eletrônica e fotônica

EM FOCO

Energia - 2007

Nova energia renovável !
Em Hurum (Noruega), primeiro protótipo do mundo de central que funciona via osmose.

Dissipação de calor em chips usando nanotubos de carbono: mais um importante avanço.
Pesquisadores americanos fizeram crescer florestas de nanotubos na superfície de um chip de silício.

Calor perdido pode virar fonte de eletricidade.
Produção de eletricidade a partir do calor perdido, sem emissão dióxido de carbono suplementar.

Em 10 anos, um reator sem lixo : o IGNITOR.
Seu idealizador, o físico italiano Bruno Coppi, defende a idéia desde os anos 70.

O espaço pode ser a fonte de energia do futuro.
Em 2012, empresa americana quer tornar essa proeza possível.

Cabos nanoscópicos geram e conduzem corrente elétrica : primeiro passo na direção das células fotovoltaicas nanométricas ?
Segundo o Professor Lieber (Harvard University), isto poderá ser possível. A questão da eficiência é que ainda "emperra" este desenvolvimento.

Células fotovoltaicas ganham novo aliado : o laser.
Pesquisadores alemães usam laser e aumentam, de 5-6%, superfície absorvedora das células fotovoltaicas.

Água do mar como combustível : é possível ?
Experiência de dessalinização da água do mar, utilizando radiofreqüências, leva pesquisador a "queimar a água".

Bateria : com açúcar, com afeto.
A gigante multinacional Sony acaba de apresentar um protótipo de bateria alimentada com "xarope".

Gás de carvão abre portas para produção de metano líquido.
Em tempos de energia magra, gás de carvão vira opção.

Energia elétrica pode ser "criada" a partir do inusitado.
É isso mesmo : uma multidão caminhando, sobre "piso adequado", pode por um trem em movimento !

Quer economizar combustível ? Pense no ácido bórico !
Ter o tamanho reduzido até a escala nanométrica é uma das chaves para fazer do ácido bórico um "superlubrificante".

Painel solar "artesanal" ?
Mãos à obra : nanotubos e polímeros de carbono oferecem a chance de "imprimir", você mesmo, seu próprio painel solar !

Energia solar bombeia laser que leva à produção de hidrogênio.
O procedimento foi aplicado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio (TIT) e está baseado no uso cíclico do magnésio.

China também está atrás do "gelo combustível".
Hidratos de metano : de curiosidade científica a uma alternativa energética.

Novidade na área de energia fotovoltaica : quantum-dots podem levar à produção de células solares com melhores performances.
Pesquisadores japoneses usam semicondutores da família III-V para ampliar a faixa espectral de iluminação.

Energia cinética "acende" calçados !
A energia elétrica é gerada a cada passo.

Celular recarregável com energia solar ? É isso aí !
O produto fabricado pela empresa Hi-Tech Wealth dá liderança aos chineses.

Transmitir corrente sem fio : mais uma aplicação da Ressonância Magnética Nuclear.
Pesquisadores americanos demonstraram que podem "transportar" 60W, com aproximadamente 40% de eficiência, por mais de dois metros.

Pilha a combustível de óxido sólido (SOFC) : mais energia e contribuição à melhoria do meio ambiente.
A idéia é competir com as centrais elétricas que queimam materiais fósseis liberando grande quantidade de fumaça e gás de efeito estufa. Ainda há muito a ser feito !

O futuro radiante da energia solar.
Resultados recentes não deixam dúvidas quanto a exploração futura desta tecnologia, de modo rentável.

Células solares impressas em plásticos ? Isso mesmo ! A novidade vem do Japão.
Empresa japonesa não deixou por menos e acredita em negócio de 8 milhões de dólares em 2010.

O silício vai perder o trono ? Células solares sem silício chegam ao mercado em maio de 2007.
Composto policristalino contendo Selênio, Cobre e Índio é responsável pela "ameaça".

Estocagem de hidrogênio : fulerenos dão o ar da graça !
Pesquisadores russos estudaram os fulerenos e seus assemelhados e concluíram por sua grande potencialidade de armazenagem do gás.

Energia eólica : eletricidade mesmo sem vento !
A idéia da empresa americana General Compression foi colocar na parte superior do moinho de vento um compressor de ar.

Aprovisionamento de energia : impacto das ciências químicas.
Relatório lançado por um conjunto de sociedades científicas ligadas à química e energia explora vários aspectos da importância da Química para o setor.

Etanol celulósico : nos EUA, passa à escala industrial.
O investimento é da ordem de 1,2 bilhões de dólares, para seis usinas.

Fotossíntese artificial : colocando uma floresta numa caixa.
Pesquisadores japoneses desenvolvem material que pode reproduzir a fotossíntese natural.

Muito mais que novos combustíveis.
Matéria veiculada no Le Monde Diplomatique - Brasil, veiculado na Internet em 20 de abril de 2007.

Boeing põe em teste bioquerosene de inventor brasileiro.
Biocombustível para aviões é produzido com óleo de palmáceas, como o babaçu, e não tem elementos poluentes. Nasa acompanha os testes da Boeing, que fez convênio com a Tecbio, do engenheiro químico brasileiro Expedito Parente, também criador do biodiesel.

Gaseificação da biomassa : vem aí a "reforma a vapor !"
Pesquisadores franceses do CEA (Commissariat à l'Énergie Atomique - Comissariado de Energia Atômica) são responsáveis pelo processamento dos biocombustíveis de segunda geração.

Plasmas + nanotecnologias + células fotovoltaicas : um sinergismo inteligente !
Superfícies de silício "nanotexturizadas" com plasma fazem toda a diferença.