Metais líquidos abrem nova perspectiva na refrigeração de microcomputadores : o nanoresfriamento.

A empresa NanoCoolers (EUA) se lança em um mercado completamente novo. Um mercado que, por comodidade, poderíamos chamar de Metal Cooling. De fato, se o sistema geral retoma o princípio do watercooling (refrigeração com água) atual, o faz com uma tecnologia muitíssimo avançada, de um outro mundo, mesmo! Os engenheiros desceram à escala do próprio átomo, para criar um líquido de resfriamento composto de nanopartículas metálicas. Batizado como "metal-líquido" por seus criadores, tem os mesmos comportamentos que um fluido tal como a água, mas uma condutividade térmica muito superior.

Outra grande vantagem da tecnologia é que o líquido metálico reagindo naturalmente aos campos magnéticos, não há necessidade de bomba mecânica para fazê-lo circular através de um circuito de resfriamento. Aqui, a "bomba" será eletromagnética, sem qualquer elemento mecânico móvel. As emissões sonoras são, então, totalmente inexistentes, e sobretudo os riscos de desgaste, quase nenhum.

A empresa prevê a criação de vários modelos para o conjunto dos diferentes componentes de um PC, e pensa em conceber uma integração para os laptops. A solução parece efetivamente interessante, não necessita de grande espaço, e sua grande capacidade de condução térmica lhe permite resfriar várias fontes de calor, através de um único sistema.

NanoCoolers, April 24, 2005 (Tradução/Texto - MIA).