Carreadores Moleculares.

É bem documentado na literatura científica que nos tratamentos quimioterápicos utilizados atualmente, os fármacos antitumorais são utilizados em doses limitadas, pois não possuem total especificidade no combate às células cancerosas, atingindo também células sadias. Muitas vezes as características hidrofóbicas desses fármacos dificultam ainda mais sua utilização.

Tem sido procurado através das nanotecnologias formas de superar estes problemas através do desenvolvimento de nanomateriais capazes de transportar o princípio ativo especificamente ao alvo biológico desejado.

O trabalho desenvolvido na Dissertação de Mestrado de Leandro Carneiro Fonseca de título: "Modificação Superficial de Veículos Moleculares à Base de Nanopartículas de Sílica Mesoporosa", recentemente defendida no Instituto de Química da Unicamp, sob a orientação do Prof. Oswaldo Luiz Alves, teve como objetivo avançar em alguns aspectos desta temática.

Neste trabalho foram desenvolvidas nanocarreadores esféricos de sílica mesoporosa contendo grupos fenila (hidrofóbicos) em seu interior, cuja função é adsorver fármacos hidrofóbicos através de interações do tipo Van Der Walls no interior dos poros, mantendo a integridade físico-química e, liberando-os posteriormente, às células-alvo de maneira específica. Para uma otimização destes sistemas, fez-se necessário funcionalizar a superfície externa das nanopartículas com o polietilenoglicol (PEG), de modo a "camuflá-las" do sistema imunológico e evitar efeitos biológicos indesejáveis.

Micrografia Eletrônica de Transmissão (TEM) de nanopartículas de sílica funcionalizadas internamente com grupos fenil e externamente com polietilenoglicol.

Créditos: LQES/LCF

Ensaios hemolíticos realizados mostraram que o PEG influencia a minimização da lise das células vermelhas do sangue, tanto em termos da taxa de funcionalização quanto do próprio tamanho da cadeia polimérica. Foram ainda estudados os efeitos de agregação das nanopartículas no controle do efeito hemolítico.

As pesquisas continuam em andamento no Laboratório de Química do Estado Sólido da Unicamp na direção das avaliações citotóxicas e internalização (in vitro) destas nanoestruturas funcionalizadas em células de interesse médico.

Este projeto foi desenvolvido dentro das atividades do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais (INOMAT) do MCTI.

LQES NEWS - Ano XIII - n. 297, 02 de agosto de 2014 (OLA).