Nova geração de sistemas fotovoltaicos à base de grafeno.

O grafeno é o material mais fino, mais sólido e mais condutor do mundo: sua descoberta permitiu criar uma nova família de materiais similares. Empilhando-se materiais com um átomo de espessura, entre duas camadas de grafenos, formam-se materiais heterogêneos multicamadas, que apresentam novas propriedades. As características destes materiais podem variar, de condutores a isolantes, assim como, de transparentes a opacos.

A equipe de cientistas da Universidade Nacional de Singapura (NUS) e da Universidade de Manchester conseguiu identificar a combinação ideal de materiais, em duas dimensões, chamada Transition Metal DiChalcogenide (TMDC), isto é: dicalcogeneto de metal de transição, que é um material transparente e condutor. Juntos, estes últimos formam um sistema fotovoltaico de grande desempenho, como destacou o Professor Antonio Castro Neto, diretor do Graphene Research Centre, da NUS, e coautor da publicação científica.

"Sandwich high tech", atomicamente fino, feito de vários nanomateriais, incluindo o grafeno, que tem potencial para revolucionar dispositivos fotovoltaicos, como células solares e fotossensores.

Créditos: Science/AAAS.

O Dr. Liam Britnell, da Universidade de Manchester, autor principal e ligado ao centro de pesquisa sobre o grafeno, declarou: "A rapidez com a qual passamos da ideia de tal estrutura heterogênea fotossensível à um sistema capaz de funcionar foi impressionante. Isto aconteceu quase que desde o início e, mesmo as estruturas menos promissoras, mostraram características bastante respeitáveis."

Estes novos sistemas poderiam potencialmente ser usados como fotodetetores ultrassensíveis ou células fotovoltaicas muito eficientes, o que abre cenários muito atraentes. Isto permitiria, por exemplo, construir edifícios autossuficientes, graças à energia elétrica solar absorvida por suas paredes, energia que poderia ser utilizada para modificar a transparência e a refletividade das janelas e dos equipamentos, em resposta às variações de temperatura e de luminosidade.

Newsshub (Tradução- MIA).

Assuntos Conexos: