Materiais com nanotubos de carbono para impressão 3D.

Arevo Labs, uma startup do Vale do Silício (EUA), anunciou a viabilidade tecnológica e o desenvolvimento de materiais para criar peças de polímeros ultrarresistentes de alto desempenho para utilização em impressoras 3D. Os materiais disponíveis incluem polímeros, tais como: KetaSpire®PEEK, AvaSpire® PAEK, Radel® PPSU e PrimoSpire® SRP. A proposta da Arevo consiste em materiais reforçados com fibras e nanotubos de carbono patenteados de elevada performance, os quais são compatíveis com a tecnologia de impressão via fusão usando filamentos, disponíveis em impressoras 3D comerciais e algoritmos de softwares especializados para criar objetos 3D com determinadas propriedades mecânicas.

Peças de polímero ultrarresistente impressas em 3D.

Créditos: Arevo

A Impressão 3D usando PEEK (sigla do inglês Polyether Ether Ketone) e outros polímeros reforçados avançados tem sido tecnicamente desafiadora até o momento. A equipe da Arevo Labs resolveu este problema aprimorando a formulação dos polímeros juntamente com uma tecnologia inovadora de extrusão para possibilitar sua utilização na impressão 3D. O pedido de patente, ainda pendente, sobre a tecnologia de impressão 3D da Arevo Labs combina os benefícios da impressão de geometrias complexas com materiais reforçados que apresentam excelente resistência não só a elevadas temperaturas como produtos químicos. As peças impressas em 3D aperfeiçoam as propriedades mecânicas utilizando os avançados algoritmos da Arevo, resultando em peças mais leves e resistentes e com propriedades mecânicas incomparáveis.

"Estamos animados com a possibilidade de ter peças de polímeros ultrarresistentes impressas em 3D pela primeira vez", disse Hemant Cheda, fundador da Arevo Labs. "OEMs (sigla do inglês Original Equipment Manufacturer) das indústrias aeroespacial e de defesa, em particular, agora podem utilizar peças mais leves e resistentes em larga escala que não seriam possíveis de produzir por meio dos métodos convencionais disponíveis até hoje."

"Arevo Labs está fornecendo às ndústrias aeroespaciais e de defesa uma nova linha superior de peças ultrarresistentes impressas em 3D utilizando polímeros da Solvay", disse Jens Hoeltje, Director of Strategy & Marketing da Solvay Specialty Polymers. "Estamos satisfeitos porque vários polímeros de elevado desempenho da Solvay estão sendo utilizados nesta nova e excitante tecnologia."

Sobre a Arevo Labs
Arevo Labs, localizada com Vale do Silício, Califórnia (EUA), é focada no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a produção em larga escala de peças de polímeros ultrarresistentes impressas em 3D. A tecnologia do Arevo consiste em materiais avançados, tecnologia de impressão e algoritmos que melhoram as propriedades mecânicas das peças impressas. A Arevo planeja oferecer estes materiais e tecnologias para as OEMs de todo o mundo.

Nano em Foco, ABDI (www.abdi.com.br).

Assuntos Conexos:
Hot Tema- Nanotubos.