Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Teria a argila possibilitado o surgimento da vida ?

A vermiculita é um mineral natural, formado pela hidratação de alguns minerais basálticos e frequentemente associado, na natureza, ao amianto. Possui uma estrutura argilosa e as argilas de tipo vermiculita têm uma estrutura de micas no interior das quais os íons K+ , situados entre as lamelas, foram substituídos pelos cátions Mg2+ e Fe2+.

A vermiculita acaba de ser utilizada por Don Fraser, da Universidade de Oxford (Reino Unido) e seus colegas da Universidade de Innsbruck (Áustria) para tentar "descobrir" os segredos da origem da Vida. Os pesquisadores descobriram particularmente que a argila desse tipo tinha propriedades susceptíveis de permitir resolver um dos grandes enigmas das ciências do ser vivo, a quiralidade.

Desde as experiências de Stanlley Miller, influenciado pelas idéias do grande bioquímico russo Alexandre Oparine, se pensa que a vida pôde aparecer naturalmente sobre a terra a partir de processos abióticos. Um dos primeiros a sugerir o papel importante das argilas para explicar a origem da vida foi o grande cristalógrafo britânico John Desmond Bernal.


A presciência de um gênio

O grande público conhece - pelo menos graças aos projetos de estações espaciais dos anos 1970 -, em particular a esfera de Bernal. Mas pouco se sabe que a descrição da evolução de extraterrestres inteligentes, a origem do monolito negro, do romance de Arthur Clarke, 2001: uma Odisséia no Espaço é diretamente transposta de um texto de Bernal.

Neste, após uma fase em que o espírito do homem não faria progressivamente mais que dispositivos biomecânicos adaptados à exploração do espaço, a inteligência e a consciência terminariam por ser estocadas sob forma de redes de luz em interação, como circuitos neuronais, mas na própria estrutura do espaço-tempo topologicamente complicada.

Bernal é, portanto, considerado como um espírito particularmente criativo, tendo influenciado os pioneiros da biologia molecular. Há algum tempo, discute-se que diversas experiências mostrando que a hipótese de John Desmond Bernal sobre o surgimento da vida bem poderia estar exata.



John Desmond Bernal foi o primeiro a determinar a estrutura cristalográfica do grafite. Foi, ainda, um dos pioneiros da aplicação de raios X para o estudo de moléculas biológicas.

Créditos: W. Suschitzky - Nature.


Uma ferramenta para a síntese de novos medicamentos?

Por exemplo, os trabalhos de James Ferris mostraram que argilas podem agir como catalisadores, quando da formação de longas cadeias de RNA, que, com as proteínas e o DNA, são compostos essenciais à vida. Podem ser citados também aqueles (trabalhos) do prêmio Nobel Jack Szostak sobre a capacidade das argilas de produzir os ácidos graxos formadores da membrana das células vivas.

Quanto a Don Fraser, ele conduziu experiências sobre géis contendo vermiculita e seus efeitos sobre os aminoácidos, a D-histidina e a L-histidina. A L-histidina é um dos aminoácidos que compõem as proteínas. Outros aminoácidos, como a alanina e a lisina, foram considerados. Juntamente com seus colegas, Fraser mostrou que se produzia um enriquecimento de soluções de forma D ou L. A argila teria, então, o poder de fazer uma distinção entre as moléculas quirais e de adsorver um tipo à custa do outro.

Se a hipótese da origem do RNA na superfície da argila no pequeno "charco quente" de Darwin for correta, então talvez seja possível explicar simultaneamente porque a vida "começou" sob uma forma quiral.

Mas, segundo as próprias palavras de Fraser: "No longo prazo, o trabalho poderia ter aplicações importantes, não somente para nossa compreensão da origem da vida, mas também em medicina, por exemplo, com a concepção de superfícies minerais ajudando na produção de medicamentos quirais, com uma grande vantagem para a indústria farmacêutica".

Futura Science (Tradução - MIA).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta nota, de título "Chiral interactions of histidine in a hydrated vermiculite clay", de autoria de Donald G. Fraser, H. Christopher Greenwell, Neal T. Skipper, Martin V. Smalley, Michael A. Wilkinson, Bruno Demé e R. K. Heenan, foi publicado no periódico Phys. Chem. Chem. Phys., vol. 13, págs. 825-830, 2001, DOI: 10.1039/C0CP01387K.


Assuntos Conexos:

Mica ou Argila: qual deu origem ao surgimento da vida?


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco