Despoluição da água e do solo.

Nanopartículas 2500 vezes menores que um cabelo conseguem retirar de maneira eficiente mais de 22 tipos de poluentes da água e do solo, revela artigo publicado na revista Nature Communications.

Esta tecnologia inovadora abre as portas para numerosas aplicações industriais, como a descontaminação de solos e a reabilitação do ambiente após a contaminação com efluentes químicos. Tal descoberta tem origem nos trabalhos do pesquisador Nicolas Bertrand, pesquisador do Centro Hospitalar do Quebec (CHU) - Universidade de Laval e da Faculdade de Farmácia da mesma universidade, quando de seu pós-doc no prestigioso David H. Koch Institute for Integrative Cancer Research, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, Massachusetts Institute of Technology, MIT) USA.

Nicolas Bertrand e seus colegas desenvolveram nanopartículas de diâmetro de 45 a 120 nm capazes de absorver poluentes orgânicos contidos na água. Fabricadas a partir de polímeros biodegradáveis sensíveis à luz, as partículas precipitam rapidamente quando expostas à radiação ultravioleta. As moléculas poluentes, aprisionadas nos agregados podem ser facilmente separadas.

Tecnologia utilizando nanopartículas fotosensíveis poderá ser a solução na reabilitação de sítios poluídos pelo derrame de poluentes químicos.

Créditos: TC Media/ Quebec Hebdo

"As nanotecnologias podem oferecer soluções rápidas e eficazes para a descontaminação de águas e solo e, assim, potencialmente reduzir o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente", assinala Nicolas Bertrand, do CHU.

Abordagem promissora

Esta abordagem promissora tem a possibilidade de retirar poluentes como desreguladores endócrinos, produtos farmacêuticos e até mesmo pesticidas. O estudo publicado reporta ainda a exequibilidade da abordagem para três projetos-piloto: amostras de água, papel reciclado e solo.

"A implantação desta tecnologia na indústria seria vantajosa, na medida em que nós já utilizamos a radiação ultravioleta nas estações de tratamento", comenta Nicolas Bertrand.

CHU de Québec e Université Laval (Tradução - MIA/OLA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho que deu origem a esta notícia de título: "Nanoparticles with photoinduced precipitation for the extraction of pollutants from water and soil", de autoria Ferdinand Brandl, Nicolas Bertrand, Eliana Martins Lima and Robert Langer foi publicado no periódico Nature Communications, volume 6, Article number 7765, 2015, DOI:10.1038/ncomms8765.