LQES NEWS - Ano V - número 95 - 16 de janeiro de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Nanotecnologia.
São mais de 60 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2005.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Os dez saltos científicos de 2005.
2005, ano dos mais profícuos na ciência mundial, nas mais diferentes áreas.

&n bsp;

# Automóvel a vapor : BMW trabalha nessa linha !
Se a falta de energia é um dos sérios problemas atuais (e futuros) do planeta, que tal, diz a BMW, lançar mão da energia desperdiçada pelos motores à combustão interna ?

# Energia fotovoltaica : célula de silício X célula à base de proteínas.
A luta promete gerar frisson : o alto preço das placas de silício para produção de energia poderá ser derrubado, por nocaute, pelas placas à base de proteínas cultivadas. Já pensou ?

# Celulose oriunda de lixo pode transformar-se em nanofibra biodegradável.
A nanotecnologia vai direto ao lixo industrial "selecionar" matéria-prima para suas novas criações !

# O chique do chique : echarpe que muda de cor !
A cor da echarpe não combina com a do vestido ? Isso não é problema : diodos eletroluminescentes, de cores múltiplas, estão a serviço da moda e, logicamente, do usuário da mesma.

# Litografia em 32 nanômetros, graças à radiação ultravioleta extrema : 20 - 100 nm.
Pouquíssimas fontes de luz ultravioleta extrema estão disponíveis. A comercialização das mesmas promete revolucionar a P&D nessa área.

# Um chip no laboratório ? Não ! Um laboratório químico num chip.
A microfluídica a serviço da medicina : exames mais rápidos, eficientes e decisivos.

# Pinturas com propriedades espetaculares : mais uma contribuição da ciência dos colóides.
Novos colóides, produzidos no Instituto Max-Planck de Colóides e Interfaces (Alemanha), chegam para provocar uma verdadeira revolução nas pinturas.

* Pontos de Vista

# Química brasileira teve grandes destaques em 2005.
Editorial do Scientific Editor do LQES NEWS elenca alguns dos sucessos da comunidade química brasileira.

* LQES Cultural

Links Culturais - Museus de Arte
# National Museum of Kyoto (Japão).
Aproveite as férias ! Conheça um dos mais importantes museus do mundo e tome contato com a milenar cultura e arte japonesa.