Um trajeto mais rápido para a internet.

Nanotubos de carbono

Os pesquisadores da Universidade de Antuérpia (Bélgica) compararam sua nova técnica com aquela dos imãs. Quando os imãs se encontram, seus pólos opostos se atraem, o que anula seu funcionamento mútuo. Instalando num tubo imãs com seus pólos dirigidos para o mesmo sentido, seu funcionamento é reforçado. Este é o princípio que pesquisadores aplicaram sobre certas moléculas que foram introduzidas em nanotubos de carbono, altamente resistentes com cerca de um nanômetro de diâmetro (um bilionésimo do metro). Estes tubos pressionam as moléculas e suas cargas numa mesma direção e num mesmo sentido.

Os pesquisadores Jochen Campo,Sofie Cambré e Wim Wenseleers estudaram uma aplicação em óptica, utilizada por exemplo nos lasers verdes ou para o transporte de dados numa fibra óptica. Neste tipo de laser, utiliza-se a presença de cristais inorgânicos para transformar a luz infravermelho em um feixe verde visível. Estes mesmos cristais são atualmente utilizados para modular a luz, a fim de transferir os dados via fibra óptica, entretanto esta modulação se efetua muito lentamente o que limita a velocidade de transmissão dos dados.

Moléculas orgânicas

Tendo isto em mente os pesquisadores concentraram suas pesquisas na utilização de moléculas orgânicas. Nesta tarefa, era importante dispor as moléculas de maneira assimétrica e no mesmo sentido, coisa que conseguiram realizar neste desenvolvimento. "O interesse da técnica pode ser bem geral, porém aqui, nos fizemos uma demonstração para aplicação em óptica", declarou Wenseleers. "Com estes materiais, poder-se-á, em princípio, modular mais rapidamente a luz, o que permitirá transferir os dados mais rapidamente via um cabo de fibra óptica existente".

Empilhamento de moléculas dipolares em diferentes dimensões (a-d). Novas possibilidades para uma internet mais rápida?

Créditos : Belga/WB

A equipe também planeja avaliar, em longo prazo, oportunidades para a aplicação destas idéias em sistemas magnéticos, por exemplo, discos rígidos de grandes dimensões. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Nature Nanotechnology.

Belga/WB (Tradução-OLA).

Nota do Scientific Editor - O artigo que deu origem a esta nota de titulo: "Asymmetric dyes align inside carbon nanotubes to yield a large nonlinear optical response" de autoria de Sofie Cambré, Jochen Campo, Charlie Beirnaert, Christof Verlackt, Pegie Cool and Wim Wenseleers, foi publicado no periódico Nature Nanotechnology, online, 2015, DOI:10.1038/nnano.2015.1.