eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Meio Ambiente - 2006

Avaliação das questões relacionadas aos nanomateriais e meio ambiente : o debate continua...
Agora foi a vez do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (EUA), ligado diretamente ao gabinete presidencial, divulgar seu relatório.

Purificação da água : nanopartículas novamente em ação.
Nanopartículas de óxido de ferro são capazes de interagir com átomos de arsênico.

Níveis mundiais de CO2 continuam subindo : novo recorde em 2005 !
Dados da Organização Meteorológica Mundial confirmam esta tendência. Protóxido de nitrogênio (N2O) e metano (CH4) também preocupam.

Humanidade consumista põe em risco a vida do planeta !
Prospectiva assustadora : em 2050 a humanidade consumira duas vezes mais do que a Terra pode produzir !

LEDs e tubos de néon ajudam a conservar plantas e vegetais.
A novidade vem do Japão. O uso destas duas fontes de luz acaba diminuindo os gastos com a refrigeração.

Dessanilização da água : desenvolvida membrana revolucionária.
Nanocompósito, à base de polímero e nanopartículas, permite não só a dessalinização da água como também o tratamento de águas servidas.

Transformar gás carbônico em hidrocarbonetos ? Os químicos garantem !
Começam a aparecer os primeiros resultados do programa europeu ELCAT - Electro Catalytic Gas Phase Conversion of CO2 in Confined Catalysts.

Com estudo de genética bacteriana, bioplásticos ganham novo aliado.
Bactérias serão capazes de produzir, além de poliéster, outros bioprodutos.

Mudanças climáticas : o metano oceânico tem tudo a ver com isso !
Estudiosos sugerem relação entre as liberações de metano dos oceanos e as mudanças climáticas.

Vida curta ao lixo radioativo !
Pesquisadores alemães conseguiram procedimento que permite reduzir a longevidade dos rejeitos de usinas nucleares.

Até que ponto as nanopartículas podem representar riscos ?
Um novo projeto de pesquisa do governo alemão está investigando o efeito das nanopartículas em estágios de pesquisa e desenvolvimento sobre a saúde das pessoas e meio ambiente.

Uma "nova vida" para o plástico PET : desenvolvido um novo procedimento de reciclagem.
O método utilizado por pesquisadores japoneses é mais barato e rápido e utiliza radiação microondas.

Pondo os nano-herbicidas para trabalhar !
Cientistas vêm desenvolvendo um nano-herbicida, o qual permitirá aos agricultores eliminar de seus cultivares ervas daninhas, sem o uso de grandes quantidades de produtos químicos.

Sistema hormonal de homens e animais pode sofrer interferências de produtos químicos do meio ambiente.
Estudo europeu realizado pela Universidade de Göttingen (Alemanha) chega a importantes conclusões sobre o tema e confirma algumas suspeitas.

Arquivo mundial recenseará 30.000 produtos químicos.
A idéia é ter o maior número de informações acerca dos efeitos dos produtos químicos sobre o homem e o meio ambiente e criar uma rede mundial de informações.

Novo vidro impede a passagem dos raios ultravioleta.
Pesquisadores do Conselho Superior de Investigações Científicas, CSIC (Espanha), são responsáveis por este desenvolvimento.

A nanotecnologia invade os chiqueiros !
A eliminação dos odores fétidos dos chiqueiros poderá ser realizada graças ao uso de nanopartículas, garante equipe canadense.

13 milhões de mortes por ano ! Causa : problemas ambientais que poderiam ser evitados.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que causas ambientais evitáveis poderiam trabalhar em favor da vida.

Onda verde.
Editorial publicado no jornal Folha de São Paulo, Secção Opinião, em 15 de junho de 2006.

Polistireno submetido à pirólise pode socorrer o meio ambiente.
No mundo, anualmente, são produzidas mais de 14 milhões de toneladas de polistireno. Conhecendo-se os danos que causa à natureza e sabendo-se que apenas 1% do mesmo é reciclado, é mesmo de tirar o sono !

Mandioca e batata para compor aquele bom aperitivo ? Nada disso : para fabricar matérias plásticas !
Tanto a mandioca quanto a batata podem ser utilizadas para a produção de plástico. E - o que é bom demais -, plástico biodegradável.

Transgênicos : você tem o direito de conhecer.
Conselho de Informações sobre Biotecnologia - CIB, abril de 2006

Pó poderá ajudar diminuir a evaporação da água !
Trabalho brasileiro apresentado no Fórum Mundial da Água (México, março 2006) apresenta resultados de pesquisa sobre pó que, colocado na superfície da água, torna mais lenta sua evaporação.

Meio ambiente : de olho bem aberto no cromo-VI !
Conclusões diferentes das veiculadas por sites industriais alemães e americanos, reveladas por pesquisadores, alertam sobre riscos de câncer pela exposição ao cromo-VI.

EPA (Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana) resolve "ir fundo" no estudo dos efeitos da nanotecnologia.
Além da preocupação com as possíveis ameaças eventualmente associadas às nanopartículas, a agência tem interesse em usá-las na remediação ambiental.

Plano de recursos hídricos vai nortear uso racional da água até 2020.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos do Brasil foi elaborado a partir de um processo participativo que incluiu quase sete mil pessoas durante dois anos e meio.

NanoCare : saúde e meio ambiente sob vigilância.
Conseqüências sobre a saúde e meio ambiente das nanopartículas fabricadas industrialmente estarão sob severa vigilância.

Screening para partículas tóxicas.
Pesquisadores sugerem estratégia que poderia "dar um jeito" na questão das nanopartículas perigosas.

"Na natureza... tudo se transforma". No laboratório...plásticos podem virar novamente petróleo.
A experiência vem da Índia. Seria bom que alguém em nosso país por ela se interessasse !

Menos poluição ? Água na gasolina !
Empresa canadense inova na mistura combustível e "dá um tombo" na liberação de poluentes de motores a combustão.

Celulose oriunda de lixo pode transformar-se em nanofibra biodegradável.
A nanotecnologia vai direto ao lixo industrial "selecionar" matéria-prima para suas novas criações !