Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Universidade cria primeiro observatório de nanopartículas.

"A grande missão do recém-criado Observatório de Nanopartículas da Universidade de Coimbra, o primeiro do país", é "identificar os diferentes tipos de nanopartículas existentes e avaliar os seus efeitos na saúde humana e nos ecossistemas, visando a proteção do trabalhador e das populações em geral", afirma a UC, em recentemente divulgada.

Com um investimento de "perto de um milhão de euros", suportado por fundos comunitários, através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), e por receitas próprias, o observatório possui "equipamento e tecnologia de última geração", salienta a instituição.

A nova estrutura dispõe de "um aparelho capaz de detetar, captar e quantificar os diversos tipos de nanopartículas suspensas no ar para as quais o pulmão não funciona como filtro, entrando diretamente na corrente sanguínea", exemplifica a mesma nota.

"As nanopartículas estão presentes em ambientes insuspeitos, onde não há manipulação direta de nanopartículas, consequência apenas de processos industriais convencionais", alerta a UC.



Nanopartículas tem agora um observatório.

Créditos: LQES


O observatório é constituído por uma equipa multidisciplinar, reunindo "oito investigadores doutorados" em áreas como engenharia, farmácia, medicina e bioquímica, entre outras.

Aqueles especialistas "já promovem ações junto de indústrias de todo o país, especialmente metalomecânicas, para obter o que se pode denominar de 'ciclo completo das nanopartículas', isto é, desde a identificação, quantificação e caracterização, até ao impacto que têm na saúde humana e nos ecossistemas", explica Teresa Vieira, coordenadora do Observatório.

Os trabalhadores, tanto de indústrias ditas convencionais como inovadoras (nanotecnologias), estão expostos a "nuvens" deste tipo de partículas.

As nanopartículas "habitam em todo o lado, são silenciosas e muito invasivas, desconhecendo-se os malefícios que podem provocar", sublinha Teresa Vieira, que também é professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia e responsável pelo Grupo de Nanomateriais e Microfabricação do Centro de Engenharia Mecânica da UC.

"Sem alarmismos" e para "evitar danos", é "essencial obter essa informação para permitir a adoção de medidas de prevenção, monitorização e controle", através, por exemplo, do desenvolvimento de "sensores de alerta e nanofiltros", sublinha a especialista.

"É consensual a urgência em obter competências e informação sobre estas partículas invisíveis", observa Teresa Vieira.

Com a informação obtida nos estudos em curso, o Observatório da Nanopartículas - que "também acolhe investigadores de outras universidades do país" - projeta publicar um "prontuário das nanopartículas", para "apoiar novos estudos e, considerando a ausência de legislação na matéria, contribuir para a definição de limites legais de níveis de nanopartículas presentes na indústria e no ambiente".

DN Ciência, Agência LUSA.


Assuntos Conexos:
Hot Temas - Nanopartículas.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco