Grafeno poroso a partir de CO2.

Cientistas da Oregon State University (em colaboração com o Laboratório Nacional Argonne, da Universidade do Sul da Flórida e do Laboratório Nacional de Tecnologia da Energia, Oregon, EUA) descobriram uma forma inovadora de transformar o dióxido de carbono da atmosfera num material de alto valor para utilização em produtos relacionados com o armazenamento de energia.

Foi desenvolvida uma reação química que utiliza dióxido de carbono e resulta em grafeno nanoporoso, com uma enorme área de superficial. Os pesquisadores dizem que esse método é rápido e de baixo custo, e que o material final apresenta elevada condutividade e densidade. Tais características são essenciais para sua utilização em supercapacitores, até mesmo a nível comercial.

"Há outras maneiras de fabricar grafeno nanoporoso, mas esta abordagem é mais rápida, tem pouco impacto ambiental e custa menos", disse Xiulei (David) Ji, professor assistente de química da Universidade de Oregon e principal autor do estudo.

Grafeno nanoporoso

Créditos: Azonano

"A maioria dos supercapacitores de carbono comercial atualmente usam carvão ativo como eletrodos, mas a sua condutividade elétrica é muito baixo", disse Ji. "Queremos que o armazenamento de energia seja rápido e liberação que entregue mais potência, e para isto, o grafeno nanoporoso por ser mais condutor vai funcionar muito melhor. Isso resolve um grande problema na construção de supercapacitores mais potentes ".

Materiais de carbono nanoporosos também podem adsorver gases poluentes, funcionam como filtros ambientais, ou podem ser utilizados no tratamento de água. Os usos destes materiais estão aumentando constantemente. Com este processo os custos baixaram muito o que abre reais possibilidades de uso comercial.

Oregon State University (Tradução - OLA).