Imitando os processos naturais do corpo humano.

Uma equipe de pesquisa financiada pela União Europeia, na Universidade de Bergen, Noruega, utilizou a nanotecnologia para descobrir um meio de imitar os processos fisiológicos naturais do organismo, principalmente a criação de novos vasos sanguíneos para favorecer a fabricação de tecidos através da engenharia biomédica.

A Universidade de Bergen participa de importantes projetos financiados pela União Européia, tais como o VascuBone ("Construction kit for tailor-made vascularized bone implants"), que reagrupa 15 parceiros e é financiado com cerca de 12 milhões de euros e que faz parte do programa Cooperação do VII Programa-Quadro (7e PC). A missão deste projeto é melhorar a formação de vasos sanguíneos no curso da regeneração de novos tecidos ósseos.

Pesquisadores em biomedicina e em nanotecnologia do mundo inteiro trabalham para encontrar um meio de incitar as células a criar novos tecidos. Mas todos os tecidos necessitam um aprovisionamento de sangue, e é precisamente nisto que trabalha a equipe da Universidade de Bergen.

Os pesquisadores da equipe tentam determinar como a nanotecnologia poderia reproduzir os processos naturais do corpo. Estudam, portanto, o modo como as células interagem entre si e com os biomateriais sintéticos, e o que implica o processo de regeneração. O objetivo é compreender e, em seguida, imitar os mecanismos naturais das células para a regeneração e a criação de novos tecidos.

"O implante ideal" - explica o professor James Lorens, da Universidade de Bergen, responsável pela equipe de pesquisa -, "deveria reproduzir os tecidos naturias do organismo e enviar sinais de proliferação e de diferenciação às células". A topologia em escala nanométrica é essencial para controlar o modo como isso se produz.

"Entretanto, para toda a formação de tecidos, é primordial assegurar um bom aprovisionamento de sangue para o novo tecido. Em outras palavras: é preciso se assegurar que os vasos sanguíneos sejam criados no tecido."

A equipe do professor Lorens trabalha sobre o aprovisionamento de sangue, quando da criação de tecidos, e já conseguiu colocar três componentes dos vasos sanguíneos (células epiteliais e músculos lisos, assim como proteínas de matrizes) em um implante onde as células são conectadas aos novos tecidos. A experiência foi um sucesso, tanto nas placas de Pétri como nos pequenos implantes em animais.

"Conseguimos demonstrar a formação de vasos nos implantes sintéticos em animais de laboratório", explica o professor Lorens. "No decorrer da próxima etapa, examinaremos outros tipos de tecidos, mais específicos, por exemplo, os tecidos ósseos."

A equipe pesquisa igualmente meios de utilizar a nanotecnologia na comunicação direta entre células. Para determinar como as superfícies nanoestruturadas afetam a formação de vasos sanguíneos (a angiogênese), os pesquisadores colocaram células sobre um biomaterial nanoestruturado cuja superfície tinha sido tratada com certas moléculas que enviam sinais específicos às células.

Vasos sanguíneos.

Créditos: Inserm.

"Devemos compreender melhor como as células percebem as superfícies nanofabricadas e em que medida isto afeta a comunicação entre células", comenta o professor Lorens. "Reproduzindo os sinais que as células encontram em seu ambiente imediato no interior de diversos organismos, podemos controlar a proliferação e a diferenciação das células."

Uma parte dos trabalhos da equipe de pesquisa consiste em determinar como tais processos funcionam nos tecidos cancerígenos. O professor Lorens observa: "Graças à fabricação de tecidos, podemos reproduzir um tumor, a fim de estudar como ele interage com os vasos sanguíneos. Se conseguirmos inibir o aprovisionamento de sangue ao tumor, ele não mais se desenvolverá e morrerá. A fabricação de tecidos tumorais pode, da mesma forma, nos ajudar a compreender melhor o modo como as células cancerosas se espalham pela circulação sanguínea."

A equipe de pesquisa da Universidade de Bergen participa igualmente de uma colaboração com a União Europeia que busca novos medicamentos que poderiam bloquear o aprovisionamento de sangue dos tecidos cancerosos, levando assim ao enfraquecimento do tumor privando-o de sangue.

MedicaNews (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração apresentada nesta notícia não faz parte da matéria original, tendo sido obtida em www.google.com.

Assuntos Conexos:

Vasos sangüíneos artificiais biodegradáveis.

Pesquisadores americanos conseguem criar vasos sanguíneos artificiais de maneira controlada.

Nanotubos no sistema sangüíneo: tratamento do câncer in vivo!