Tabela periódica mais antiga do mundo é descoberta na Escócia.

Restauradores da Universidade de St. Andrews, na Escócia, anunciaram a descoberta do que eles dizem ser o mais antigo exemplar remanescente do mundo de uma tabela periódica de elementos, datada de 1885.

O antigo cartaz da sala de aula, impresso em alemão sobre papel de linho, foi descoberto em 2014, enquanto funcionários da Escola de Química da universidade estavam limpando seu depósito, de acordo com um comunicado divulgado agora pela instituição.

Escrita em alemão, a tabela foi comprada em Viena, capital austríaca, por um professor de química da Universidade de St. Andrews, Escócia.

Foto: Divulgação/Universidade de St. Andrews

Entre a desordem de equipamentos de laboratório e frascos químicos, os funcionários encontraram um antigo depósito de cartazes de ensino enormes e enrolados. Um dos pergaminhos continha uma tabela periódica — com tinta em papel tão velho que começou a se desfazer a um simples toque.

Registros escolares mostraram que o cartaz foi comprado em Viena, capital da Áustria, por um professor de química de St. Andrews em 1888, e a tabela provavelmente ficou pendurada em sua sala de aula até sua aposentadoria, em 1909.

Os pesquisadores puderam restringir ainda mais a data de impressão do pôster, observando os elementos representados (e os que ficaram de fora) no gráfico. Por exemplo, "tanto o gálio quanto o escândio, descobertos em 1875 e 1879, respectivamente, estão presentes, enquanto o germânio, descoberto em 1886, não está", afirmou o comunicado.

Segundo a universidade, ao que tudo indica, este pôster de tabela periódica é o único de seu período a "sobreviver" em qualquer parte da Europa.

Ferramenta criada em 1869
O químico russo Dmitri Mendeleev desenvolveu a primeira tabela periódica do mundo quando, após dias de trabalho e um sonho vívido, ordenou os elementos conhecidos de acordo com sua massa atômica e sua capacidade de se unir a outros elementos. Mendeleiev apresentou suas descobertas à Sociedade Russa de Química, em 1869, e as primeiras tabelas periódicas foram publicadas logo em seguida.

De acordo com o professor David O'Hagan, ex-chefe do departamento de química da Universidade de St. Andrews, o pôster "notável" estará disponível para pesquisa na universidade e será exibido ao público ainda este ano.

"Temos uma série de eventos planejados para 2019, que foi designado como o ano internacional da tabela periódica pelas Nações Unidas, para coincidir com o 150º aniversário da criação da ferramenta por Dmitri Mendeleev", disse O'Hagan no comunicado.

O Globo (com sites internacionais). Posted: Jan 21, 2019.

Assuntos Conexos:
Tabela periódica pode ganhar nova linha pela primeira vez na história.