Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Pesquisadores britânicos desenvolvem dispositivo fotoelétrico inteligente e transparente.

O dispositivo, que foi detalhado na última edição do periódico ACS Nano, explora as propriedades únicas do grafeno, o material condutor mais fino da Terra, e o grafExeter, o melhor condutor transparente à temperatura ambiente conhecido até hoje.



Dispositivo, mostrado no painel (a); materiais utilizados, apresentados no painel (b).


Créditos: ACS Nano.

Segundo os pesquisadores, esse novo dispositivo é extremamente leve e tem apenas alguns átomos de espessura. Quando combinado com a flexibilidade de seus constituintes a base de grafeno, pode ser facilmente incorporado a roupas. O resultado poderia ser o desenvolvimento de tecidos fotovoltaicos capazes de transformar camisas e calças em painéis solares que carregam smartphones e outros dispositivos eletrônicos durante o uso dessas roupas.

Segundo o depoimento de Saverio Russo, físico e professor na universidade britânica, "Esse novo dispositivo eletrônico, fotossensível, flexível e transparente, usa grafeno e "grafExeter", para converter luz em sinais elétricos, com eficiência comparável à de dispositivos opacos baseados em grafeno e metais".

"Nós estamos apenas começando a explorar as interfaces entre diferentes materiais numa escala tão pequena e, como mostra essa pesquisa, estamos revelando propriedades únicas, nunca antes observadas." Ele complementa: "Quem sabe que surpresas estamos prestes a descobrir?"

O que diferencia o dispositivo fotossensível desenvolvido na Universidade de Exeter dos outros tipos de eletrônicos inteligentes é que ele não contém metais. Tipicamente, nanoestruturas metálicas incorporadas em materiais inteligentes os impedem de ser completamente transparentes, mas a ausência dessas nanoestruturas no dispositivo desenvolvido acaba com tal problema.

Além disso, o dispositivo é capaz de detectar luz em todo o espectro visível, tornando-se tão eficiente em captar a luz como qualquer outro dispositivo fotoelétrico opaco desenvolvido recentemente.

O trabalho da equipe de Russo foi financiado pelo Conselho de Pesquisa em Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC), uma organização que financia pesquisas nas áreas de engenharia e ciências físicas.

RedOrbit Staff & Wire Reports (Tradução - AGS).


Nota do Scientific Editor - O trabalho que deu origem a esta notícia "All-Graphene Photodetectors", de autoria de Freddie Withers, Thomas Hardisty Bointon, Monica Felicia Craciun e Saverio Russo foi publicado on-line na revista ACS Nano, podendo ser acessado (para os que tem assinatura), através do link http://dx.doi.org/10.1021/nn4005704.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco