Janeiro
Outubro
Novembro
Dezembro

LQES NEWS - Ano V - número 103 - 16 de maio de 2006.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Bactérias probióticas versus bactérias nocivas.
Bactérias probióticas, encapsuladas, transpõem "barreiras", chegam aos intestinos e fazem guerra contra as bactérias nocivas.

# Molécula espacial perde seu status : foi sintetizada em laboratório !
Químicos da Universidade da Califórnia acreditam que a nova molécula interessará sobremodo a indústria química.

# Novos compostos contendo Fósforo, Arsênico, Antimônio e Bismuto abrem perspectivas para materiais termoelétricos, eletrônicos, produtos farmacêuticos e polímeros.
Pesquisadores canadenses lançam "novo olhar" sobre o Grupo 15 da Tabela Periódica.

# Chips High-tech garantem transfusões sangüíneas mais seguras.
Etiquetas de identificação por radiofreqüência coladas nas bolsas de sangue nos hospitais dão mais segurança a médicos e pacientes.

# Magnésio e água, literalmente, têm a força !
Pesquisadores japoneses desenvolvem motor que gera força de rotação a partir da reação química entre magnésio e água.

# Desulfurisação oxidante : uma alternativa à hidrodesulfurisação.
O método é mais barato, mais seletivo e reduz a poluição gerada pelas refinarias de petróleo.

# Com a nanotecnologia até vírus entra na dança !
Vírus bacteriófagos permitem a pesquisadores fabricar eletrodos microscópicos.

# As constantes físicas universais não são mais as mesmas !
Ao que tudo indica, pesquisadores holandeses evidenciaram a inconstância dessas grandezas físicas.

* LQES Cultural

Cultura da Química
# Breve história dos usos medicinais do ouro.
Conheça um pouco da fascinante história dos diferentes usos medicinais do ouro.

LQES NEWS - Ano V - número 102 - 01 de maio de 2006.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Brasil conquista a auto-suficiência em petróleo.
A boa nova dá concretude a um sonho que vem desde os anos 50.

# Revista Pesquisa FAPESP destaca pesquisas realizadas no LQES.
Nanopartículas de prata fabricadas a partir de fungos e sistema para "atacar" células leucêmicas baseado em nanopartículas de ouro funcionalizadas com tio-beta-ciclodextrina/violaceína são focalizadas.

# Agronegócio ganha Laboratório de Nanotecnologia.
Foi inaugurado em abril o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) em São Carlos, São Paulo.

# Construção do computador quântico fica mais próxima.
Pesquisadores brasileiros e alemães dão contribuição importante para o desenvolvimento de pulsos de luz que sofrem emaranhamento.

# Estão chegando as córneas artificiais.
Pesquisadores canadenses dão um passo muito importante na direção da eliminação dos tão esperados transplantes.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# INPI : o nó da questão.
Artigo de Marcos de Oliveira, vice-presidente da ABIFINA, chama à atenção "mais uma vez" para a necessidade de se apoiar o órgão brasileiro responsável pelo registro de patentes.

# Transgênicos : você tem o direito de conhecer.
Material preparado pelo Conselho de Informações sobre Biotecnologia visa divulgar informações seguras e de qualidade sobre os transgênicos.