LQES NEWS - Ano V - número 97 - 16 de fevereiro de 2006.

NúmeroEspecialdeAniversárioNúmeroEspecialdeAniversário : 5 Anos !

* Em Foco
Neste número, Em Foco versa sobre: Fármacos, medicina e saúde.

São mais de 60 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS em 2005.

* Em Pauta

Congressos
Lista de eventos científicos selecionados aderentes às temáticas desenvolvidas pelo LQES Website para 2006.

* Novidades de C&T&I e do LQES
# Trabalho de pesquisadores brasileiros envolvendo fungos e nanopartículas recebe status de "Highly Acessed" no periódico Journal of Nanobiotechnology.
A pesquisa envolveu a fabricação de nanopartículas de prata, usando diferentes cepas do fungo Fusarium oxysporum.

# Site da Unicamp destaca o aniversário do LQES Website e LQES NEWS.
Reportagem comenta algumas características do trabalho do LQES e fala de sua contribuição para diminuir a exclusão científica.

# Olho das mariposas : inspiração para novas células solares.
Philips, Innos e Universidade de Southampton (Reino Unido) se unem para trabalhar nesta concepção.

# Vasos sangüíneos artificiais biodegradáveis.
Tubos com estrutura esponjosa reforçada por fibras de ácido poliglicólico dão conta do recado.

# No carbono amorfo o elétron anda mais rápido.
Nanoestrutura construída por pesquisadores ingleses permite controlar a velocidade do elétron num sistema não-cristalino.

# Substância extraída do veneno da cascavel pode ser usada para tratar dores de câncer.
A constatação do efeito analgésico do veneno e o isolamento e caracterização da substância responsável por tal efeito foram conseguidos pelo Instituto Butantan, São Paulo (Brasil).

# Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço.
Tudo pronto para o vôo no dia 30 de março. Pontes permanecerá 10 dias na Estação Espacial Internacional.

# Nanotubos poliméricos podem garantir o futuro da biotecnologia.
Pelo menos é o que dizem os pesquisadores do National Institute of Standards and Technology, dos Estados Unidos.

# Screening para partículas tóxicas.
Pesquisadores sugerem estratégia que poderia "dar um jeito" na questão das nanopartículas perigosas.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Patentes : tempo de crise, tempo de mudança.
A crise qualitativa : artigo publicado pela ABIFINA trata de questões delicadas, associadas à proteção da propriedade intelectual.

# LQES Website, LQES NEWS : 5 anos !
Com esta edição, o Projeto LQES Website, LQES NEWS está completando 5 anos e reafirma seu compromisso com a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do país.

# Cupido fala todas as línguas, inclusive Química !
Poliglota renomado, falando a linguagem química com muita competência, cupido vê agora o estado "loucamente apaixonado" ser desvendado do ponto de vista molecular.

LQES NEWS - Ano V - número 96 - 01 de fevereiro de 2006.

* Em Foco

Neste número, Em Foco versa sobre Eletrônica, Optoeletrônica/Fotônica, Informática e Telecomunicações.

São mais de 140 notícias dentro dessa temática, que tratam de assuntos pautados pelo LQES NEWS desde 2001.

Em Pauta

* Novidades de C&T&I e do LQES
# LQES realiza seu Workshop Interno 2006.
Foram dois dias de planejamento e definição das novas estratégias.

# Silício nanotec para a indústria de alimentos.
Nanotecnologia acoplada ao silício pode ser usada no controle de qualidade de alimentos, segurança, autenticação, embalagens, detecção de patógenos e "drug-release".

# Nanotubos já podem ser dobrados. Tecnologia é colocada "no ponto" por pesquisadores coreanos.
Desenvolvimento foi feito no Korea Research Institute of Standards and Science.

# Uma foto do átomo ? Pois não !
Pesquisadores europeus se juntam tendo em mira realizar este feito.

# "Na natureza... tudo se transforma". No laboratório...plásticos podem virar novamente petróleo.
A experiência vem da Índia. Seria bom que alguém em nosso país por ela se interessasse !

# Fulerenos : produção de agregados.
Controle das forças de interação permite obtenção de agregados de diferentes formas.

# Menos poluição ? Água na gasolina !
Empresa canadense inova na mistura combustível e "dá um tombo" na liberação de poluentes de motores a combustão.

# Catalisador depositado sobre nanofios de carbono : aumento da performance !
O substrato, além de inerte, é estável e suporta altas temperaturas.

# Nova Lei para Nano ?
Novo relatório diz que as leis existentes não protegem os consumidores e chama atenção para a necessidade de uma legislação para a nanotecnologia.

# Periódicos científicos : Portal de Acesso Livre da Capes está disponível.
Brasil dá um grande passo na direção da diminuição de exclusão científica.

* Pontos de Vista

Artigos de Opinião
# Divulgação da Ciência : várias questões em aberto.
No artigo, Oswaldo Luiz Alves comenta, relacionados ao tema, aspectos que considera relevantes e preocupantes.

# Fraude Científica : a linha amarela foi ultrapassada !
Editorial trata da fraude das células-tronco coreanas, alertando sobre os efeitos negativos que traz para a credibilidade da pesquisa científica. Trata, ainda, de alguns aspectos que levam a estas deploráveis situações.

# Primeira Reunião Internacional sobre Normalização das Nanotecnologias.
Realizada em Londres, em novembro de 2005, foi pouco noticiada, mas mostrou que o Reino Unido quer a dianteira neste importante aspecto das N&N.