Cristália doa a governos patente de nova forma de aplicação de vacinas.

O Laboratório Cristália (São Paulo) concedeu aos governos Federal e Estadual a patente da sílica nanoestruturada - novo adjuvante vacinal que permite que vacinas antes administradas apenas de forma injetável possam, a partir de agora, serem administradas em gotas. O anúncio foi realizado durante homenagem da Cristália ao professor Osvaldo Sant'Anna, do Laboratório de Imunoquímica do Instituto Butantan, realizada no início do mês de junho, no Centro de São Paulo, com as presenças do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Criada e estudada pela equipe do professor Osvaldo Sant'anna com a ajuda de técnicos do Laboratório Cristália, a novidade representa uma revolução no campo da imunização em massa. "Essa descoberta vai permitir que crianças sejam vacinadas contra doenças graves de uma forma muito mais barata e com menos riscos de contaminação, mas com a mesma eficácia", afirma Ogari Pacheco, presidente do Laboratório Cristália, acrescentando que a ideia é ceder gratuitamente a patente da nova descoberta a outros países, também.

Nanopartículas e vacinas: sinergia.

Créditos: Health Care Gobal.

Durante estudos pré-clínicos, a sílica nanoestruturada apresentou resultados promissores, realizados, inicialmente, com a vacina da hepatite B. Administrada oralmente, a vacina com o novo adjuvante teve a mesma eficácia que o modo convencional. A pesquisa já recebeu o Prêmio Prof. Eric Roger Wroclawski, na categoria Pesquisa Clínica, concedido anualmente pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Em breve, serão desenvolvidos os estudos em humanos.

Atualmente, apenas a vacina Sabin, contra paralisia infantil, é administrada oralmente. Na maioria dos casos, a vacinação é feita por via parental (intradérmica e intramuscular), já que o ambiente do estômago destrói as partículas de proteínas responsáveis pelo estímulo imunológico.

Ascom Cristália.

Nota do Managing Editor - Esta matéria foi veiculada primeiramente no site da Empresa Cristália. A ilustração aqui apresentada não consta da matéria original.

Assuntos Conexos:

Pesquisadores do Butantã e da USP testam vacina oral contra hepatite B.

Nanopartículas virais abrem a possibilidade para uma vacina antibronquiolite.