Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Transistores de grafeno para a bioeletrônica.

Poder fundir o Homem e a máquina - a fim de libertar os corpos biológicos de algumas de suas limitações -, é realmente um velho sonho. Referimo-nos, naturalmente, à produção de próteses para restaurar a utilização de um membro perdido ou ainda uma visão falha. Coloca-se, então, o problema da realização de uma interface entre circuitos eletrônicos e células nervosas. A priori, isto é possível, porque o influxo nervoso, o famoso potencial de ação, faz com que intervenham efeitos eletroquímicos.


Sensores bioeletrônicos com FET

Desde os anos 1970, biofísicos tentaram detectar o potencial de ação por meio de transistores baseados em silício, sensíveis às modificações das propriedades eletrolíticas da solução na qual estão imersas as células nervosas. Trata-se mais precisamente de uma classe de transistores de efeito de campo (field-effect transistor ou FET, em inglês) chamados solution-gated FET (SGFET).



Uma foto-montagem representando grafeno, reconhecível por sua estrutura em ninho de abelha (colméia), com uma célula nervosa (em verde) e um potencial de ação (curva verde à esquerda). Seria o grafeno uma chave para os implantes biônicos?

Créditos: Jose Garrido.


Infelizmente, se a idéia é promissora, estes SGFET apresentam inconvenientes que é preciso superar. Assim, não são flexíveis, o que não é prático quando se deseja implantá-los em órgão como o cérebro ou outras partes do sistema nervoso. A superfície dos SGFET se oxida rapidamente em contato com o líquido que banha as células nervosas, e seus compostos eletrônicos perdem, portanto, sua eficácia.

No momento em que acabam de alocar recursos na Europa para o Human Brain Project e para as pesquisas sobre grafeno, o grupo de pesquisa de Jose Garrido, da Technische Universität München (Alemanha) acaba de submeter à publicação os últimos resultados de suas pesquisas, que mostram ser possível ultrapassar as limitações dos SGFET baseados em silício, pela utilização de grafeno.


SGFETs e grafeno, biocompatíveis?

Os pesquisadores reuniram 64 SGFET de 10 µm de diâmetro cada um para formar um quadrado sobre o qual foram cultivados neurônios. As células nervosas sobreviveram durante longos períodos ao contato do grafeno sobre esta bateria de transistores, enquanto estes últimos registraram a ativação das células nervosas.

Agora, os biofísicos se propõem a fazer blocos de 1.000 SGFET de grafeno, o que permitiria a realização de implantes de retina. Não deverá haver obstáculo tecnológico à realização de tais sistemas, mas resta mostrar que, além da sobrevivência dos neurônios, eles não danificarão os tecidos nervosos.

Futura-Sciences (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor - O trabalho "Graphene transistors for bioelectronics", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Lucas H. Hess, Max Seifert e Jose A. Garrido, tendo sido submetido à publicação em 06 de fevereiro (2013). O abstract pode ser acessado em arXiv:1302.1418.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco