Eletrônica sobre carbono : caminho liberado.

Os nanotubos de carbono devem estar perfeitamente alinhados em arrays de alta densidade e cobrir o conjunto do substrato, o que constitui um verdadeiro desafio técnico. Até agora, a maior densidade de nanotubos obtida é inferior a 50 tubos por mícron, mas uma equipe americana acaba de atingir uma densidade de mais de 500 tubos por mícron, o que constitui um recorde mundial e abre caminho para a eletrônica pós-silício.

Nanotubos de carbono.

Créditos: RT Flash.

Para conseguir este resultado, os pesquisadores utilizaram uma técnica de fabricação chamada Método de Langmuir-Schaefer, que consiste em dispersar nanotubos semicondutores, previamente dopados, sobre um filme líquido. Esta técnica permite não só uma excelente distribuição dos nanotubos sobre a totalidade da superfície, mas também uma orientação uniforme. As redes de nanotubos obtidas têm uma pureza de 99% e estão alinhadas com um ângulo de 17 graus, umas em relação às outras.

Tal aumento da densidade possibilita melhorias substanciais das propriedades físicas e eletrônicas dos nanotubos e permite que se tenha em vista circuitos eletrônicos flexíveis e transparentes.

Os trabalhos mostram que os nanotubos de carbono estão bem colocados para substituir o silício, que irá atingir os limites das leis da física por volta de 2013, quando a largura dos transistores chegará a apenas 5 nanômetros.

RT Flash (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Arrays of single-walled carbon nanotubes with full surface coverage for high-performance electronics", que deu origem a esta notícia, é de Qing Cao, et al, tendo sido publicado on-line na revista Nature Nanotechnology (2013), DOI: 10.1038/NNANO.2012.257.

Assuntos Conexos:

Eletrônica molecular ganha novo aliado: transistores com nanotubos de carbono auto-alinhados.

Acaba de ser concebido o material mais negro jamais visto.