eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Eletrônica, Fotônica, Informática e Telecomunicações - 2011

Produção de eletrônicos : a reciclagem de produtos químicos ganha em eficácia.
A empresa Panasonic desenvolveu um procedimento mais eficaz de reciclagem de agentes químicos que permite recuperar até quatro produtos químicos.

Internet super-rápida caminha a passos largos.
E, mais uma vez, tudo por conta do grafeno. Agora misturado à nanoestruturas metálicas.

Simbiose entre células vivas e componentes eletrônicos ?
Transistores à base de prótons podem ser interfaciados... com células vivas.

Memória Flash do futuro miniaturizada graças ao grafeno ?
Pesquisadores americanos usam grafeno em memória tipo Flash. Pergunta : o procedimento permitirá reduzir as dimensões além do que é possível fazer hoje com silício.

Caneta e papel na mão : vamos desenhar circuitos eletrônicos !
A utilização de tinta à base de prata para imprimir circuitos eletrônicos não é novidade, mas sua transposição à escala de uma caneta....

Chip microfluídico : um laboratório de análise de sangue na palma da mão !
O desenvolvimento de chip microfluídico, além de barato, pode permitir detectar o HIV ou a tuberculose em alguns minutos.

Batimentos do coração transformados em corrente elétrica.
Cuide-se : coração que não bate não recarrega iPod !

Laser transforma nanopartículas de ouro em filamentos.
Pesquisadores americanos fabricam filamentos de ouro com forma e tamanho personalizados.

Circuito impresso sobre nanotubos de carbono.
Pesquisadores da Universidade de Nagoya (Japão) e da Universidade de Aalto (Finlândia) fabricaram, em um substrato plástico, um circuito impresso sobre nanotubos de carbono.

Meio século depois do LASER, cientistas criam o antiLASER.
Cientistas criam em laboratório o antiLASER, sistema que funciona exatamente ao contrário do LASER : absorve a luz completamente, em vez de emiti-la.

Pintura que transforma a parede num interruptor mágico.
Nicolas Triboulot, designer francês, inventou uma pintura sensitiva, que converte a superfície sobre a qual é aplicada em interruptor invisível.

Mais uma do grafeno : agora são os lasers.
Pesquisadores russos propõem criar lasers com base no grafeno.

Um novo transistor mostra a cara !
Mais fino que o silício e melhor do que o grafeno : estamos falando da molibdenita (MoS2).

Com chip orgânico, Brasil ganha chance em semicondutores.
Enquanto é possível montar uma fábrica de chip orgânico com 100 mil dólares, são necessários 3 bilhões para fazer uma de chip de silício.

A nanotecnologia em socorro de olhos deficientes.
Desenvolvimento de materiais semicondutores pode produzir algo semelhante à visão.