Corning, empresa por trás do Gorilla Glass, está criando telas flexíveis.

Ninguém esperava, mas os dispositivos dobráveis chegaram com tudo no início deste ano com o anúncio de aparelhos como Samsung Galaxy Fold e Huawei Mate X. Só que nenhum deles ainda é totalmente dobrável ou flexível. A boa notícia é que a Corning, uma das fabricantes de telas mais famosas do mercado e responsável pelo Gorilla Glass, está trabalhando soluções para esse desafio.

Em entrevista à revista Wired, o diretor geral da Corning, John Bayne, afirmou que a companhia já trabalha em uma alternativa de display que seja fino o suficiente para ser dobrado, ao mesmo tempo em que não compromete a resistência necessária para proteger uma tela. Ele disse ainda que tanto o Fold quanto o Mate X não são gadgets realmente dobráveis: ambos utilizam polímeros de plástico, que permite ao painel ser dobrado repetidas vezes, mas que, ao longo dos anos, sucumbe ao impacto, causando danos irreversíveis ao produto.

Créditos: Samsung

O objetivo atual da Corning é produzir um raio de dobra entre 3 a 5 milímetros que se encaixe na espessura finíssima de 0.1 mm do Gorill Glass. Bayne acredita que, quando a empresa alcançar esse feito, será possível desenvolver aparelhos dobráveis entre 6 mm e 10 mm ao serem fechados, sem sacrificar a força e durabilidade do material. Para efeito de comparação, o Galaxy Fold fechado tem 17 milímetros de espessura.

Em uma solução de vidro, você desafia as leis da física para chegar a um raio de curvatura bem apertado. Você quer que fique o mais fino possível, mas também precisa ser capaz de sobreviver a quedas e resistir a danos", destacou o executivo. A expectativa é que o novo Gorilla Glass fique pronto dentro de alguns anos.

PCWorld. Acessado: Mar 16, 2019.

Assuntos Conexos:
Gorila Glass.