Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Brasil e Irã elegem nanotecnologia como tema para acelerar cooperação.


Brasileiros e iranianos devem trabalhar juntos em projetos de nanotecnologia nos próximos anos. A decisão saiu da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho Brasil-Irã de Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta terça-feira (10), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Também estão no horizonte esforços em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), financiamento a pesquisa industrial, parques tecnológicos e mobilidade acadêmica.

“Precisamos acelerar a nossa colaboração, porque nossas pesquisas têm potencial de crescer juntas, e um primeiro tópico a ser explorado seria a nanotecnologia”, apontou o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão.



Reunião também serviu para definir os próximos objetos da cooperação entre Brasil e Irã.

Créditos: Ascom/MCTIC


Ele sugeriu enviar uma delegação do ministério para o 11º Festival Internacional de Nanotecnologia, o Iran Nano 2018, de 6 a 9 de outubro, em Teerã, para avançar nesse objetivo.

Martinhão também convidou os empresários da delegação iraniana a investir no país. “O Brasil está aberto a negócios, e o MCTIC quer trazer companhias estrangeiras para atuar no nosso ecossistema de inovação”, disse.

Já o diretor de Políticas e Programas de Desenvolvimento, Fabio Larotonda, apresentou um panorama de políticas e estatísticas brasileiras em atividades científicas.

Para o chefe do Centro de Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia da Vice-Presidência de Ciência e Tecnologia do Irã, Ali Morteza Birang, o encontro em Brasília ajuda a enfrentar um ambiente de desconhecimento mútuo. “Existe certa falta de informação de ambos os lados, ao menos em relação a tudo que sabemos de universidades dos Estados Unidos e da Europa”, exemplificou. “Temos boas relações com Rússia, Índia e China, entre os países dos Brics, mas sentíamos falta do Brasil. Agora, estamos dando o primeiro passo para mudar isso. Os potenciais da cooperação vão bem além de projetos isolados. Juntos, podemos alcançar objetivos comuns em maior velocidade.”

O diretor de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Benedicto Fonseca Filho, destacou o fato de o encontro ocorrer no contexto da visita do chanceler Mohammad Javad Zarif à capital federal. “Nós temos uma expectativa muito alta para essa cooperação, para explorar oportunidades abertas pelo memorando de entendimento assinado em 2009. O documento coloca esse grupo de trabalho como responsável por coordenar a sua implementação e avaliar o progresso de suas atividades.”


Cooperação

Estabelecidas em 1903, as relações diplomáticas entre Brasil e Irã ganharam força na última década, inclusive em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), a partir do memorando de 2009. As conversas foram retomadas em novembro de 2016, com a 4ª Comissão Bilateral Econômico-Comercial, em Brasília, quando o subcomitê de cooperação em CT&I elencou sua pauta prioritária: biotecnologia, nanotecnologia, ciências cognitivas, TICs, parques tecnológicos e saúde.

Segundo o coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do MCTIC, Leandro Berti, os dois países ensaiaram uma primeira investida em nanotecnologia em 2010, por meio de uma missão ao Irã e da realização de um workshop no Rio de Janeiro. Apresentado à delegação estrangeira por Berti, o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) pode estabelecer parcerias com o Conselho da Iniciativa de Nanotecnologia do Irã (Inic, na sigla em inglês), representado no encontro do grupo de trabalho por seu diretor de Indústria e Marketing, Reza Asadifard.

A diretora de Políticas para a Transformação Digital do MCTIC, Miriam Wimmer, expôs ao iranianos a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, o Plano Nacional de Internet das Coisas e o programa Start-Up Brasil. Em TICs, os dois países estudam cooperar em pesquisa e desenvolvimento sobre hardware, software, empreendedorismo tecnológico, políticas cibernéticas e computação cognitiva, além de facilitar o intercâmbio de especialistas.

O gerente substituto de Agronegócios e Alimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Fernandes, relatou debates do Seminário em Inovação, Tecnologias Sustentáveis e Manejo de Água, realizado pela Embaixada do Brasil em Teerã em outubro de 2017. Fernandes sugeriu chamadas conjuntas com o Fundo para Inovação e Prosperidade (IPF), agência congênere da Finep.

A consultora para projetos de cooperação internacional Aksara Somchinda, da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), anunciou os planos de enviar uma “grande delegação brasileira” à 35ª Conferência Mundial da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (Iasp 2018), na cidade iraniana de Isfahan, de 2 a 5 de setembro de 2018. O tema da conferência será “Rumo a cidades e comunidades sustentáveis: promovendo ecossistemas de inovação”.

MCTIC. Posted: Abril 10, 2018.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco