Teste de fibra óptica do CPqD-Telebras atinge velocidade de 2 terabits/segundo.

O projeto 100 GETH (Gigabit Ethernet), desenvolvido pelo CPqD-Telebras, alcançou a velocidade de 2Tb/s, durante transmissão experimental realizada entre Campinas e São Paulo. "Isso é uma velocidade extremamente alta para uma única fibra", lembra Cláudio Violato, vice-presidente de tecnologia do CPqD.

Fibras ópticas entrando na era terabits!

Créditos: IPNEWS.

O sucesso dos testes empolgou o setor. "Há 35 anos não imaginávamos que iríamos ficar até hoje com o sistema atual, um sistema de liga e desliga, o mais primitivo que existe", afirma Antonio Carlos Bordeaux, consultor do CPqD na área de informática. "O resultado demonstra o domínio que nós temos da tecnologia, fundamental para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL)". A velocidade da internet é ainda um problema no Brasil, que tem uma média de 100 Gb/s disponível atualmente. O PNBL pretende levar internet com maior qualidade e menor preço a todo o Brasil.

Testes feitos anteriormente no mesmo laboratório alcançaram a velocidade de 1Tb/s, já se tornando a maior velocidade alcançada no Brasil. Agora, o novo marco é festejado inclusive no Ministério das Comunicações. "A tecnologia de fibras ópticas nos coloca em condição de vanguarda no mundo, em termos de capacidade de transmissão com boa qualidade e em grande volume.

O Brasil terá desenvolvimento de ponta das telecomunicações nos próximos anos", comemora o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "E para nós é muito bom sermos parceiros do CPqD, pois esse laboratório continua sendo a jóia da coroa nessa área, para o Brasil", completa. O projeto tem apoio do FUNTTEL (Fundo Nacional para o Desenvolvimento das Telecomunicações), do Ministério das Comunicações e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

IPNews.

Assuntos Conexos:

Transmissão óptica: quebrado mais um recorde!