Nanomateriais e meio ambiente.

O membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), e os pesquisadores Ronaldo Ferreira do Nascimento, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC, Odair Pastor Ferreira (ex-membro afiliado da ABC, 2013-2017) e Vicente de Oliveira Sousa Neto, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), publicaram o livro Nanomaterials applications for environmental matrices: water, soil and air (Aplicações de nanomateriais para matrizes ambientais: água, solo e ar, na tradução) pela Editora Elsevier.

Capa da publicação.

O material conta com a participação de vários pesquisadores do Brasil e do exterior e tem prefácio do membro titular da ABC Antonio Gomes de Souza Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC. A obra foi lançada dia 17 de junho e está disponível em formato impresso e e-book para venda no site da editora.

Com 528 páginas e dividida em 15 capítulos, a obra tem como público-alvo estudantes, cientistas e acadêmicos de química, biologia, ciências ambientais, física, engenharia e áreas afins. Possui uma abordagem interdisciplinar na qual se avalia o uso de uma gama de nanomateriais para diversas aplicações ambientais, como na remediação do solo, na despoluição da água e na melhoria da qualidade do ar. A proposta não é só ajudar cientistas de materiais e do meio ambiente a entenderem o papel dos nanomateriais nas aplicações, mas também sugerir metodologias práticas a serem utilizadas.

De acordo com o Prof. Ronaldo Ferreira do Nascimento, um dos editores da publicação, o livro reúne as várias aplicações e os aspectos experimentais da nanociência nos campos da química, biologia, ciência ambiental e física. Os autores buscaram também mapear a relação entre a síntese, as propriedades e as interações ambientais dos nanomateriais, ao descreverem novas oportunidades para a detecção de vestígios de poluição e melhoria do meio ambiente.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes, assinala que a publicação é importante para dar visibilidade internacional à Universidade em áreas atuais e relevantes da nanociência e da nanotecnologia. Para ele, o livro é um excelente material para quem trabalha ou pretende trabalhar na área, porque inicia com conceitos básicos e finaliza discutindo o estado da arte dos fenômenos físico-químicos que podem ser explorados nos nanomateriais.

Portal da UFC. Acessado: Julho 14, 2019.

Nota do Scientific Editor: Dois dos autores citados nesta publicação são alumni do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES).  Odair Pastor Ferreira obteve seu  mestrado em 2001 e o doutorado em  2006, enquanto que  Amauri Jardim de Paula obteve seu doutorado em 2012. Ambos tiveram como orientador o Prof. Oswaldo Luiz Alves, Coordenador Científico do LQES.