Influência do efeito "Protein Corona" no transporte de moléculas para o interior de células.

Um dos assuntos mais estudados no âmbito das nanotecnologias tem sido aquele relacionado com sistemas capazes de "transportar" moléculas para o interior de células. Nestes estudos, dois pontos têm sido recorrentes: o primeiro diz respeito ao carreador, no caso nanopartículas de sílica mesoporosa e, o segundo, à células cancerígenas e tumores.

Não obstante um grande número de estudos, poucos são aqueles dedicados à questão das interações das nanopartículas com a bionanointerface e, também, à questão da difusão molecular que ocorre ao longo dos poros.

O artigo "Influence of Protein Corona on the Transport of Molecules" foi publicado pela revista ACS Applied Materials & Interfaces, da American Chemical Society, abordando estas temáticas. Contou com a contribuição de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal do Ceará (UFC). As pesquisas foram coordenadas pelo Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES-Unicamp).

Segundo o Professor Oswaldo Luiz Alves, coordenador científico do LQES, "este trabalho vai permitir que seja dado um grande passo no sentido da compreensão da influência da bionanointerface nestes sistemas, os quais - sem que se enfrente, de fato, a questão da multidisciplinaridade -, tornam praticamente impossível que sejam estudados".

Considerando não só a novidade, mas ainda a relevância do trabalho, a Editoria da revista elegeu esta contribuição como o artigo de capa.

Capa da revista Applied Materials & Interfaces, Volume 5, setembro de 2013.

Créditos: ACS.

As pesquisas dentro desta temática prosseguem, estendendo-se a outros sistemas de sílica mesoporosa contendo diferentes funcionalizações e, também, a demais sistemas biológicos. Tais atividades fazem parte do portfólio do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais (INCT-INOMAT) e, neste momento, contarão com financiamento adicional do Programa de Laboratórios Associados de Nanotecnologia (SisNANO), através do Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interação com Biossistemas (NanoBioss), sediado no Instituto de Química da Unicamp.

O artigo pode ser acessado aqui.

Quadragésima terceira tese realizada no LQES.

Carteiros notáveis

LQES NEWS Ano XII - n. 277, 19 de outubro de 2013.