Nanocápsulas.

Pesquisadores da Universidade Nacional do México (UNAM) desenvolveram um sistema nanoestruturado capaz de proteger compostos ativos de sucos e suplementos nutricionais das altas temperaturas usadas durante o processo de pasteurização, com manutenção de suas propriedades nutricionais.

Maria de la Luz Zambrano Zaragoza, pesquisadora da área de Nanotecnologia, explicou que o benefício de seu estudo é manter os componentes naturais, ou seja: “o que você lê no rótulo está realmente presente durante o tempo de armazenamento do produto antes da sua data de validade."

A pesquisa começou em 2007 com o estudo de betacaroteno (precursor da vitamina A), um pigmento encontrado em plantas, frutas e vegetais e que pode ser utilizado como antioxidante.

"O objetivo foi analisar se com a presença de uma camada protetora em torno do betacaroteno, ele perderia menos suas propriedades nutricionais durante a pasteurização. Então, nós criamos nanocápsulas que medem menos de 500 nanômetros e fizemos um modelo 'tipo-goma' que contem um centro de líquido. No nosso caso, a parede da goma é um polímero biodegradável que protege o centro líquido: betacaroteno", disse a responsável pela pesquisa.

Nanoencapsulamento ajuda manter a qualidade de sucos e suplementos nutricionais.

Créditos: AlphaGalileo

Estas nanocápsulas podem ser adicionadas às bebidas comerciais. O consumo do sistema, concebido no Laboratorio de Transformações e Tecnologias Emergentes em Alimentos, não tem contraindicações, porque impede a interação com o nosso sistema celular. Além de ser composto por um polímero biodegradável, o sistema se transforma em ácido lático e é facilmente descartado.

"Nós testamos em sucos de laranja, morango e melancia, a 70 e 90 graus Celsius, em seguida, nós quantificamos o betacaroteno nas amostras e encontramos que a degradação é mínima. Tivemos uma perda de apenas 30 por cento em comparação com a perda tradicional de cerca de 50 a 60 por cento", destaca a pesquisadora.

Além de melhorar a retenção de betacaroteno nos processos térmicos, a utilização de nanocápsulas pode ser aplicada a outros antioxidantes, em processos como de esterilização ou UHT (sigla do inglês Ultra High Temperature).

A pesquisa foi premiada no Programa de Promoção de Patentes e Inovação do México, que tem como objetivo promover a cultura da propriedade industrial na universidade.

O resultado desta pesquisa está em processo de patenteamento. O benefício obtido por meio da utilização deste sistema alimentar nanoestruturado é a menor adição de substâncias ativas normalmente necessárias no processo de produção, de modo que o em seu armazenamento há uma diminuição da degradação do produto pelo efeito das condições ambientais.

Investigación y Desarrollo (Tradução - ACM).