eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Energia - 2005

Cana-de-açúcar, um ícone a projetar o Brasil.
Matéria de Roberto Rodrigues, ministro da Agricultura, Pecuária e Abaste-
cimento e Luiz Carlos Corrêa de Carvalho, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool, veiculada no jornal Valor Econômico, em 15 de agosto de 2005.

Prêmio Nobel de Química elogia programa nacional de biocombustíveis.
McDiarmid : "Brasil pode liderar comércio de biodiesel".

Materiais funcionais podem ser a solução para estocagem de hidrogênio.
Instituições e empresas européias estão dispostas a aplicar mais de 1,4 milhões de dólares em pesquisa.

Stm6 - alga mutante que produz hidrogênio : e, bastante !
Pesquisadores alemães e australianos conseguem tal feito que pode estar abrindo as portas para a produção do "Bio-hidrogênio".

Da vaca para um gerador de corrente elétrica.
Equipe da Ohio State University (EUA) mostrou ser isso possível, usando culturas de bactérias provenientes do rúmen do bovino.

Nova célula solar em plástico promete gozar de tempo de vida respeitável !
Bem mais baratas do que a de silício, a nova célula solar parece que vêm para conquistar mercado e... ficar.

A decisão é final : ITER (Reator Internacional Termonuclear Experimental) será construído em solo francês !
Acordo assinado em Moscou define como sede a cidade de Cadarache. Uma importante notícia no Ano Mundial da Física.

Pilhas a combustível tocadas a biogás.
Trata-se de interessante combinação que poderá levar à energia do futuro.

Gás combustível poderá ser obtido a partir da reciclagem de resíduos plásticos.
Pesquisa realizada, com sucesso, por pesquisadores japoneses, aponta para esta possibilidade.

Computadores "movidos" a luz lenta.
Computadores ópticos ? Isso mesmo ! Graças a átomos ultrafrios, empregados para congelar e controlar a luz.

Geração de nêutrons com aparelho de bolso ...
Geradores de nêutrons conseguiram se "desvencilhar" da alta tensão que alimenta os geradores atuais.

Pilha a combustível microbiana "arranca" hidrogênio das bactérias.
A Pilha degrada a matéria orgânica e produz hidrogênio ? Simultaneamente ? Só vendo !

"Tijolos Fotovoltaicos" : boa maneira de captar e conduzir a energia solar.
Pesquisadores espanhóis trabalham na integração de células fotovoltaicas em materiais cerâmicos.

Computadores portáteis podem funcionar com baterias à base de hidrogênio.
Acaba de ser desenvolvida a bateria de hidrogênio para computador portátil, que promete alcançar 8 (oito) horas de funcionamento. O bastante para que se trabalhe sem receio de ficar na mão.

Óxido de cério como aditivo : melhor rendimento do ciclo termodinâmico e abaixamento da temperatura de combustão.
Envirox - aditivo para combustível - promete e cumpre : redução superior a 5% no consumo de combustível e, logicamente, benefícios ao meio ambiente.

Outra aplicação para os materiais mesoporosos : estocagem mais eficiente de hidrogênio.
Além de estocar o hidrogênio, tais materiais são baratos e biodegradáveis.

Nasce o menor catalisador : oito átomos de ouro são capazes de transformar CO em CO2.
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) e do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) mostram que a ação dos catalisadores não é somente devida à sua composição. Tamanho e, sobretudo, a carga, são muito importantes.

Células solares inteligentes seguem a luz do sol.
Estudantes da Universidade Técnica de Berlim construíram célula solar que pode ser adaptada a suportes móveis.

A Lua, musa inspiradora de muitos, poderia vir a ser uma fonte de energia para a Terra ?
Recente colóquio realizado na Índia levanta esta questão. O 3He (Hélio 3) pode ser parte da resposta.

É ver pra crer : bateria recarregável em 1 minuto !
Avanços da Toshiba com materiais nanotecnológicos permitirão à empresa colocar no mercado (2006) uma pequena, mas poderosa bateria, recarregável em 1 (hum) minuto.