vivência lqes

imagem do mês

visitas e encontros

VISITAS E ENCONTROS - PROFESSOR GAN FU XI

Visita do Professor Gan Fu Xi, da Academia de Ciências da China, ao Instituto de Química da UNICAMP. Na foto, da direita para a esquerda, Prof. Galembeck, Prof. Fu Xi e Prof. Alves (1998).

O Professor Gan Fu Xi é uma das grandes autoridades no estudo de materiais ópticos avançados. Membro da Academia de Ciências da China (Chinese Academy of Sciences), da Academia de Ciências do Terceiro Mundo (Third World Academy of Science), exerce suas atividades no Shangai Institute of Optics and Fine Mechanics, em Shangai, República Democrática da China.

Tem se dedicado, nas últimas décadas, ao estudo de : materiais avançados para registro e armazenamento óptico de informações; vidros dopados com terras-raras, que apresentam fenômenos de fluorescência não-linear; fibras ópticas dopadas com terras-raras; materiais híbridos e nanocompósitos com propriedades ópticas não-lineares; transições de fase em semicondutores e filmes finos de metais. Tem, ainda, trabalhado com filmes poliméricos e Ormosils, visando o registro e armazenamento óptico.

Sua visita

Visitou o Instituto de Química da UNICAMP e o LQES, nos dias 17-18 de setembro de 1997, tendo proferido a Conferência : "Optical Nonlinearity of Nanocomposite Materials". Visitou, ainda, o Grupo de Fenômenos Ultrarápidos e Fotônica, do Instituto de Física da UNICAMP, apresentando Colóquio relacionado com a aplicação de materiais ópticos em telecomunicações e fotônica.