pontos de vista

divulgação geral

divulgação LQES

ARTIGOS DE OPINIÃO

Abertura do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências – Oswaldo Luiz Alves.

Bom-dia a todas e a todos!

Primeiramente gostaria de saudar meus colegas de mesa: Professor Álvaro Crosta, Coordenador Geral (Vice-Reitor) da UNICAMP, a Professora Profa. Gláucia Pastore, Pró-Reitora de Pesquisa da UNICAMP e o Prof. Luiz Davidovich, Presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Gostaria, também, de saudar todas as autoridades universitárias aqui presentes, Membros da Academia Brasileira de Ciências, Professores, estudantes de pós-graduação e graduação.

Uma saudação especial aos novos Membros Afiliados, seus Familiares e Amigos.

Senhoras e Senhores!

Que minhas primeiras palavras sejam de agradecimento a todos que se deslocaram de diferentes locais do Estado de São Paulo, para prestigiar este evento, e sobretudo, prestigiar os novos membros afiliados da Academia, que tomam posse no dia de hoje.

Este momento reveste-se, ainda, de grande significado, pois a Academia Brasileira está comemorando o seu centésimo aniversário. São 100 anos dedicados à ciência, à tecnologia, ao desenvolvimento e valorização destas atividades no Brasil.

Num momento em que problemas políticos, econômicos, éticos e desmandos administrativos, assolam o nosso país, torna-se fundamental e crucial que valorizemos o talento, a dedicação o bem-feito, características estas, presentes nessa nova geração de Membros Afiliados da Regional de São Paulo da Academia.

Temos a convicção de que a retomada do desenvolvimento brasileiro e sua sustentação dependerá, cada vez mais, da excelência de quadros científicos e tecnológicos que precisam ser explicitados e apoiados. Este sentimento move a Academia a promover continuadamente a entrada de jovens e brilhantes pesquisadores em suas fileiras.

A categoria Membros Afiliados da ABC visa identificar, portanto, jovens pesquisadores de suas 06 regionais, que cobrem todo o país. São até cinco pesquisadores com menos de 40 anos escolhidos, todo ano, em cada Regional através de processos altamente competitivos, após a indicação de Membros Titulares. Uma vez diplomados, permanecem durante cinco anos nesta categoria, participando da vida da Academia em seus mais diferentes momentos.

Uma boa notícia: em setembro de 2017 teremos um evento n o Brasil no qual os membros afiliados brasileiros se reunirão com os seus equivalentes da TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento) envolvendo, assim, jovens pesquisadores do mundo todo. A realização da 1ª Conferência Internacional da Rede de Jovens Afiliados da TWAS será um momento muito especial onde gerações de jovens pesquisadores terão a oportunidade de trocar experiências, iniciar colaborações científicas e, sobretudo, criar novas amizades e vínculos tão importantes num mundo em que muitos teimam em promover e enfatizar negativamente as diferenças.

Hoje temos a oportunidade de festejarmos a Ciência, a Tecnologia e a Inovação aqui representada pelos novos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências Regional São Paulo.

Por fim, queremos consignar nosso reconhecimento a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp que contribuiu sobremaneira para que este evento pudesse ser concretizado.

Só nos resta, então, desejar a todos, um excelente Simpósio.

Muito obrigado!

Assuntos Conexos:
Registro Geral - Novos Membros ABC.

Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências.

Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC da Regional São Paulo 2016/2020 & 2017/2021 acontece na Unicamp.