Pesquisadores britânicos desenvolvem dispositivo fotoelétrico inteligente e transparente.

O dispositivo, que foi detalhado na última edição do periódico ACS Nano, explora as propriedades únicas do grafeno, o material condutor mais fino da Terra, e o grafExeter, o melhor condutor transparente à temperatura ambiente conhecido até hoje.

Dispositivo, mostrado no painel (a); materiais utilizados, apresentados no painel (b).

Créditos: ACS Nano.

Segundo os pesquisadores, esse novo dispositivo é extremamente leve e tem apenas alguns átomos de espessura. Quando combinado com a flexibilidade de seus constituintes a base de grafeno, pode ser facilmente incorporado a roupas. O resultado poderia ser o desenvolvimento de tecidos fotovoltaicos capazes de transformar camisas e calças em painéis solares que carregam smartphones e outros dispositivos eletrônicos durante o uso dessas roupas.

Segundo o depoimento de Saverio Russo, físico e professor na universidade britânica, "Esse novo dispositivo eletrônico, fotossensível, flexível e transparente, usa grafeno e "grafExeter", para converter luz em sinais elétricos, com eficiência comparável à de dispositivos opacos baseados em grafeno e metais".

"Nós estamos apenas começando a explorar as interfaces entre diferentes materiais numa escala tão pequena e, como mostra essa pesquisa, estamos revelando propriedades únicas, nunca antes observadas." Ele complementa: "Quem sabe que surpresas estamos prestes a descobrir?"

O que diferencia o dispositivo fotossensível desenvolvido na Universidade de Exeter dos outros tipos de eletrônicos inteligentes é que ele não contém metais. Tipicamente, nanoestruturas metálicas incorporadas em materiais inteligentes os impedem de ser completamente transparentes, mas a ausência dessas nanoestruturas no dispositivo desenvolvido acaba com tal problema.

Além disso, o dispositivo é capaz de detectar luz em todo o espectro visível, tornando-se tão eficiente em captar a luz como qualquer outro dispositivo fotoelétrico opaco desenvolvido recentemente.

O trabalho da equipe de Russo foi financiado pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC), uma organização que financia pesquisas nas áreas de engenharia e ciências físicas.

RedOrbit Staff & Wire Reports (Tradução - AGS).

Nota do Scientific Editor - O trabalho que deu origem a esta notícia "All-Graphene Photodetectors", de autoria de Freddie Withers, Thomas Hardisty Bointon, Monica Felicia Craciun e Saverio Russo foi publicado on-line na revista ACS Nano, podendo ser acessado (para os que tem assinatura), através do link http://dx.doi.org/10.1021/nn4005704.