Nanotubos de carbono.

Pesquisadores de diferentes unidades da Universidade de Tolouse, França ( CIRIMAT, LAAS-CNRS e ECO-Lab) desenvolveram uma técnica que permite medir a concentração ou a eliminação de nanotubos de carbono (NTC) presentes no organismo após a exposição a estas nanopartículas.

Os pesquisadores utilizaram micro-ondas num dispositivo microfluídico para medir de maneira altamente precisa a quantidade de nanotubos de carbono presente nas larvas de anfíbios após sua exposição a estas nanopartículas. A técnica permite detectar quantidades muito pequenas da ordem de 0,02 µg de NTC (na cela de medida). Um valor de detecção assim tão baixo não tinha sido, até o momento, medido, explica o documento veiculado pelo CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) da França. Estas pesquisas tornaram possível a detecção de traços de NTC em meios complexos, como também permitiram avaliar como os NTC são concentrados ou eliminados pelos organismos.

Larvas de Xenopus usadas no desenvolvimento da técnica.

Créditos: CIRIMAT/ECO-Lab

Uma vez que as indústrias em diferentes setores, tais como, automobilístico, aeronáutico, eletrônico, entre outros, utilizam cada vez mais os nanotubos de carbono, a importância de compreender o impacto destas nanopartículas no ambiente se faz sentir, daí a importância das pesquisas voltadas para a mensuração da quantidade de nanotubos em um dado organismo.

CNRS (Tradução - MIA/OLA).