O maior polo de ciência da América Latina.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou documento que dá a largada à gestão do Parque Tecnológico do Estado situado no distrito de Jaguaré, Zona Oeste da Capital. O local foi idealizado para aglutinar áreas de excelência como saúde, nanotecnologia, novos fármacos, tecnologia da informação e comunicação, pesquisa e desenvolvimento em acessibilidade, e usabilidade e comunicabilidade para pessoas com deficiência, entre outras. Será criado conselho estratégico para a gestão do parque, formado por representantes da USP (Universidade de São Paulo), do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A área total do complexo é superior a 200 mil metros quadrados e envolve terrenos do IPT, da USP e do Estado. Ali foi construído o prédio do núcleo, com investimento inicial de R$ 18 milhões em obras e equipamentos.

Parque Tecnológico do Estado: São Paulo retoma sua vocação!

Créditos: FAPESP

A meta é formar nesse ponto o maior polo de ciência, tecnologia e inovação da América Latina, uma vez que o parque terá no seu entorno a USP e o IPT. Além dos ambientes para abrigar empresas, centros de inovação, laboratórios de pesquisa, escritórios de financiadoras de projetos, serviços de administração e apoio, o local terá ainda espaços para eventos, com auditórios e locais para exposições.

Altíssima tecnologia

O prédio já está em condições de receber os empreendedores. O próximo passo é selecionar as empresas. "É ambiente com grande densidade de pesquisadores, tecnólogos e institutos voltados à tecnologia, todos formando ecossistema de condições extremamente favoráveis. São Paulo precisa pensar grande porque dispomos de todos os insumos para chegarmos a estado de altíssima tecnologia", diz o presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Celso Lafer. O subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Cintra, cita como paradigma o polo industrial da Califórnia (nos Estados Unidos), que concentra empresas de tecnologia da informação. "Trata-se de empreendimento à altura da vocação de São Paulo para a inovação", diz Alckmin.

"Aceleradora" de empresas

Nesta semana foi assinado também protocolo de intenções com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia para instalação no Parque Tecnológico do Estado de aceleração de empresas - tipo de incubadora com metodologia mais estruturada e baseada na geração de capital de risco.

DGABC.