

Why burn bagasse when you can 3D print its nanocellulose.

O bagaço, derivado de resíduos gerados por processos da indústria de alimentos, tais como o processamento de cana-de-açúcar, tem grande potencial como matéria-prima para a produção de nanofibrilas de celulose (CNF) para uma grande variedade de aplicações. (Leia nota)

Purdue researchers show concrete infused with wood nanocrystals is stronger, plan to use it in California bridge.

Pesquisadores da University of Purdue estão prontos para testar se podem tornar a ponte mais resistente usando concreto infundido com nanocristais microscópicos provenientes da madeira. Os pesquisadores têm trabalhado com nanocristais de celulose, subproduto gerado pelas indústrias de papel, bioenergia, agricultura e celulose. (Leia nota)

Histology in 3-D : new staining method enables Nano-CT imaging of tissue samples.

Até o momento, examinar amostras de tecido de um paciente significava cortá-las em fatias finas para análise histológica. Isso agora pode mudar - graças a um novo método de coloração elaborado por uma equipe interdisciplinar da Universidade Técnica de Munique (TUM). O método permite que os especialistas investiguem amostras de tecido em 3D usando um sistema Nano-CT também desenvolvido recentemente na Universidade. (Leia nota)

Grafeno pode ser arma certa para combater os 5 maiores problemas do planeta.

Em 2015, a ONU definiu 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals – SDGs) para atingir, em escala global, até 2030. Este conjunto de metas tem o nome de Agenda 2030 e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo. (Leia nota)

Óxido de grafeno e derivados no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com óxido de grafeno (GO) envolvendo a produção, purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia síntese de nanocompósitos e aplicações em embalagens, filtros e drug delivery. (Leia nota)

Crise na ciência não se deve apenas à falta de recursos, avaliam cientistas.

A crise de financiamento pela qual a ciência brasileira atravessa atualmente não se deve apenas à falta de recursos, mas de visão estratégica e de uma política de Estado que compreenda a necessidade de aumentar os investimentos no setor para assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do país. (Leia nota)

Bilionário russo faz um grande investimento em nanotecnologia.

O bilionário russo Roman Abramovich é conhecido por uma série de coisas. Ele é o dono do clube inglês Chelsea Football Club. Ele é um super aficionado por iates de luxo. Ele circula com mulheres lindas e muito jovens - geralmente modelos. E, agora, ele é um importante filantropo. (Leia nota)

Proposta destina 5% da receita corrente da União para ciência e tecnologia.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara quanto à sua admissibilidade. (Leia nota)

Controlling mosquito populations using nanotechnology (nanometric emulsion).

Emulsão nanométrica ecologicamente benigna a base de óleo de neem e uréia para controlar a população de mosquitos no meio ambiente. (Leia nota)

These bacteria produce gold by digesting toxic metals.

A Bacterium C. metallidurans encontrou uma maneira de extrair elementos-traço valiosos de um composto contendo metais pesados sem envenenar-se. (Leia nota)

Liquid crystal molecules form nano rings.

Na estação PETRA III do síncroton DESY, cientistas investigaram uma forma intrigante de auto-montagem em cristais líquidos : quando os cristais líquidos são colocados em nanoporos cilíndricos e aquecidos, suas moléculas formam ...(Leia nota)

Vanadium dioxyde : A revolutionary material for tomorrow's electronics.

As propriedades únicas do dióxido de vanádio tornam-no perfeito para superar o silício e dar origem a uma nova geração de dispositivos eletrônicos de baixa potência. Engenheiros mostraram como esse composto pode ser usado para criar funções eletrônicas programáveis de radiofreqüência para sistemas de comunicação aeroespacial. Outras aplicações - como na computação neuromórfica e inteligência artificial - também fazem parte dos planos. (Leia nota)

The Bacterial 'Game of Thrones'.

Entendendo os "jogos de guerra" bacterianos dentro do nosso corpo. (Leia nota)

Moving beyond graphene.

O desenvolvimento de materiais 2D semelhantes ao grafeno continua a ser um desafio, entretanto, os químicos estão fazendo progressos aproximando-se de uma eletrônica e fotônica cada vez menores e mais rápidas. (Leia nota)

Did water-based life originate without water ?

Ao tentar entender as origens da vida na Terra, pesquisadores enfrentam um paradoxo : enquanto a água é um solvente indispensável para todas as formas de vida conhecidas que existem hoje, a água também inibe a formação de cadeias de polímeros semelhantes ao ácido nucleico, tais como RNA, que eram provavelmente precursores da vida. Isso levanta a questão : como se formaram em primeiro lugar os ácidos nucleicos ? Uma solução para este "paradoxo da água" é que a vida pode ter se originado em algo diferente da água e, apenas mais tarde, se adaptou à sua presença. (Leia nota)

New water-splitting method could open path to hydrogen economy.

Pesquisadores da Washington State University encontraram uma maneira mais eficiente de gerar hidrogênio a partir da água. Trata-se de um importante desenvolvimento para tornar a energia limpa mais viável. (Leia nota)

Ex-aluno do LQES é indicado e nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry.

Aldo Zarbin, atualmente professor do Departamento de Química da UFPR, defendeu mestrado (1993) e doutorado (1997) no Laboratório de Química do Estado Sólido trabalhando, respectivamente, com antimoniatos e incorporação de compostos organometálicos e polímeros em vidros porosos. (Leia nota)

Nanotubos de carbono no LQES.

Dossier do LQES documenta pesquisas e desenvolvimentos feitos com nanotubos de carbono envolvendo purificação, funcionalização, toxicologia, ecotoxicologia e síntese de nanocompósitos. (Leia nota)

Uma nova tentativa para deter o câncer de pâncreas.

Tratamento baseado na associação de imunoterapia e quimioterapia reduziu 80% do tumor em animais. (Leia nota)

CH4 + CO2 – CO = vida.

Para pesquisadores da Universidade de Washington, essa equação simples representa um desequilíbrio químico fundamental na atmosfera de planetas terrestres que abrigam vida. (Leia nota)

CAPES oferece base de dados especializada em Ciências Exatas e Engenharias.

Pesquisadores de ciências exatas e engenharia têm à disposição um banco de dados para realizar suas revisões bibliográficas. (Leia nota)

De onde vem o dinheiro para pesquisa das universidades dos EUA ?

Às vésperas de um novo congelamento de recursos, é preciso brecar a desinformação sobre investimentos públicos e privados. (Leia nota)

Shaking up gold and palladium.

O método mecânico químico produz compostos de metais nobres sem solventes ou reagentes "desagradáveis". (Leia nota)

New study shows bacterial resistance to nanoparticles can be averted.

A descoberta revolucionária foi publicada na revista Nature Nanotechnology. Este é também o primeiro artigo publicado nesta revista que foi escrito exclusivamente por autores checos. (Leia nota)

Multifunctional nanomedicine platform for the delivery of gene therapeutics.

Maquinaria de edição de genoma para terapia de tumores "disparada" por nanopartículas de ouro modificadas. (Leia nota)

Proton transport in graphene shows promise for renewable energy.

Pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram novo e inesperado efeito físico em membranas de grafeno que poderia ser usado em dispositivos para "imitar" artificialmente a fotossíntese. (Leia nota)

New research opening for atomically thin metal nanostructures.

Pesquisadores do Nanoscience Center, Universidade de Jyväskylä, abriram uma nova possibilidade na pesquisa de nanomateriais. A essência da novidade reside no uso exclusivo de elementos metálicos em nanoestruturas planas e atomicamente finas. (Leia nota)

Bio-Renewable process could help 'Green' Plastic.

Pesquisadores usam precursor de plástico feito com biomassa em vez de petróleo. (Leia nota)

Researchers reveal high performance CNT catalyst relating to its electroconductivity.

O alto desempenho do catalisador foi determinado pela elevada estabilidade, sítios metálicos, sítios ácidos, eletrocondutividade e tolerância do CNT ao coqueamento, na obtenção de biocombustível a partir do pinhão-manso. (Leia nota)

Ciência no Brasil : 100 anos da ABC.

Acesse o arquivo eletrônico com o recém-saído livro do Centenário da ABC, que inclui as comemorações da ocasião, os estudos estratégicos elaborados para a sociedade brasileira, a história da Academia Brasileira de Ciências e destaca como personagens alguns dos grandes cientistas do país. (Leia nota)

Nanopartículas e interação com biossistemas.

Dossier de pesquisas realizadas no LQES com nanopartículas de sílica mesoporosas mostra desde a síntese e funcionalização, passando pela aplicação em drug delivery de drogas antitumorais, até o impacto da divulgação pública dos resultados. (Leia nota)

Brasil atinge 1 GW em energia solar.

Marca coloca o país na lista seleta dos 30 países com esse nível de geração no mundo. (Leia nota)

Tabela periódica pode ganhar nova linha pela primeira vez na história.

Cientistas do Japão tentam sintetizar o elemento químico 119, “jamais criado no universo”. (Leia nota)

Por que artigos científicos são mais citados do que se pensa, segundo esta pesquisa ?

Revista Nature realizou uma ampla análise dos trabalhos publicados entre 1980 e 2015, acompanhados pela plataforma Web of Science. (Leia nota)

Nanocatalyst cleans toxic nitrates from drinking water.

Engenheiros do Centro de Tratamento de Água usando Nanotecnologia da Rice University (NEWT) encontraram um catalisador que “limpa” os nitratos tóxicos da água potável convertendo-os em ar e água. (Leia nota)

Uh Oh—CRISPR might not work in people.

Amostragem de sangue humano revela uma surpresa : a maioria das pessoas pode ser imune a um dos maiores avanços mundiais da engenharia genética. (Leia nota)

Nanotubes go with the flow to penetrate brain tissue.

Cientistas e engenheiros da Rice University desenvolvem dispositivos microfluídicos e microeletrodos para implantação suave no cérebro. (Leia nota)

Graphene membrane seeks to drastically reduce dialysis time.

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Flórida estão desenvolvendo uma membrana baseada em grafeno que visa melhorar o processo de tratamentos de diálise e reduzir os tempos de tratamento. (Leia nota)

Tweaking quantum dots powers-up double-pane solar sindows.

Quantum dots em engenharia poderiam reduzir o custo da eletricidade solar. (Leia nota)

Graphene 'tattoo' sensor enables measurements of water use in crops.

Cientista da Iowa State University Schnable, descreveu como ele mediu o tempo necessário para que dois tipos de plantas transfiram a água de suas raízes, para suas folhas mais baixas e depois para as folhas superiores. (Leia nota)

 © 2001-2018 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco