Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Brasil e China anunciam o lançamento do satélite Cbers-4A em 2019.

Brasil e China anunciaram o lançamento do satélite Cbers-4A – o sexto da cooperação firmada há 30 anos – no ano que vem. Desde 1988, os dois países atuam no desenvolvimento de satélites para sensoriamento remoto e mapeamento de territórios numa parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com a Academia de Tecnologia Espacial da China (Cast, na sigla em inglês). As aplicações também envolvem o monitoramento do desmatamento, queimadas, níveis de reservatórios, desastres naturais e expansão agrícola. Agora, o programa Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers) se prepara para um novo desafio.



O satélite Cbers-4A está em fase de integração e testes no Inpe.

Creditos: Inpe


“O programa Cbers distingue-se por uma peculiaridade: o objeto é de interesse mútuo e desenvolvimento conjunto. Esses dois fatores tornaram-se, então, os pilares dessa inédita, perseverante e sustentável parceria e possibilitaram o desenvolvimento da relação entre os dois países. O Cbers-4A representa um futuro próximo da parceria, mas abre também um leque de projetos e oportunidades futuras”, disse o presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

Segundo ele, o novo satélite vai garantir a continuidade no fornecimento de imagens que beneficiam o sistema de gestão dos territórios brasileiro e chinês, a pesquisa nas universidades e o desenvolvimento de produtos, soluções e serviços da iniciativa privada do setor de tecnologia espacial. O equipamento está em fase final de verificação de componentes e sistemas no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe.

Até o momento, já foram construídos seis equipamentos, sendo que cinco deles chegaram a operar no espaço. O acordo de cooperação prevê que cada país desenvolva 50% dos satélites. “Começamos nossa parceria há três décadas e a cooperação tem sido cada vez mais estreita e forte. O Cbers é um marco na relação entre Brasil e China e atende às nossas necessidades e dos nossos parceiros de modo abrangente. Vamos seguir com essa parceria tão importante e que trouxe resultados expressivos para o Brasil e para a China”, destacou o diretor do Inpe, Ricardo Galvão.

Atualmente, está em operação o Cbers-4, lançado ao espaço em dezembro de 2014. Ele possui quatro câmeras ópticas, sendo duas brasileiras (MUX e WFI) e duas chinesas (PAN e IRS). A câmera MUX, totalmente projetada e construída no Brasil, distribui imagens com processamento considerado de “classe mundial”. O método desenvolvido pelo Inpe permite, por exemplo, monitorar culturas agrícolas anuais.

Todas as imagens produzidas pelas câmaras dos satélites da classe Cbers estão disponíveis gratuitamente nesta página (http://www.dgi.inpe.br/CDSR/). Ao longo dos anos, mais de 2 milhões de fotografias espaciais foram distribuídas a cerca de 20 mil instituições do Brasil.

ASCOM - MCTIC. Posted: Set 04, 2018.


Assuntos Conexos:
Satélite CBers-4 é lançado com sucesso na China.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco