Circuitos eletrônicos solúveis em contato com água.

Pesquisadores demonstraram o conceito de um dispositivo implantado em um animal. Pela primeira vez, a obsolescência programada parece estar em sintonia com o meio ambiente. Uma equipe de pesquisa internacional, composta por cientistas americanos, sul-coreanos e chineses, desenvolveu circuitos eletrônicos solúveis em água.

Os materiais empregados por Suk-Won Hwang, da Universidade de Illinois (EUA), e seus colaboradores "seda animal, silício poroso e magnésio para os eletrodos "são todos biodegradáveis.

Os pesquisadores montaram um primeiro sistema, que implantaram em feridas cirúrgicas de ratos. Sua função era "entregar" um composto antibacteriano para inibir a infecção. Antes da implantação, os pesquisadores programaram o dispositivo para que se degradasse além de um certo limiar de exposição aos líquidos biológicos.

Circuito integrado biodegradável dissolve em água.

Créditos: Beckman Institute/University of Illinois e Tufts University.

Após três semanas, os pesquisadores constataram a assimilação quase total do implante e um recuo da síndrome infecciosa. As oportunidades trazidas por estes circuitos integrados biodegradáveis dizem respeito tanto à saúde "para tratar feridas cirúrgicas ou estimular a reparação óssea", quanto à indústria eletrônica como um todo. De fato, os inventores dizem poder programar a "morte" de seus componentes, através de diferentes modos: temperatura, pH ou ainda radiações.

Industrie et Technologie (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "A physically transient form of silicon electronics", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Suk-Won Hwang, Hu Tao, Dae-Hyeong Kim, Huanyu Cheng, Jun-Kyul Song, Elliott Rill, Mark A. Brenckle, Bruce Panilaitis, Sang Min Won, Yun-Soung Kim, Young Min Song, Ki Jun Yu, Abid Ameen, Rui Li, Yewang Su, Miaomiao Yang, David L. Kaplan,Mitchell R. Zakin, Marvin J. Slepian, Yonggang Huang, Fiorenzo G. Omenetto e John A. Rogers, tendo sido publicado na revista Science, volume 337, número 6102, págs. 1640-1644 ( 2012), DOI: 10.1126/science.1226325.