Células solares produzidas com impressoras a jato de tinta.

A empresa americana Konarka Technologies fez demonstrações com uma impressora a jato de tinta que permite fabricar células fotovoltaicas.

Para Rick Hess, CEO (do inglês, Chief Executive Officer) da Konarka, trata-se de demonstrar que "a utilização de um procedimento de impressão a jato de tinta representa uma etapa importante para a fabricação de celas solares eficientíssimas e para sensores sobre pequenas superfícies".

A impressão a jato de tinta é uma técnica correntemente utilizada para a deposição de materiais funcionais em lugares precisos de um substrato e pode fácil e rapidamente permitir o depósito de filmes poliméricos sobre grandes superfícies.

Célula solar produzida por impressora de jato de tinta.

Créditos: TrendHunter

A demonstração confirmou que as células orgânicas podem ser tratadas com tecnologias de impressão, com pouca ou nenhuma perda em relação às tecnologias de concepção de semicondutores em "sala limpa" (ou "clean room" - dependência em que as condições de temperatura, pressão e umidade são controladas), tais como o "spin coating" (distribuição de uma solução sobre um substrato por rotação deste).

A impressão a jato de tinta pode igualmente permitir a introdução de cores e de padrões variados, quando as necessidades são menores em termos de capacidade.

Enerzine, consultado em 15 de março de 2008 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: as informações que figuram nesta notícia podem ser aprofundadas no artigo intitulado "High Photovoltaic Performance of Inkjet Printed Polymer: Fullerene Blends", de autoria de S. A. Choulis, C. N. Hoth, P. Scholinsky and C. J. Brabec, na revista Advanced Materials, volume 19, número 22, p. 3973-3978, de 2007.

Assuntos Conexos

Chips de DNA? Quem foi que disse - A Cânon!

Química de Materiais aponta para novos caminhos: materiais eletrônicos orgânicos invadem a óptica!

Células solares impressas em plásticos? Isso mesmo! A novidade vem do Japão.