Nanopartículas orgânicas produzidas por processo contínuo.

Uma técnica de produção "de forma contínua" de nanopartículas orgânicas ou organometálicas foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Nanomateriais para Sistemas sob Condições Críticas do Instituto franco-alemão Saint Louis (CNRS/Universidade de Estrasburgo), na França. Tal desenvolvimento permitirá, por exemplo, produzir nanomedicamentos em escala industrial.

A técnica empregada consiste na cristalização em processo contínuo por nebulização e evaporação "ultrarápida" dos solventes que contém as espécies químicas que serão nano-co-cristalizadas. Estas espécies estão contidas numa solução que é mantida a uma pressão de 40bar sendo, em seguida, aquecida entre 140 e 160 graus. Esta mesma solução é, então, expandida através de um cone de bico oco em uma câmara onde temos um vácuo primário de 5 mbar. A diferença de pressão e a queda de temperatura provocadas pelas operações precedentes provocam a evaporação do solvente e a cristalização dos produtos na forma de nanopartículas. Com este procedimento, os pesquisadores, por exemplo, conseguiram produzir nanocompostos modelos à base de cafeína-co-cristalizada com ácido oxálico e ácido glutárico. O tamanho destas partículas varia de 40 a 150 nanômetros.

Representação esquemática do procedimento de nano-co-cristalização.

Créditos: CNRS

Os resultados mostraram que é possível produzir nanocristais em escala industrial. A técnica de produção, por processo contínuo, poderá ser aplicada a outras áreas, notadamente para a produção de cristais ferroelétricos ou filtros ópticos.

Inustrie & Technologie (Tradução - OLA).