Nova técnica de produção de fibras de carbono.

As fibras de carbono são cada vez mais utilizadas na indústria em setores como automobilístico, aeronáutico ou de lazer. Contudo, segundo as estimativas da Univeridade de Fribourg-en-Brisgau (Alemanha), 80% da produção atual de fibras de carbono é baseada no uso da poliacrilonitrila (PAN), particularmente adaptada para a produção industrial, apesar dos custos elevados.

No Projeto Carboprec ("Renewable Source Nanostructured Precursor for Carbon Fibers"), os pesquisadores acabam de desenvolver novas matérias-primas para a produção de fibra de carbono. O objetivo é desenvolver também novas técnicas de fabricação. A lignina e a celulose, produzidas naturalmente pelas plantas, são vistas como as soluções mais promissoras. Afim de obter propriedades mecânicas equivalentes, as matérias-primas são reforçadas com nanotubos de carbono. O objetivo é determinar quais são as condições, os processos e as soluções que permitam substituir a PAN.

Lignina (marrom) e celulose (branco).

Créditos: Ricarda Böhm

A Universidade de Fribourg faz parte do projeto que tem financiamento de 670.000 euros (mais de 2 milhões de reais). A pesquisadora Marie-Pierre Laborie dirige o projeto junto ao Centro de Pesquisa de Materiais de Fribourg (FMF). O grupo de trabalho da universidade pesquisa formas de encontrar as melhores condições para realizar a mistura das matérias-primas com os nanotubos. Serão testados diferentes tipos de celulose e lignina, como também, será realizado o estudo das características e desempenhos destes materiais, particularmente sua capacidade de formar uma mistura homogênea com os nanotubos. Os pesquisadores querem, assim, determinar as grandes linhas que possam levar à fabricação de fibras contendo características otimizadas.

O projeto recebeu financiamento para os próximos quatro anos através do 7º Programa-Quadro Europeu de Apoio à Pesquisa. 14 parceiros acadêmicos e da indústria de oito países diferentes (inclusive a Rússia) participam do projeto. Destaca-se, ainda, que o projeto é coordenado pela empresa francesa Arkema e tem a participação do grupo Renault.

BE (Tradução - OLA).