Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Comitê Interministerial de Nanotecnologia.

Dando continuidade às iniciativas para impulsionar o setor, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou, em 31 de outubro de 2012, a 1ª Reunião do Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN). Criado pela Portaria 510, de 10 de julho, o grupo tem por finalidade assessorar os ministérios na integração da gestão, na coordenação e no aprimoramento das políticas, diretrizes e ações voltadas ao desenvolvimento das nanotecnologias no Brasil.

Cabe ao comitê, entre outras atribuições, propor mecanismos de acompanhamento e avaliação de atividades na área, bem como formular recomendações de planos, programas, metas, ações e projetos integrados para a consolidação e a evolução das nanotecnologias no Brasil, indicando potenciais fontes de financiamento e os recursos necessários para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Na abertura do encontro - que discutiu questões relacionadas a recursos, regulação, resultado de editais, entraves e tendências para o setor - o ministro Marco Antonio Raupp explanou sobre a política do ministério para os próximos anos. Ele ressaltou que a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) inclui a nanotecnologia, como "área portadora de futuro" entre os programas estratégicos, fundamental para a promoção da inovação no país.



Reunião do Comitê Interministerial de Nanotecnologia, Brasília, 31 de outubro de 2012.

Créditos: Augusto Coelho/Ascom do MCTI.


"Não estamos reinventando a roda, mas reconhecendo a importância da área", afirmou o titular do MCTI. "O comitê vai nos ajudar no planejamento e acompanhamento das atividades na área. Temos a responsabilidade de organizar isso muito bem, de ter atividade crítica de olhar o futuro e atitude de não apenas distribuir recursos, mas de renovar", disse o ministro aos integrantes do grupo.


Integração

O secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, presidiu a reunião. Ele relembrou a trajetória de esforços para integrar as atividades no segmento, que começou a ser articulada por meio de iniciativas com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, organização social supervisionada pelo MCTI) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

"Temos dificuldades muito grandes de acompanhar o que está acontecendo e sobre o conhecimento existente na área. Temos que integrar tudo isso", reforçou. "O comitê é um espaço plural que atende a uma antiga reivindicação do setor", acrescentou Fazzio.

O CIN é integrado por um representante e um suplente dos seguintes ministérios: da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela sua coordenação; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); da Defesa (MD); do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); da Educação (MEC); do Meio Ambiente (MMA); de Minas e Energia (MME); e da Saúde (MS).

Além de representantes dos ministérios integrantes, participaram da reunião o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flavio Plentz, e representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), do Ministério de Relações Exteriores (MRE), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/MDIC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), do CGEE e da ABDI, entre outros.


Interlocução internacional

"Essa iniciativa é fundamental para a evolução da colaboração e da articulação na agenda do governo servindo como interlocutora internacional nesta área", comentou a coordenadora de Inovação da ABDI, Rosane Marques. Para o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do MRE, Ademar Seabra, a iniciativa será útil para conhecer as demandas e os esforços do setor no Brasil e associá-los a outras iniciativas no exterior.

"Ajudar na transferência de conhecimento e de tecnologia e também para fazer ponte do setor produtivo brasileiro com as empresas estrangeiras que atuam nesta área", explicou. "Para aprendermos melhor sobre a questão da regulação da nanotecnologia com outros países e procurar alinhar as nossas políticas com a de outros países."

"É importante porque une esforços de vários ministérios para poder alavancar uma tecnologia que é importante para o país. Sabemos de ações que existem de outras pastas que podem ser integradas para otimizar os recursos e multiplicar os resultados", comentou, ainda, o chefe-geral da Embrapa Instrumentação e representante do Mapa, Luiz Henrique Mattoso.

Para o diretor de tecnologias inovadoras da Secretaria de Inovação do MDIC (órgão que coordena o Fórum de Competitividade em Nanotecnologia), João Lanari, a criação do comitê interministerial é um marco e representa um salto extraordinário para o segmento. "Finalmente, deu para a nanotecnologia um instrumento institucional para atuar com governo federal como um todo e propor ações", avaliou.

MCTI.


Nota do Manager Editor - Esta matéria, de autoria de Denise Coelho - Ascom do MCTI, foi primeiramente veiculada no site do MCTI, em 01 de outubro de 2012.


Assuntos Conexos:

Comitê Interministerial de Nanotecnologias - CIN.

Governo brasileiro cria sistema para integrar pesquisas em nanotecnologia.

MCTI seleciona laboratórios para integrar sistema de nanotecnologia.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco