Hot Temas - Materiais 2D

Materiais 2D - 2020

Blue phosphorus : How a semiconductor becomes a metal.
O fósforo azul, um semicondutor sintético atomicamente fino, torna-se metálico assim que é convertido em uma dupla camada.

Tailoring 2D materials to improve electronic and optical devices.
Novas possibilidades para desenvolvimentos futuros em dispositivos eletrônicos e ópticos foram desbloqueados por recentes avanços em materiais bidimensionais (2D).

Exciting journey from the 0D to the 2D nanoworld.
C.N.R. Rao: "The rise of 2D nanomaterials in recent years has indeed been extraordinary".

Researchers synthesize a new 2D carbon allotrope : semiconducting diamane film.
Pesquisadores usam a "diamantização" do grafeno de poucas camadas esfoliado mecanicamente por compressão, para sintetizar o tão procurado filme de diamano.

Altering the properties of 2D materials at the nanometer scale.
Cientistas da EPFL (Suíça) desenvolveram um método para alterar permanentemente as propriedades físicas de materiais 2D usando uma ponta nanométrica. Sua abordagem, que envolve a deformação dos materiais, abre caminho para o uso desses materiais em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos.

Borophene - the new prodigy in flatland.
Borofeno é o nome de folhas atomicamente finas e bidimensionais (2D) de boro. Enquanto o boro é um semicondutor não metálico em sua forma a granel, ele se torna um condutor metálico em 2D, mesmo com uma espessura de apenas uma camada atômica. Entre os materiais 2D, o borofeno atraiu considerável atenção devido à sua estrutura química exclusiva, à impressionante condutividade eletrônica e propriedades da superfície. Uma revisão recente do estado da pesquisa em borofeno discute várias técnicas de crescimento e áreas de aplicação e fornece um resumo detalhado das propriedades eletrônicas, ópticas, térmicas e elásticas deste material em comparação com seus primos 2D.

Arrangement of atoms measured in silicene.
Ao contrário do grafeno que é um material ultra plano constituído por átomos de carbono, o siliceno mostra irregularidades na superfície que influenciam suas propriedades eletrônicas. Pesquisadores acabam de determinar, com precisão, esta estrutura ondulada.

Artificial intelligence finds 2D materials in the blink of an eye.
Cientistas demonstraram um novo sistema de inteligência artificial capaz de encontrar e classificar materiais 2D em imagens de microscópio num piscar de olhos. Este trabalho pode ajudar a reduzir o tempo necessário para que a eletrônica, baseada em materiais 2D, possa estar pronta para uso em dispositivos de consumo.

Shifting dimensions : Exciting excitons in phosphorene.
Cientistas lançam luz sobre como os excitons - um estado excitado da matéria que está no centro da optoeletrônica -, se movem e interagem com o fósforo.

Metal-organic-framework-derived 2D carbon nanosheets for localized bacterial eradication and anti-infective therapy.
A combinação de múltiplas modalidades terapêuticas com efeitos sinergísticos é uma abordagem promissora para aumentar a eficiência antibacteriana e, possivelmente, diminuir a concentração necessária de agentes bactericidas. Em novo trabalho, cientistas relatam um caminho para alcançar, de forma eficiente, a erradicação bacteriana localizada e a terapia anti-infecciosa, combinando as vantagens dos nanomateriais de carbono derivados do grafeno 2D e redes metaloinorgânicas (MOF). As nanopartículas de carbono 2D derivadas do MOF (2D-CNs) propostas podem formar agregados espontaneamente sob irradiação NIR e exibem propriedades bactericidas localizadas.

Materiais 2D - 2019

2D antimony holds promise for post-silicon electronics.
Pesquisadores estão procurando materiais alternativos ao silício com propriedades semicondutoras que possam formar a base para um chip alternativo. O antimônio 2D pode ser esse material.

New research integrates borophene and graphene into heterostructures. Engenheiros criaram heteroestruturas bidimensionais (2D) a partir de grafeno e borofeno, dando um passo importante para a geração de circuitos integrados a partir desses nanomateriais.

Graphene is actually a 3D material as well as a 2D material.
Pesquisadores descobriram que o grafeno 2D tem muitas das mesmas propriedades mecânicas do grafite 3D, que é uma forma natural de carbono feita a partir de empilhamento fracamente ligado de muitas camadas de grafeno.

Plumbene, graphene's latest cousin, realized on a 'nano water cube'.
Cientistas criaram o 'plumbene', uma folha de átomos de chumbo 2D com estrutura de "favo de mel". O plumbene possui a maior interação spin-órbita observada para materiais 2D do Grupo 14, potencialmente tornando-o um isolante topológico 2D robusto, no qual o Efeito Hall de Quântico de Spin pode ocorrer mesmo acima da temperatura ambiente.

Freestanding borophene synthesized for the first time.
O borofeno, a forma atomicamente planar do boro, difere do grafeno e de outros materiais bidimensionais (2D) : ele não pode ser obtido através de um mineral natural que ocorre na forma de camadas. O grafite, por outro lado, é composto de um empilhamento de folhas atomicamente finas que podem ser isoladas, uma de cada vez, para obter o grafeno. Não existe análogo para fazer o boro 2D. Pesquisadores desenvolveram, pela primeira vez, um processo para sintetizar o borofeno de forma autônoma e escalável.

Printing nanoparticle shapes for medical applications.
Pesquisadores desenvolveram uma tecnologia que personaliza as formas de polímeros e nanopartículas poliméricas usando DNA. Tanto em 2D quanto em 3D podem ser obtidos padrões estruturais precisos.

'Deep learning' casts wide net for novel 2D materials.
Engenheiros mostram técnicas mais rápidas para modelar materiais planares para projetos bottom-up.

Nanocrystals get better when they double up with MOFs.
Pesquisadores desenvolvem auto-montagem de materiais 2D baseados em estruturas envolvendo nanocristais e estruturas metalorgânicas para aplicações em armazenamento de energia e catálise.

Researchers discover multilayer band gap in atomic rhenium disulfide layers.
Pesquisadores provaram a existência de um segundo band gap numa estrutura 2D. Espera-se que este resultado seja usado em vários campos, tais como, o desenvolvimento de materiais emergentes, células solares e catalisadores.

Materiais 2D - 2018

Scientists develop 2D materials capable of having magnetism.
Uma equipe internacional de físicos e químicos conseguiu criar materiais semelhantes ao grafeno a partir de uma síntese molecular. São os chamados MUV-1, materiais robustos com grande versatilidade química que são capazes de ter diferentes propriedades físicas, tais como o magnetismo.

Hematene joins parade of new 2D materials.
Na esteira da recente descoberta de uma forma plana de gálio, uma equipe internacional criou outro material bidimensional que, segundo os pesquisadores, poderia ser um divisor de águas na geração de energia solar.

2D sheets of cadmium telluride can spontaneously fold into nanoscrolls.
Pesquisadores descobriram que folhas bidimensionais de telureto de cádmio podem se dobrar espontaneamente em nanoscrolls. Este efeito pode ser usado em eletrônica e fotônica.

A treasure trove for nanotechnology experts.
Uma equipe da EPFL e da NCCR MARVEL identificou mais de 1.000 materiais com uma estrutura 2D particularmente interessante. Sua pesquisa, que foi capa da revista Nature Nanotechnology, prepara o caminho para aplicações tecnológicas inovadoras.

Moving beyond graphene.
O desenvolvimento de materiais 2D semelhantes ao grafeno continua a ser um desafio, entretanto, os químicos estão fazendo progressos aproximando-se de uma eletrônica e fotônica cada vez menores e mais rápidas.

Materiais 2D - 2017

The intriguing properties and nanotechnology applications of graphene and graphene analogs.
As propriedades e aplicações do grafeno têm sido bem discutidas na literatura. Todavia, é importante entender como a química dos análogos 2D do grafeno está relacionada às suas várias aplicações.

Hydrogen production in a confined space.
Químicos desenvolveram um método para confinar nanopartículas de metais nobres em materiais lamelares, quase bidimensionais (2D), para produção eficiente de hidrogênio.

New solution for making 2D nanomaterials.
Líquidos podem ser usados para aplicar nanomateriais 2D em grandes áreas a baixos custos, permitindo uma variedade de aplicações futuras importantes

Nanotubos - 2016

Understanding how 2D phosphorus grows.
Através da modelagem do crescimento de pequenos flocos de uma forma bidimensional de fósforo pesquisadores abrem a possibilidade de produzir componentes eletrônicos melhores.

A new family member for 2D nanomaterials.
Folhas finas de perovskita contendo iodeto poderiam ser uma alternativa para o grafeno em aplicações eletrônicas do futuro.

Graphene hydraulic press delivers new 2D materials.
Nano-prensa hidráulica permite criar novos materiais bidimensionais através da aplicação de enormes pressões sobre compostos selados entre camadas de grafeno.

New 2-D material could upstage graphene.
The new material is made up of silicon, boron and nitrogen - all light, inexpensive and earth abundant elements - and is extremely stable, a property many other graphene alternatives lack.

Nanotubos - 2015

Um tipo diferente de semicondutor de duas dimensões (2D).
Híbridos 2D de perovskitas pedem passagem !